Soluções em polímero para plataformas elevatórias e telescópicas

Miriam Araldi | 20th setembro 2021

As plataformas elevatórias e telescópicas são equipamentos utilizados no mundo inteiro para auxiliar profissionais que realizam manutenção em locais de difícil acesso, como fachadas, galpões e pavilhões. Também conhecidas como plataformas aéreas, este maquinário existe para oferecer mais segurança para o trabalhador.

Quando falamos em equipamentos que envolvem altura, a segurança aparece como fator determinante. Outros procedimentos básicos que garantem a minimização dos riscos consistem em sempre verificar os itens de segurança do equipamento e do operador.

É importante ressaltar que o uso de componentes de qualidade nos equipamentos fazem toda diferença. As plataformas telescópicas e elevatórias dispõem de pouco espaço para o fornecimento de energia, motivo pelo qual se recorre às esteiras porta cabos fabricadas em polímero.

As peças da igus concebidas para guiamento, transferência e o suporte em plataformas elevatórias telescópicas, como as esteiras porta cabos e os cabos, assim como as buchas em polímeros, guias lineares ou placas deslizantes, cumprem os rigorosos requisitos impostos aos componentes sujeitos a carga contínua em aplicações exteriores.

Como as esteiras não têm parafusos, não há peças soltas ou perdidas devido às vibrações. Sem ferrugem ou bloqueios uma vez que são feitos em polímero. Com abertura em qualquer ponto e montagem em minutos. Cabos com elevada resistência aos raios UV, concebidos para uma utilização dinâmica contínua em esteiras porta cabos e com uma garantia até 36 meses. Sem necessidade de lubrificação e paradas para manutenção.

Os smart plastics da igus permitem produtos que incluem diferentes sensores isense e módulos de análise icom e icom. plus, que avaliam os estados operacionais, comunicam as medidas de manutenção necessárias e param a operação antes que ocorra qualquer dano maior no equipamento. https://www.igus.com.br/info/predictive-maintenance-smart-plastics

Problemas comuns e soluções

Problema: Componentes pesados reduzem a carga útil

A carga útil exerce um papel importante em muitas aplicações com eixos inclinados ou uma função telescópica já que ela pode ser limitada por componentes pesados. No caso desta plataforma de trabalho telescópica, por exemplo, o objetivo é reduzir na medida do possível o peso na cesta.

Solução:

A esteira porta cabos E4.1L, além de muito robusta, é também muito leve. Ela não só facilita aplicações telescópicas longas, mas permite também economia de peso de até 30 %. Ao mesmo tempo, ela fornece mais espaço útil em comparação com modelos anteriores, enquanto o espaço de instalação permanece inalterado.

Para esse tipo de aplicação que demanda estabilidade e segurança a igus também desenvolveu o modelo híbrido de esteira YE.42 – composta por plástico e metal, é 50% mais leve e fácil de montar, pois pode ser aberta em qualquer ponto e os elos podem ser substituídos individualmente.

Saiba mais em: https://www.igus.com.br/info/energy-chains-inclined-axes-solutions

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.