Série explicativa: Comparativo igus! Por quê nossas soluções são diferentes? Parte 1 – Rolamentos de esferas metálicos versus em polímero! – igus Blog Brasil

Série explicativa: Comparativo igus! Por quê nossas soluções são diferentes? Parte 1 – Rolamentos de esferas metálicos versus em polímero!

Rebeca Tarragô | 1st março 2023

Nosso principal desafio no mercado é quebrar paradigmas. Falamos muito sobre como os nossos componentes podem ajudar à melhorar a tecnologia das aplicações, ao mesmo tempo que ajudam à reduzir custos e manutenção, e entendemos a importância de continuar trazendo informação de fácil acesso sobre o por quê e como eles podem proporcionar isso. Selecionamos algumas de nossas principais soluções para explanar e fazer um comparativo mais detalhado sobre elas versus a solução comumente encontrada no mercado.

A ideia aqui é pontuar de forma simples, rápida e muito transparente os principais pontos que diferenciam esses componentes! Então vamos lá!

O primeiro produto dessa série que selecionamos, são os rolamentos de esferas xiros®

Esses rolamentos feitos em material xirodur (aqui na igus nossos materiais tem nomes também, pois são muuuuitos tipos de materiais, para diferentes aplicabilidades e linhas de produtos), uma mistura homogênea de polímero de engenharia, fibras e lubrificantes sólidos, tem sido escolhidos por engenheiros e projetistas ao redor do mundo (em comparação com rolamentos de esferas metálicos), principalmente por conta da isenção de lubrificação, a baixa necessidade de manutenção, resistência química e durabilidade.

Como são feitos de uma mistura tribootimizada de plástico maciço, eles são leves, resistentes a químicos e não magnéticos. Isso garante que eles possam ser usados em segurança nas indústrias de medicina, embalagem, processamento de alimentos, tecnologia de acionamento e outras indústrias onde a higiene é um ponto importante. As esferas são normalmente feitas de vidro, plástico ou aço inoxidável e são alojadas em uma gaiola, que pode consistir em nosso próprio material xirodur B180, poliamida (PA), polipropileno (PP) ou polieteretercetona (PEEK).

Quando falamos sobre a substituição dos rolamentos de esferas metálicos muito utilizados no mercado nos embasamos principalmente em dados. São inúmeros testes comparativos feitos em nosso laboratório de testes na Alemanha, que precisam a vida útil e durabilidade desses dois componentes sob as mesmas aplicações e exigências (você pode conferir mais sobre os testes com esses rolamentos aqui).

Além dos testes, todas as características técnicas que os rolamentos em polímero apresentam proporcionam justificativas muito simples, como por exemplo, o fato da isenção da necessidade de lubrificação… Lubrificação que é necessária nos componentes metálicos, e que além de custos demanda tempo, mão de obra e muita atenção…

Você sabia que o lubrificante contaminado é uma das principais causas de danos em rolamentos? Isso geralmente é um fator importante para o fim prematuro da vida útil do rolamento metálico. Cerca de 70% das falhas nos rolamentos decorrem de problemas com lubrificantes, como contaminação no lubrificante (25%), lubrificante incorreto (20%) ou pouco lubrificante (14%).

A contaminação do sistema tem um impacto significativo na vida útil dos rolamentos de esferas. A água também é particularmente prejudicial e até líquidos à base de água, como misturas de água e glicol, podem causar contaminação. O que implica em muita atenção ao uso desses rolamentos em diferentes meios.

Quando um rolamento de esfera é feito em polímero, além da isenção da necessidade de lubrificação, o ambiente de aplicação também não é um problema. A resistência à corrosão, mesmo em ambientes corrosivos e a possibilidade de manter a aplicação limpa sob qualquer circunstância, permite que sejam utilizados em diferentes meios.

Acho que conseguimos passar por alguns pontos chaves até aqui, certo? Agora vamos ao resumo dos benefícios e diferenciais dos rolamentos de esferas em polímero xiros®:

🔸Livres de lubrificação e de manutenção
🔸Resistência à corrosão
🔸Sem metal (devido ao uso de esferas de vidro e plástico), portanto: não magnéticos
🔸Para temperaturas até +150°C (dependendo do material)
🔸Elevada resistência a ambientes agressivos, adequados para lavagens
🔸Leves
🔸Isoladores elétricos (ou em conformidade com ESD)
🔸Conformidade com a FDA (dependendo do material)
🔸Vida útil previsível

Você pode encontrar mais informações sobre esse comparativo e sobre a nossa linha de rolamentos de esferas xiros em nosso site, através desse link: https://www.igus.com.br/info/more-information-about-xiros-plastic-ball-bearings
Nós estamos sempre à disposição também, para dúvidas, solicitações, suporte técnico em projetos… por favor, contem conosco! Mande um e-mail para: vendas@igus.com.br

Vamos compartilhar aqui também, um infográfico que ilustra bem esse comparativo 🙂

Até a próxima postagem da série!

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

Newsletter:

Escolha um tópico agora