Regras gerais para cabos e mangueiras em esteiras porta cabos igus® – igus Blog Brasil

Regras gerais para cabos e mangueiras em esteiras porta cabos igus®

Miriam Araldi | 11th maio 2022

A principal vantagem dos nossos sistemas de esteira porta cabos é que eles podem acomodar com segurança uma ampla variedade de formas de cabos de diferentes mídias e dados em um único sistema. Você pode misturar mangueiras pneumáticas, cabos elétricos e sistemas hidráulicos em um mesmo compartimento. Além da qualidade dos cabos utilizados, a disposição de cada cabo dentro da esteira porta cabos e o espaço permitido são importantes para a vida útil do sistema. Várias opções de separação permitem que as esteiras porta cabos sejam adaptadas aos requisitos específicos de cada aplicação. Esta seção fornece recomendações detalhadas.

Os cabos elétricos exigem pelo menos 10% de espaço livre ao redor e as mangueiras hidráulicas exigem 20%.

Instruções para separação do interior da esteira porta cabos:

Confira aqui os tipos de separadores.

Cabos e mangueiras com diâmetros muito diferentes devem ser colocados separadamente. Os separadores são usados para isso. Cabos e mangueiras não devem, sob nenhuma circunstância, ter a oportunidade de se enredar. Portanto, a altura de folga de um compartimento com vários cabos ou mangueiras semelhantes próximos um do outro não deve ser superior a uma vez e meia o diâmetro do cabo/mangueira.
O peso do cabo ou da mangueira deve ser distribuído simetricamente ao longo da largura da esteira porta cabos. Cabos e mangueiras com diferentes materiais de revestimento externo não devem ficar juntos. Eles podem precisar ser colocados separadamente.

Os cabos e mangueiras devem ser colocados de forma que possam se mover livremente o tempo todo e para que nenhuma força de tração seja exercida na esteira porta cabos no raio. Para aplicações de alta velocidade e números de ciclos de carga elevados, os cabos ou mangueiras não devem ser colocados em cima uns dos outros sem um separador horizontal. Os valores padrão para isso são: velocidade de curso superior a 0,5 m/s e ciclos de carga superiores a 10.000 p.a. A separação interna igus oferece uma solução segura para esses casos.

Confira as opções de preenchimento:

Regras de preenchimento | Instalação e alívio de tensão para cabos elétricos redondos

Para cabos elétricos, o cabo redondo é uma solução segura, modular e econômica para sistemas de esteira porta cabos.

1) Os cabos devem ser colocados retos, sem torcer. Os cabos não devem ser desenrolados da parte superior do e-spool. Nossos cabos elétricos chainflex estão imediatamente prontos para serem colocados diretamente na esteira porta cabos. Eles não precisam ser desconectados ou dispostos antes da instalação.
2) separadores internos igus são necessários se vários cabos elétricos e/ou mangueiras com diâmetros variados forem inseridos. É importante evitar que cabos elétricos e mangueiras se enrolem.
3) Cabos elétricos e mangueiras com diferentes materiais de revestimento não devem ficar juntos. Eles podem precisar ser separados. Cabos elétricos igus chainflex de todas as séries podem ser combinados.

Regras de preenchimento | Mangueiras pneumáticas

Em princípio, as regras para cabos redondos também se aplicam às mangueiras pneumáticas. Após consulta, eles podem ser colocados juntos mais de perto do que a regra de liberação de 10% permite. Isso requer alívio de tensão de dupla face. Para mangueiras pneumáticas feitas de borracha, recomendamos que a regra de folga de 10% seja rigorosamente seguida porque essas mangueiras tendem a grudar umas nas outras e em outros cabos e mangueiras.


Regras de preenchimento | Cabos planos

É especialmente importante que os cabos planos se movam livremente no raio de curvatura. Dois cabos planos adjacentes devem ser mantidos separados com separadores. Se dois cabos planos forem colocados um sobre o outro, recomendamos a separação interna horizontal. Os cabos planos e redondos devem ser colocados separadamente na esteira porta cabos. Deve haver alívio de tensão nas duas extremidades. Os cabos planos são recomendados apenas de forma limitada para uso em esteiras porta cabos.

Regras de preenchimento | Mangueiras hidráulicas

Recomendamos esteiras porta cabos com travessas a cada elo para distribuir a força das mangueiras por mais travessas. Espaço suficiente deve ser deixado (20% de folga). É importante que as mangueiras selecionadas sejam suficientemente flexíveis (elas devem dobrar no raio especificado). A superfície das mangueiras também deve ser resistente à abrasão e capaz de deslizar. Os elementos de separação interna da igus minimizam a abrasão da mangueira com suas superfícies de contato largas, lisas e arredondadas.

Várias opções de separação permitem que as esteiras porta cabos sejam adaptadas aos requisitos específicos de cada aplicação. Esta seção fornece recomendações detalhadas.

Saiba mais em: https://www.igus.com.br/info/esteiras-porta-cabos

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.