Gerenciamento térmico na indústria automotiva – entenda a importância! – igus Blog Brasil

Gerenciamento térmico na indústria automotiva – entenda a importância!

Miriam Araldi | 27th julho 2022

Aquecimento aconchegante no inverno e um ambiente climatizado e fresco no verão – além dessas preocupações cotidianas, o gerenciamento térmico desempenha um papel decisivo na indústria automotiva. Nesse setor, por exemplo, é o motor que atende a diversos cenários. A princípio, ele precisa de um aumento de temperatura o mais rápido possível, enquanto em pleno funcionamento ele se esforça para resfriar o veículo.

Tanto as energias de combustão interna quanto os conceitos alternativos de acionamento perseguem o mesmo objetivo: equilíbrio térmico ideal. Só então o veículo pode se mover com a máxima eficiência. Se o motor e a bateria estiverem sempre refrigerados de forma ideal, a autonomia é otimizada e as emissões são reduzidas. Outra preocupação é aumentar o conforto interior para que seja aquecido no inverno e resfriado no verão.

Pensando nisso, a igus desenvolveu componentes ideias para indústria automotiva e que auxiliam no gerenciamento térmico dos automóveis. Por exemplo, as buchas autolubrificantes iglidur são livres de manutenção e lubrificação no uso e agregam tecnologia à essas aplicações. Eles reduzem custos e avida útil pode ser calculada online, sem custos. 

Exemplos de aplicações:

Bombas de refrigeração e controladores

Buchas autolubrificantes com resistência a misturas de água-glicol e alta velocidade de deslizamento no meio. A bucha H370, tem uma elevada resistência à temperatura, operando tranquilamente de –40 °C a +200 °C, além da vida útil extremamente longa de baixo de água e com elevada resistência.

Buchas autolubrificantes resistentes a meios com vantagem de custo em relação as buchas metálicas. A linha de material iglidur H4, também é referência na indústria automotiva para temperaturas até +200°C. Além de uma elevada capacidade de carga e boa resistência ao desgaste.

Grade ativa

Refrigeração por fluxo de ar e aquecimento rápido durante a partida. Cada vez mais frequentemente, sistemas automatizados de persianas e componentes são usados ​​para fazer isso, especialmente em veículos elétricos. 

A linha iglidur® J, é  altamente resistente ao desgaste em praticamente todos os eixos com coeficiente de atrito muito baixo. Além da baixa absorção de umidade, possui amortecimento de vibrações.

Já a linha de rolamentos de esferas radiais xiros® B180, possui um funcionamento suave e resistência à sujidade.

Todos os anos, nossos engenheiros desenvolvem mais de 100 novos compostos plásticos e realizam mais de 3.500 testes em buchas autolubrificantes livres de manutenção, estabelecendo um grande banco de dados de especificações tribológicas dos nossos polímeros. Para saber mais sobre os testes, acesse: https://www.igus.com.br/info/company-test-laboratory

Confira mais informações e explore possíveis pontos de aplicações dos nossos produtos na indústria automotiva: https://www.igus.com.br/info/industria-producao-automotiva

Reduza custos e aumente a tecnologia!

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.