Soluções para movimentação em aplicações portuárias e offshore!  – igus Blog Brasil

Soluções para movimentação em aplicações portuárias e offshore! 

Miriam Araldi | 13th dezembro 2022

As esteiras porta cabos da série E4.1 ou da série rollerchain para serviços pesados são utilizadas em guindastes STS (também denominadas de pórticos), tendo como principais vantagens em relação aos sistemas do tipo festoon ou às esteiras porta cabos metálicas, o funcionamento livre de corrosão e a separação interior que protege os cabos. As superfícies internas e externas em plástico e o reduzido espaçamento de suporte fazem com que as esteiras porta cabos e os cabos formem pares de baixo atrito e que protegem os cabos, resultando em um aumento significativo da vida útil dos cabos e do sistema, em comparação com as esteiras porta cabos metálicas ou os sistemas do tipo festoon.

Nessas indústrias onde o ambiente é extremamente exigente, componentes que sejam duráveis e confiáveis ganham cada vez mais espaço no mercado.

Mas quais são os benefícios principais de empregar as soluções igus nesse tipo de aplicação?

Vamos conferir algumas soluções e aplicações?

Sistema modular E4.1 – Para velocidades extremamente altas!

A linha E4.1 é um sistema de esteira porta cabos robusta e modular que aumenta a vida útil da sua aplicação e reduz os custos. Já é utilizada de forma confiável em muitas aplicações em todo o mundo, por exemplo, em unidades de armazenamento e recuperação, sistemas de guindastes, instalações de lavagem, pórticos, lançadeiras e muito mais.

As forças de empurrar/puxar em cursos longos são significativamente reduzidas e as esteiras alcançam uma vida útil significativamente mais longa. Os novos elos otimizados da esteira agora também oferecem essa vantagem para o sistema modular E4.1.

Sistema RBR!

Com um módulo rotativo, a vida útil dos cabos aumenta significativamente pela utilização de uma esteira porta cabos adequada para os cabos combinada com um sistema guia bem concebido. Isto reduz os tempos de inatividade e os intervalos de manutenção do sistema completo em até 90% em comparação com os sistemas do tipo festoon e os anéis deslizantes.

Com um módulo rotativo, a vida útil dos cabos aumenta significativamente pela utilização de uma esteira porta cabos adequada para os cabos combinada com um sistema guia bem concebido. Isto reduz os tempos de inatividade e os intervalos de manutenção do sistema completo em até 90% em comparação com os sistemas do tipo festoon e os anéis deslizantes.

Exemplos de aplicações!

Guindaste de pórtico

Os guindastes de pórtico de manuseio de riser podem ser encontrados no mar em embarcações de perfuração, semissubmersíveis e plataformas de perfuração. No mar, o projeto da estrutura da viga do guindaste não é a única consideração importante. O sistema de orientação para mangueiras e cabos também deve ser robusto e funcionar de forma confiável.

Guindastes para serviços pesados

Sistemas de rotação no guindaste pesado da embarcação de lançamento de tubos. Sistema de calhas de plano aberto com esteiras para economizar o máximo de espaço possível. Orientação confiável de dados e cabos de sinal, bem como linhas hidráulicas para maximizar a vida útil da planta e reduzir custos e esforços de manutenção.

Guindastes flutuantes – sheerleg com pesos de cabo de até 45kg/m

Fornecimento seguro de energia para a lança ajustável do guindaste era necessário para dois guindastes de pernas simples. Os desafios dos guindastes de serviço pesado eram grandes:

Cabos de alto peso (até 45 kg/m) e longos deslocamentos exigiam guiamento de cabo robusto para uso prolongado. Hoje, duas esteiras articuladas de plástico para serviço pesado realizam essa tarefa. Projetados com um elo de extensão, eles garantem a resistência necessária e provam seu uso contínuo.

Cabos com certificação DNV e NEK

Para permitir a utilização de cabos elétricos em aplicações com movimento nos navios e aplicações offshore, sem serem necessárias aprovações especiais, morosas e onerosas, a igus e a empresa de certificação DNV GL desenvolveram em conjunto um novo banco de testes, tendo um total de 387 cabos chainflex da igus recebido agora a homologação para movimento permanente em esteiras porta cabos. Portanto, estes são os primeiros cabos do mundo, específicos para a utilização em esteiras porta cabos a receber este certificado.

Saiba mais em: https://www.igus.com.br/info/industries-application-offshore-cranes

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.