Comportamento de abrasão dos cabos

Rebeca Tarragô | 29th abril 2021

Comportamento de abrasão ou resistência de abrasão são os termos que são usados muitas vezes na conexão de cabos com esteiras porta cabos. Porque o comportamento de abrasão é essencial para a vida útil do cabo.

Por que os cabos devem ser resistentes a abrasão?

Para resumir a história: é para que eles durem mais. Quanto maior a resistência, melhor será. Dependendo da aplicação, os cabos são mais ou menos esticados. Se o comportamento de abrasão de um cabo é mal adaptado para uma aplicação especifica, isso pode levar a defeitos e, em casos prolongados, leva a falhas de máquinas.

Onde os cabos resistentes a abrasão são usados?

Basicamente a especificação da resistência a abrasão é útil em quase tudo. Contudo, cabos resistentes a abrasão são de grande vantagem, especialmente em aplicações de movimentação contínua. O principal exemplo disso é o uso em esteiras porta cabos.

Circuitos curtos, rápidos e constantes (chamados de ciclos) e com pequeno raio de curvatura apresenta aos componentes vários desafios. Aqui uma grande fricção entre os cabos e os caminhos individuais na esteira ou separadores podem ocorrer. Exemplos extremos são as máquinas “Pick and Place” e as aplicações “pick and place”.

Consequência da seleção incorreta

Aqui, materiais de revestimento externo não otimizados atingem seus limites rapidamente. A imagem a seguir mostra as consequências de uma seleção errada de cabos. O revestimento externo é desgastado perto da malha. Se esse é o caso, a segurança elétrica e a funcionalidade da aplicação está em perigo.

O problema também pode ocorrer em longos cursos, como as “Stacker-reclaimers”. Para aplicações muito dinâmicas, materiais especiais são necessários para o revestimento externo neutralizar o desgaste rápido e o tempo de inatividade caro. O material TPE provou ser particularmente adequado em incontáveis testes em laboratório e em campo.

Quais cabos são altamente resistentes a abrasão?

A princípio, cabos para aplicações altamente dinâmicas sempre deveriam ter uma alta resistência a abrasão. Porém, frequentemente, apenas modelos supostamente adequados são usados ​​para essas aplicações. Aparentemente, soluções simples como cabos de mangueira de borracha pesados, muitas vezes provam ser um investimento muito caro, sendo que eles são apenas ligeiramente adequados para uso com esteiras porta cabos.

É melhor se aprofundar no assunto aqui e fazer a seleção, se necessário com um especialista no assunto. Os cabos da igus são todos altamente resistentes a abrasão e por isso, oferecem inúmeras aplicações possíveis.

Você consegue distinguir os diferentes níveis de resistência a abrasão?

Sim. Isso é correto para todos os materiais de revestimento externo usados: TPE, PUR, PVC.
Quando se trata de resistência a abrasão, por exemplo, o revestimento em PVC mostra um comportamento significativamente melhor que PUR.

TPE pode ser descrito como o material mais resistente a abrasão.

Porém, isso não pode ser generalizado. Materiais de diferentes fabricantes só podem ser comparados em uma extensão limitada e são desenvolvidos para finalidades diferentes. Compostos não otimizados para esteiras porta cabos podem levar a resultados muito piores.

Nós encontramos situações similares no dia-a-dia: ninguém nunca pensaria que o mesmo material é usado em canos de PVC e em revestimentos internos artificiais. Nesse caso também, diferentes compostos de PVC são usados em diferentes propósitos.

Conclusão

O comportamento de abrasão necessário de um cabo está sempre relacionado à aplicação. Dependendo do uso pretendido, os cabos precisam ser mais ou menos resistentes a abrasão. Apesar de se terem diferenças fundamentais em qualidade dos materiais de revestimentos, os mais caros nem sempre são os melhores. Você pode encontrar informações muito relevantes para projetos e especificações com a ajuda de nosso localizador de produtos. Mas nós ficaríamos felizes de ajudar você pessoalmente (virtualmente agora) em tudo o que precisarem!

Saiba mais sobre nossos cabos em: https://www.igus.com.br/info/chainflex-wiki

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.