Você sabe o que é Profinet?

Rebeca Tarragô | 11th dezembro 2019

Muitos de vocês já devem ter ouvido falar no termo “Rede Profinet”. Utilizados por muitas empresas que adotam máquinas e equipamentos em seus processos produtivos. Com a crescente demanda da automação industrial e com a chegada da indústria 4.0 é importante entendermos para o que esse tipo de cabo é utilizado e como surgiram…

O gerente de produto da linha de cabos chainflex, Jones Cansi, nos ajuda a entender melhor. Segundo ele, para isso, primeiro é importante entendermos o que são as redes industriais. As redes industriais tem a função de conectar dispositivos de campo com controladores, por intermédio do envio de dados e informações.

Para que os funcionários que atuam na operação conseguissem acessar os dados em drives ou estações de trabalho e interliga-los com outros departamentos como vendas e gerência, conectando toda a cadeia de suprimentos, foram desenvolvidos os modelos de redes Ethernet Industriais. Hoje em dia são 14 tipos de redes Ethernet Industrial e as redes Profinet são uma delas.

Profinet, nada mais é do que um protocolo com maior quantidade de dados utilizado em equipamentos de controle. Esse tipo de comunicação tem a função de conectar dispositivos de processo, como sensores, atuadores e outros, aos sistemas de controle. É o padrão de comunicação para automação da PROFIBUS & PROFINET International (PI).

O protocolo Profinet consegue suportar uma comunicação mais rápida e com mais largura de banda, entregando a mensagem de forma mais agilizada e melhorada. Os cabos, por sua vez que levam esse tipo de comunicação às centrais de controle, devem suportar abrasão, umidade, mudanças de temperatura, entre outras coisas características de um ambiente fabril. Com os cabos Profinet, aplicações automatizadas envolvidas nos processos de manufatura, controle de movimento isócrono e tecnologia de acionamento, podem ser implementadas facilmente. Para os fabricantes de máquinas e plantas industriais, o uso do Profinet promove redução de custos de instalação e engenharia.

Na indústria cada aplicação tem uma necessidade diferente, porém em todas elas são necessário cabos que tenham uma resposta rápida, em termos de velocidade e que suportem essas condições de ambientes adversos, operando de forma contínua e livre de falhas. A igus conta com uma extensa linha de cabos Profinet, que podem ser empregados em diferentes aplicações.

Confira abaixo algumas delas:

Confira toda a nossa linha em: https://www.igus.com.br/chainflex/unharnessed-cable

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.