Revestimentos de cabos em TPE de alta qualidade para maior flexibilidade – igus Blog Brasil

Revestimentos de cabos em TPE de alta qualidade para maior flexibilidade

Rebeca Tarragô | 19th dezembro 2022

Você já percebeu como as vezes arrumamos uma mala para uma viagem e na hora de voltar as coisas simplesmente não cabem mais? Estranho, quando você fez as malas para a viagem de ida, tudo ainda cabia. O espaço disponível diminuiu?

Falta de espaço na engenharia mecânica

Um fenômeno semelhante pode ser visto na engenharia mecânica e de instalações: o espaço disponível está se tornando cada vez menor. As máquinas devem ser mais compactas e, ao mesmo tempo, atender a requisitos mais elevados, assim como os cabos utilizados. Além dos cabos de acionamento com os pares usuais para sensores de temperatura e/ou freios, são necessários cabos adicionais de bus ou encoder/resolver. E devido aos designs cada vez mais compactos das máquinas, os requisitos mecânicos para todos os cabos na esteira porta cabos estão aumentando.

Mas essas máquinas e sistemas são cuidadosamente planejados e não montados freneticamente como nas férias. O projetista sabe que há pouco espaço para a esteira porta cabos a ser preenchida e os cabos fornecidos e pode agir de acordo. Por exemplo, um cabo servo PUR típico, (4G1.5 + (2×1.5)C)C, tem um diâmetro externo entre 11,5 mm e 13 mm. Com os fatores de curvatura usuais de 10 xd a 15 xd, um raio de curvatura mínimo de 115 mm resulta no melhor caso e um raio de curvatura mínimo de 195 mm no pior caso. O espaço de instalação da máquina deve ser correspondentemente pequeno ou grande.

Obtenha os menores raios de curvatura com chainflex

Mas e se não houver espaço suficiente ou os requisitos de movimento forem particularmente altos? É exatamente aqui que a igus entra com os cabos TPE de última geração. Além dos materiais de revestimento exterior em PVC e PUR adaptados às esteiras porta cabos, a igus oferece a alternativa ideal com a série de cabos para servo CF29.D e a série de cabos para sistemas de medição CF11.D. Esses cabos, que são equipados com um revestimento externo de TPE livre de halogênio e um conceito de trançamento e blindagem especialmente adaptado, oferecem um fator de curvatura de apenas 6,8 x d. E assim você pode, por exemplo, com um cabo servo, com a combinação (4G1.5 + (2×1.5)C)C e com um diâmetro externo de 13 mm, o raio de curvatura de 115 mm ou 195 mm do anterior exemplo para 85 mm para reduzir.

Isso resulta em economia de espaço de 220 mm ou 230% na máquina ao usar o CF29.D em comparação com os cabos de servo PUR disponíveis comercialmente.
Porque a necessidade de espaço resulta do dobro do raio da esteira porta cabos mais a altura correspondente da esteira.

Cabos de alta qualidade para pequenos espaços de instalação

No caso mais simples, basta comprar uma mala maior para a próxima viagem para resolver o problema de espaço. Obviamente, isso não é uma alternativa na engenharia mecânica e de instalações, pois a tendência para máquinas mais compactas continuará. Os cabos TPE high-end da chainflex, por outro lado, são uma alternativa para resolver o problema de espaço recorrente na tecnologia de acionamento. Obtenha os menores raios de curvatura com a maior vida útil garantida sem qualquer aborrecimento.

Tente calcular e comparar a vida útil de sua aplicação individual aqui. Ou entre em contato conosco diretamente, ficaremos felizes em ajudá-lo a encontrar o cabo certo. Testado no próprio laboratório de testes da igus. Por exemplo , teste 5034 com CF29.D, testado em mais de 45 milhões de ciclos.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

Newsletter:

Escolha um tópico agora