O que é uma rol e-chain e quando devo usá-la?

Rebeca Tarragô | 2nd junho 2020

Muitas vezes, quando os clientes estão atualizando os sistemas de gerenciamento de cabos existentes ou comprando equipamentos completamente novos, eles me perguntam: “Qual esteira porta cabos durará mais tempo no meu guindaste ou ponte?” A resposta é simples – rol e-chain® (foto acima). As linhas de produtos da igus® foram desenvolvidas através de anos de serviço confiável e sem manutenção. Acontece que as aplicações dessa linha de esteira porta cabos em STSs, RTGs, RMGs e ASCs apresentam muitos pontos positivos pois foi projetada para operar:

  • Operação 24/7/365
  • Em condições ambientais adversas, como variações drásticas de temperatura sazonal, exposição constante a UV, exposição constante ao ar/mar, clima tropical severo, acúmulo de sujeira e detritos…
  • Em altas velocidades operacionais
  • Com grandes pesos de preenchimento
  • Com uma vida útil estendida

Quando você combina todos os fatores acima e adiciona uma aplicação de longo curso em que a esteira porta cabos desliza sobre si mesma, uma esteira de polímero padrão se desgastaria rapidamente. Nossas rol e-chains® têm um excelente design de elos já encontrado em nossa linha de produtos padrão, porém com um rolamento integrado. A adição de elos de rolamento elimina o movimento deslizante de plástico sobre plástico entre a corrida superior e inferior da esteira porta cabos, convertendo o deslizamento em um movimento de rolagem suave. As forças de atrito são reduzidas em aproximadamente 75% – aumentando consideravelmente a vida útil do sistema.

É um momento impressionante durante a instalação da rol e-chain®, quando uma única pessoa pode pegar a extremidade móvel de uma esteira porta cabos carregada e puxá-la para baixo manualmente pelo sistema de calhas guia. Como exemplo, a rol e-chain P4.1, mostrada à esquerda. Esta esteira porta cabos foi instalada em um guindaste STS e puxada manualmente para o ponto de conexão no trolley. Nada mal para um sistema completo de esteira com um peso de aproximadamente 23 kgs por metro! Isso não apenas se traduz em uma expectativa de vida útil mais longa da esteira, mas também em menor desgaste nos componentes que controlam o movimento do trolley.

Então, depois de ouvir tudo isso, você provavelmente está pensando: “Parece bom, mas com que frequência preciso substituir os rolamentos?” NUNCA. Eles são projetados para sobreviver durante toda a vida da esteira porta cabos. Nunca tivemos que substituir um rolamento desgastado. Os rolamentos apresentam uma bucha vedada em aço inoxidável, lubrificada com graxa para uso marítimo. Dependendo do peso do pacote de preenchimento, da distância de deslocamento, da velocidade e de outros fatores ambientais, a rol e-chains® pode durar de 15.000 a 30.000 horas de carrinho e mais para aplicações em guindastes de contêineres.

Como sua operação pode se beneficiar com a conversão de sistemas festoon ou outras esteiras porta cabos de polímero em uma solução de rol e-chain? Se você quiser saber mais sobre como a esteira rol e-chain® da igus® pode reduzir os custos de manutenção e aumentar a operabilidade do guindaste, entre em contato comigo hoje para agendar uma visita. Para saber mais sobre todo o gerenciamento de cabos da igus® para guindastes de movimentação de contêineres, visite nosso site: https://www.igus.com.br/info/industries-crane-industry.


Rafael Goes
rgoes@igus.com.br
(11) 98397-7930

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.