O que é o CC-Link?  – igus Blog Brasil

O que é o CC-Link? 

Rebeca Tarragô | 26th julho 2022

Essa abreviatura significa Link de Controle e Comunicações. É um sistema fieldbus desenvolvido pela Mitsubishi em 1996. Esse sistema bus é usado principalmente por sistemas de automação fabricados na Ásia.

Devido à forte demanda dos clientes, a CC-Link foi lançada no mercado em 1999 como uma rede aberta. Provedores terceirizados também puderam desenvolver interfaces para esta finalidade. Além disso, foi fundada uma organização de usuários separada, a CC-Link Partner Association (CLPA), que está constantemente trabalhando no desenvolvimento desse sistema de comunicação bus.

Quais são os tipos de redes CC-Link disponíveis?

No total, existem quatro versões básicas diferentes, que são usadas para diferentes aplicações. Esses incluem:

  • CC-Link padrão, que tem uma taxa de dados de 10 Mbit/s e é baseado em RS-485. Com ele, tanto os dados de controle quanto as informações podem ser transmitidos.
  • A CC-Link/LT tem uma velocidade de transmissão de 2,5Mbps e é uma rede orientada a bits para implementação de atuadores e sensores. Simplifica e minimiza o esforço envolvido na conexão de dispositivos de campo ao armário de distribuição. Isso fornece ao sistema um número fixo de dados, por exemplo, para entradas ou saídas digitais.
  • A segurança CC-Link é baseada no padrão CC-Link. No entanto, essa rede possui um nível adicional com a função de segurança na camada superior do protocolo. Isso permite detectar erros de comunicação que podem levar a um mau funcionamento da função de parada de emergência. Tanto os dispositivos padrão quanto os dispositivos de segurança podem ser conectados aqui. No entanto, um pré-requisito é um módulo mestre de segurança.
  • O CC-Link IE é baseado em Ethernet Industrial e foi projetado para troca de dados contínua em todos os níveis de uma planta de produção. Isso significa que eles são projetados desde o nível de controle mais alto até o nível de produção. A taxa de transmissão de dados é de 1 Gbit/s e, portanto, foi projetada para a troca rápida de grandes quantidades de dados em fábricas e plantas de produção.
CC-Link

Preciso de um cabo especial para a fiação?

Uma vez que existem diferentes versões de comunicações bus, também são utilizados diferentes cabos de bus. O bus CC-Link padrão requer um cabo de três núcleos com seção transversal de 0,5 mm² e uma blindagem geral. Nenhum cabo de dados convencional pode ser usado aqui. É um cabo especialmente construído com uma impedância de onda característica de 110 Ω. A identificação do núcleo é necessária em branco, azul e amarelo.

Aplicativo CFBUS.035 CC-Link
Cabo de bus chainflex certificado CC-Link para aplicação de esteiras porta cabos: CFBUS.035

É diferente com a variante IE Field, pois esta é baseada em Ethernet Industrial. Cabos Ethernet CAT5e convencionais geralmente podem ser usados ​​aqui. Muitos fabricantes de cabos obtêm CLPA para confirmar a adequação dos cabos que produzem. Isso também foi feito pela igus para os cabos CAT5e e CAT6 das séries CFBUS.PVC , CFBUS.PUR , bem como CFBUS e CFBUS.LB. Portanto, esses cabos também estão incluídos no catálogo CLPA-Link .

CC-Link CFBUS.035
Cabo de bus chainflex certificado CC-Link IE para aplicações de esteira porta cabos: CFBUS.045

Áreas de aplicação

Como já mencionado, o CC-Link é usado principalmente na Ásia. Mas também existem aplicações na Europa para transferir tarefas de automação entre os dispositivos em várias máquinas. Na maioria dos casos, no entanto, os cabos PROFINET são usados ​​aqui.

Para este sistema de bus existem cabos para diferentes aplicações. Esses cabos geralmente são instalados permanentemente nas máquinas e instalações. Portanto, cabos com condutores sólidos, assim como vias flexíveis de 7 fios podem ser selecionados aqui.

Para aplicações na esteira porta-cabos, é absolutamente necessário usar cabos com fios trançados finos. Além disso, é necessária uma estrutura de cabos adaptada ao movimento da esteira porta cabos. Só assim é possível garantir a transmissão segura de dados ao longo dos anos. É por isso que os cabos chainflex se estabeleceram especialmente em equipamentos e máquinas como robôs, máquinas de embalagem, máquinas de produção e máquinas-ferramentas.

Conclusão

CC-Link é um sistema de bus usado em todo o mundo, que é oferecido como um sistema de comunicação de fieldbus convencional, mas também como Ethernet. Existem muitas aplicações para esses cabos. Estes podem ser estáticos ou em movimento em esteiras porta cabos

Você está procurando uma solução de cabo confiável para uso em esteiras porta cabos? Você pode encontrar mais informações aqui.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

Newsletter:

Escolha um tópico agora