Para que serve um cabo de encoder? E quando utilizar?

Rebeca Tarragô | 26th julho 2019

Os cabos industriais são responsáveis pelas conectividade em máquinas e equipamentos na indústria, seja para o fornecimento de dados ou eletricidade existe um cabo específico e ideal para cada função e é de suma importância entender o funcionamento deles.

Encoders são sensores ou codificadores de movimento que geram um sinal digital em resposta ao movimento, fornecendo informações como velocidade, posição e direção. Eles podem ser lineares ou rotativos e desempenham um papel importante em linhas de produção.

Na automação industrial, encoder rotativo é um dispositivo eletromecânico que conta ou reproduz pulsos elétricos a partir do movimento rotacional de seu eixo, assim sabendo exatamente onde o equipamento por ele movimentado está. Para que esse encoder consiga transmitir essa informação com qualidade, para um CLP por exemplo, necessitará de um cabo de encoder à altura.

Alguns exemplos de aplicação desses cabos são: em portas automáticas, na robótica, em esteiras, em tornos CNC, máquinas de embalagem e rotulagem, máquinas na indústria alimentícia como misturadoras ou engarrafadoras, equipamentos médicos, elevadores, turbinas eólicas e muitas outras!

Quando o assunto são cabos de encoder, o quesito qualidade é importantíssimo. Eles devem atender requisitos como alta flexibilidade, raios de curvaturas variados, poder operar em diversas temperaturas e resistir aos mais variados ambientes industriais.

A igus® é especialista em cabos para movimentação e temos 6 famílias de cabos de encoder, com até 32 configurações por família, sempre buscando a alternativa mais econômica que atenda a necessidade de nossos clientes, capas em PVC, PUR, TPE e outras.

Entre em contato conosco que teremos o prazer em lhe auxiliar na especificação de um de nossos cabos.

Saiba mais em: https://www.igus.com.br/chainflex/unharnessed-cable

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.