Redução de custos na indústria de válvulas e bombas – igus Blog Brasil

Redução de custos na indústria de válvulas e bombas

Miriam Araldi | 16th abril 2021

A função de bombeamento e da transferência de fluídos se encontra presente em diversos ramos industriais. Para realizar a transferência dos fluídos de um reservatório para o transporte, controlar sua vazão e bloquear de forma segura e eficiente quando necessário são funções das bombas e válvulas industriais.

Muitos fabricantes tem adotado buchas e mancais em polímero de alto desempenho ao invés das soluções metálicas tradicionais. De movimentos lineares até aplicações rotativas, eles proporcionam uma alta abrasão por desgaste, resistência a produtos químicos e à temperatura, além de serem livres de manutenção em operações secas. Seja em bombas peristálticas, bombas de membrana, válvulas de retenção, bombas submersíveis e atuadores, além da melhoria técnica que essa mudança trás para esses produtos, os argumentos de venda também são melhorados, uma vez que a manutenção desses equipamentos passa a ser muito mais baixa e a isenção de lubrificação é um grande diferencial!

Exemplo de aplicação:

A válvula de corte permite o fechamento e abertura controlada de aberturas de fluxo ou dutos e regula o fluxo de fluídos em instalações de gás e líquido. As válvulas podem ser operadas manualmente ou com motor. Ao contrário das válvulas de esfera, a válvula de corte não foi projetada para interromper o fluxo com um único movimento da mão, mas para “estrangulá-lo” continuamente, girando o fuso de avanço várias vezes.  

Os materiais iglidur® não apenas ajudam a ter uma montagem e estrutura completamente livre de lubrificação, mas também são caracterizados pelas melhores propriedades de deslizamento e sua resistência química, podendo operar em contato com líquidos e agentes químicos sem problema algum. A tecnologia de fuso de avanço dryspin® garante abertura e fechamento lento da válvula.

Para mais informações acesse: https://www.igus.com.br/info/industria-tecnologia-de-fluidos

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.