Os lubrificantes são realmente necessários para ajustes de formato em máquinas de embalagem?
Nayara Espinaci | 17th junho 2022
A maioria das máquinas de embalagem tem vários ajustes de formato. Eles geralmente utilizam porcas trapezoidais e um fuso de avanço correspondente. Muitos ajustes de formato também ainda são construídos usando porcas de metal como bronze ou aço. Para funcionar sem problemas, esses projetos precisam de muita lubrificação. Os ambientes sujos observados nas aplicações de embalagem significam que são necessárias relubrificação e manutenção regulares.
Um ajuste de formato não funcional que paralisa toda a linha de produção é um pesadelo que muitas pessoas conhecem – ou temem – porque, como todos sabemos, tempo de inatividade é dinheiro. Você quer se concentrar em áreas mais importantes de produção, e não na manutenção e lubrificação de porcas de metal. Talvez você queira dispensar totalmente a lubrificação de ajuste de formato e aumentar a confiabilidade operacional do seu sistema por completo?
Ajustes de formato autolubrificantes
Então, há apenas uma alternativa: ajustes de formato autolubrificantes em máquinas de embalagem. Para eliminar a lubrificação, a igus® usa porcas de fuso feitas de polímero de alto desempenho. As porcas de polímero têm muitas vantagens sobre os fusos de esferas convencionais. Eles são projetados especificamente para operação a seco e lubrificantes sólidos foram incorporados aos materiais. Esses polímeros de alto desempenho são autolubrificantes, portanto, não há necessidade de lubrificar as porcas do fuso. Isso evita que sujeira, como fibra de papel de caixas ou materiais corrugados, adira a eles, entre no sistema e acelere o desgaste.
A imagem abaixo mostra uma máquina na qual os fusos de avanço da igus® são usados para controlar o ajuste do formato horizontal para a largura da pista. O design mostra como os fusos de avanço da igus® podem ser usados independentemente ou em combinação com um sistema de guia linear, como nossos produtos drylin®. Enquanto a imagem abaixo mostra uma versão totalmente automatizada controlada e sincronizada com servomotores, as porcas da igus® também podem ser simplesmente integradas em aplicações movidas à mão onde um volante é usado.
Se as porcas metálicas não puderem ser mantidas ou relubrificadas, o fuso de avanço se desgastará até que a aplicação emperre. As porcas de polímero dryspin® são livres de manutenção durante toda a sua vida útil. Esta é uma vantagem crítica para áreas de difícil acesso que muitas vezes podem ser negligenciadas quando chega a hora de programar a manutenção. A resistência à corrosão e, para alguns materiais, a resistência química, são necessárias para que as porcas funcionem sem problemas, mesmo em áreas que são limpas frequente e agressivamente.
As porcas de fuso de avanço estão disponíveis em vários materiais para uma ampla gama de áreas de aplicação. Seco ou molhado, temperaturas altas ou baixas, áreas de qualidade alimentar ou sensíveis à higiene – os materiais da igus® podem lidar com praticamente qualquer coisa. A tecnologia do fuso de avanço também está disponível em uma ampla variedade de geometrias, garantindo uma substituição simples de 1:1.
Vida útil de ajuste de formato
Conforme descrito acima, a vida útil do fuso de avanço é um fator crítico para ajustes de formato livres de manutenção em máquinas de embalagem. Como em todos os produtos, a igus® realiza inúmeros testes para determinar a vida útil em uma ampla gama de aplicações. Numerosos testes também foram realizados para vários materiais e geometrias de fusos de avanço e porcas. Para calcular com precisão a vida útil provável da sua aplicação, você pode usar nossa ferramenta online gratuita.
É claro que os lubrificantes podem ser dispensados dentro dos ajustes de formato. A tecnologia de fusos drylin® com suas porcas de fusos de avanço de funcionamento a seco, livres de lubrificação e de manutenção oferece uma alternativa confiável aos fusos de avanço convencionais. A longa vida útil, os diversos materiais e geometrias e a rápida disponibilidade também são vantagens decisivas das porcas de polímero.