O que é um 7º eixo para robôs?

Nayara Espinaci | 5th outubro 2021

Um fator limitante de um robô de quatro, cinco ou seis eixos é que ele é estacionário e normalmente parafusado em uma posição fixa para trabalhar dentro de um espaço predefinido. No entanto, adicionar um 7º eixo muda isso!

Um 7º eixo é um sistema de transferência linear para mover robôs ao longo de outro eixo linear (ou 7º). Às vezes chamados de “unidades de transferência de robô” ou “unidades de transferência linear”, esses sistemas permitem que os robôs movam o comprimento de uma guia linear para outras estações de trabalho e células para realizar outras tarefas. Embora pareça muito complicado, este é, na verdade, um conceito simples, conforme mostrado na foto abaixo.

Atuador de correia linear ZLW de 7º eixo igus® drylin® com um braço robótico robolink®

Benefícios de um 7º eixo

O benefício principal de adicionar um 7º eixo a um robô é que a unidade pode ser facilmente transferida para outra célula de trabalho, substituindo a necessidade de robôs adicionais. Isso também permite que o robô seja posicionado fora de uma área de trabalho para requisitos de segurança humana. Outra vantagem de adicionar o novo eixo é que ele dá a um robô menor a possibilidade de realizar as funções de um robô com um braço/alcance maior.

Esses benefícios oferecem uma economia de custos para o usuário final e promovem um retorno mais rápido do investimento.

Exemplos de aplicação

Aplicações como pintura, revestimento, soldagem, paletização, pick-and-place, transporte e instalações de armazenamento/logística, são apenas alguns exemplos de onde um 7º eixo funcionaria bem. Isso ocorre porque esses robôs geralmente são capazes de realizar tarefas que são repetitivas e até mesmo perigosas para os humanos.

Os sistemas do 7º eixo podem ser montados horizontal e verticalmente, dependendo dos requisitos. Eles também podem ser elevados para adicionar segurança, como espaço livre no armazém ou fábrica onde são empregados.

Sistemas menores de 7º eixo podem até mesmo ser montados em um AGV (veículo guiado automatizado) para ainda mais flexibilidade. Isso permite mais espaço para outros processos ou armazenamento abaixo, aumentando o fluxo de trabalho de uma operação e a produtividade geral.

Atuadores lineares para um 7º eixo

Existem vários tipos de sistemas lineares que podem acionar um 7º eixo. Um dos sistemas mais comuns para mover robôs menores, como a UR, são atuadores lineares que dependem de buchas lineares acionadas por correia dentada.

Produtos como 7º eixo drylin® da igus® são baseados em buchas de polímero autolubrificantes, o que os torna ideais para trabalhar em ambientes sujos e elimina a necessidade de lubrificação à base de óleo ou graxa. Como não há lubrificação úmida no sistema, isso também permite que sejam usados ​​em ambientes limpos sensíveis, dependendo dos requisitos.

Outro benefício dos sistemas de 7º eixo é que eles geralmente utilizam trilhos guia de alumínio, tornando-os significativamente mais leves do que os sistemas de rolamento linear de esferas.

Para robôs maiores com cargas altamente em balanço, é recomendado o uso de rolamentos de esferas lineares; embora o preço deles possa ser significativamente maior do que os sistemas de bucha autolubrificantes. Além disso, em aplicações onde há potencial para sujeira/poeira/aparas de metal, deve-se tomar cuidado para evitar que esses detritos entrem nas buchas.

Os motores de passo NEMA são frequentemente usados ​​para alimentar os sistemas do 7º eixo e podem até ser encontrados com os sistemas de controle que permitem que eles sejam totalmente integrados aos próprios controles do robô.

Nós facilitamos

Tudo isso pode parecer muito complicado, mas existem algumas empresas, como a igus®, que integraram seu hardware e elementos de controle para uma montagem fácil e rápida. As placas de montagem são pré-perfuradas para muitos robôs UR e EPSON, e nosso 7º eixo possui uma tampa UR e um stick USB simples e fáceis de instalar, permitindo a programação em 1-2 minutos. Para ver como é fácil montar o 7º eixo da igus® nos controles UR, confira o vídeo abaixo.

Visite nosso site para saber mais sobre o 7º eixo drylin® ZLW.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

#7º eixo #automação #drylin #igus #robôs

Newsletter:

Escolha um tópico agora