Tecnologia de ponta, mesmo nos ambientes mais difíceis – Máquinas de corte da Messer promovem maior ganho produtivo com as esteiras porta cabos da igus – igus Blog Brasil

Tecnologia de ponta, mesmo nos ambientes mais difíceis – Máquinas de corte da Messer promovem maior ganho produtivo com as esteiras porta cabos da igus

Rebeca Tarragô | 15th agosto 2022

Assim como a igus, a Messer tem como foco a inovação voltada para atender as necessidades de seus clientes.  Por isso, se preocupa minuciosamente com todos os componentes de suas máquinas e equipamentos, que atuam nos mais variados setores da indústria.

Com 120 anos de história, a Messer Cuttings Systems é sinônimo de excelência em tecnologia de corte. Com cinco plantas produtivas ao redor do mundo, fabrica máquinas de corte térmico para atender aos mais altos padrões da indústria de processamento de chapas metálicas.

Atualmente um de seus carros-chefes são as máquinas MultiTherm, que remetem alta qualidade e produtividade. Essa família de máquinas promove o corte de chapas de aço e pode acoplar uma ferramenta específica para o corte de tiras de aço de carbono, específicas para fabricantes de estruturas. Seu grande diferencial está na capacidade de fabricar nove peças de uma vez (tiras de chapas), na possibilidade de produzir peças de estruturas metálicas em diferentes tamanhos e também no set-up todo automatizado, sem necessidade de intervenção humana.

O equipamento realiza cortes a plasma (reto ou chanfrado), oxicorte com vários maçaricos, marcação ou uma combinação de todos esses processos, com unidades longitudinais dispostas lado a lado que garantem cortes de alta qualidade. Paralelo à isso, um dos conceitos que tornam a MultiTherm referência de produtividade no mercado é que ela “custa nove vezes menos do que outras máquinas convencionais, por produzir nove vezes mais”.  

A MultiTherm pode suportar 11 suspensões/tochas de corte (10 instaladas na frente e uma na parte de trás). Para atender a necessidade de acomodar cabos e mangueiras de todas as suspensões em um espaço bem limitado, o uso de esteiras porta cabos é fundamental. Para isso, os engenheiros da Messer junto com a equipe da igus desenvolveram um projeto onde as esteiras porta cabos para a condução e movimentação segura dos cabos e mangueiras foram posicionadas uma dentro do raio da outra, ocupando menor espaço no braço do equipamento. Nesse caso, foram utilizadas as esteiras porta cabos da igus da série 3500 com raios de curvatura de 150 mm e 250 mm, além de um sistema Autoglide AG.380.OF, que foi utilizado para auxiliar no alinhamento das duas esteiras sobrepostas.

Precisão e durabilidade em qualquer ambiente

Um dos grandes diferenciais das máquinas desenvolvidas pela Messer é a durabilidade. As máquinas são precisamente projetadas para atuar em diversos ambientes e resistir aos mais diversos meios, seja em estaleiros, siderúrgicas ou na indústria metal mecânica. Os equipamentos são fabricados para funcionar sem paradas mesmo em locais sujos e insalubres. Hoje em dia a Messer possui máquinas operando há mais de 15 anos sem apresentar nenhuma falha técnica ou mangueira quebrada. “Estamos preparados para o pior ambiente” afirma o CTO, Maxwell Santos.

As esteiras porta cabos da igus, por sua vez, por serem feitas em polímero conseguem acompanhar as necessidades agressivas dos meios em que as máquinas atuam. Se utilizarmos como exemplo os três ambientes mais agressivos em que as máquinas da Messer operam sem falhas, mesmo em condições extremas, podemos observar que:

As esteiras da igus são resistentes à corrosão e não oxidam, então podem ser utilizadas tranquilamente em máquinas que operam em estaleiros e ficam localizadas próximo ao mar. Operam tranquilamente em fundições, próximas aos fornos, pois são resistentes à altas temperaturas. E também em Siderúrgicas e Metalúrgicas, pois são resistentes à sujeira, cavacos e outros materiais que possam ter contato com as esteiras.

Além disso, de acordo com Maxwell, um dos benefícios técnicos e econômicos percebidos nos produtos igus utilizados pela Messer em suas máquinas de corte é a questão do custo benefício – “custa metade porque dura o dobro”, afirma o CTO. A longo prazo as esteiras porta cabos da igus se mostram a solução mais econômica, pois são isentas de manutenção e sua durabilidade promove redução de custos e maiores ganhos produtivos aos seus clientes, aumentando a percepção de valor por sua qualidade, independente do preço.

Confiabilidade em diversas vertentes

Quando perguntado o porquê da Messer escolher a igus como fornecedor a resposta foi simples e objetiva – “Porque não dá problema” – a operação é contínua, sem falhas e sem paradas não planejadas. Outro grande diferencial citado por ele, além das propriedades técnicas das esteiras, foi o atendimento dos consultores técnicos da igus e a confiança nas indicações de produtos, que durante o desenrolar dos projetos fez com que a parceria só se fortalecesse ao longo dos anos.

Foram diversos desenvolvimentos de séries de máquinas junto ao consultor igus que participa ativamente dos projetos e dos processos de desenvolvimento. A Messer Brasil já está em sua 4º geração de máquinas que são sucesso de vendas, com baixíssimos índices de manutenção pós-venda, e a igus, segundo eles, é a melhor solução para todas.

A parceria também se estende ao redor do globo, pois as esteiras da igus são utilizadas pela Messer mundialmente nas plantas da Alemanha, Estados Unidos, Índia e China. Segundo a equipe, nenhuma das cinco unidades conseguiu encontrar soluções melhores e utilizam as esteiras porta cabos da igus em todos os seus lançamentos de produtos – as máquinas de corte CNC a Laser, Plasma e Oxicorte já saem de fábrica com as esteiras igus.

Esperamos continuar fortalecendo essa parceria de sucesso e fornecendo as melhores soluções para que a presença de mercado da Messer seja crescente.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.