Resistentes a produtos químicos e livres de lubrificação: polímeros de alto desempenho igus® para tecnologia de fluidos – igus Blog Brasil

Resistentes a produtos químicos e livres de lubrificação: polímeros de alto desempenho igus® para tecnologia de fluidos

Nayara Espinaci | 9th dezembro 2021

Na tecnologia de fluidos, os acionamentos são movidos pelos efeitos da pressão sobre líquidos ou gases. Este mecanismo é usado principalmente em bombas onde o fluxo de fluidos serve para impulsionar movimentos. Os componentes hidráulicos e pneumáticos dão potência, precisão, velocidade e dinâmica às máquinas e aos equipamentos. As demandas sobre os elementos da máquina instalados são correspondentemente altas!

A igus® cria soluções para atender aos requisitos especiais da tecnologia de fluidos. A variedade de aplicações de buchas autolubrificantes iglidur® e guias lineares de drylin® ou fusos de avanço está em constante crescimento. Nas partes móveis das bombas e acionamentos as buchas lineares livres de lubrificante fazem a diferença. Os produtos iglidur® têm se mostrado particularmente bem sucedidos em bombas, válvulas, conexões e sistemas de elevação. A tecnologia de rosca drylin® também é usada em encaixes com botões rotativos e movimentos de bombeamento verticais. Mesmo ambientes agressivos não são um problema para os materiais, que são resistentes a químicos. Devido a essas propriedades, buchas autolubrificantes e anéis de pistão feitos de material iglidur® e porcas de fuso de avanço dryspin® são frequentemente usados.

As buchas autolubrificantes de polímeros de alto desempenho para aplicações dinâmicas, além do fator autolubrificante pode contribuir de diversas maneiras nas aplicações. Além dos materiais universalmente aplicáveis, foram desenvolvidas soluções especiais para contato com alimentos, temperaturas muito altas ou baixas, altas cargas e resistência abrangente à mídia. Para aumentar a capacidade mecânica da bucha de carga, fibras de preenchimentos são adicionadas ao material. Há também lubrificantes sólidos embutidos que são liberados assim que a parte se move ao longo da superfície deslizante da bucha. Este efeito autolubrificante garante que as buchas autolubrificantes iglidur® não requerem manutenção: a lubrificação externa não é necessária nem durante a instalação ou durante a operação.

Benefícios dos produtos igus®:

  • Economizam custos e espaço de instalação
  • Silenciosos e de baixa vibração
  • Livres de manutenção para uso em 24/7
  • Montagem fácil
  • Sistema completo ou componentes individuais a partir de 1 unidade
  • Cálculo da vida útil

Vários usos possíveis em sistemas de bomba

Seja nas buchas do rotor de bombas submersas ou como roletes de faca em bombas peristálticas – as buchas autolubrificantes iglidur® podem ser usadas em um grande número de peças móveis. Não são apenas as aplicações de operação a seco que se beneficiam das vantagens clássicas do material iglidur®, como o efeito autolubrificante, a liberdade de manutenção e a alta resistência ao desgaste, mas apenas essas propriedades do meio beneficiam o usuário. Soluções convencionais feitas de metal requerem vedação complicada, de modo que o lubrificante não entre no meio a ser transportado. A falha deste selo resulta em contaminação.

Substituição fácil com anéis de pistão iglidur® em encaixes e válvulas

Os anéis de pistão de corte de iglidur® garantem que o pistão se mova linearmente sem qualquer lubrificação. São usados para substituir fitas PTFE processadas por apenas um anel-guia, que é simplesmente cortado no lugar.

Material iglidur® nas bombas: resistente a químicos e resistente ao desgaste

Os buchas autolubrificantes iglidur® atendem aos requisitos especiais do funcionamento das bombas. Elas permitem alta precisão e também são projetadas para altas velocidades e cargas. Além disso, são adequadas para cargas de impacto causadas pelo movimento de bombeamento. Nas bombas peristálticas, onde o meio é forçado através do alojamento com roletes rotativos, são usados roletes de faca iglidur®, que são livres de manutenção e resistentes ao desgaste. Considerando que as buchas geralmente não entram em contato com o meio em bombas de deslocamento, eles o fazem em bombas de fluxo. Um fluxo é gerado por um propulsor rotativo, que impulsiona o fluido. Dependendo do desenho da bomba, o motor e o eixo também funcionam completamente no meio, que lubrifica e esfria a bucha. Desta forma, velocidades mais altas e uma vida útil mais longa podem ser alcançadas.

Tecnologia dryspin® para bombeamento sem vibração

Os movimentos de bombeamento vertical devem ser realizados da forma mais precisa e confiável possível. Fusos e porcas de avanço permitem um bom funcionamento dos movimentos de bombeamento vertical. Devido ao desenho do raio do dente, a superfície de contato entre a porca e o fuso é reduzida. É por isso que as porcas de fuso de avanço dryspin® são livres de vibrações e praticamente silenciosas. Assim, a orientação precisa e suave exigida nas bombas pode ser garantida. A tecnologia drylin® não só se destaca por seus fios de hélice eficientes e duradouros, mas também por suas propriedades livres de corrosão e resistentes à sujeira.

Uma ampla seleção de materiais para cada aplicação

Os requisitos especiais para o material surgem das cargas de pressão no sistema de bombeamento e das propriedades dos fluidos utilizados. Frequentemente, as propriedades de funcionamento de emergência necessárias resultam em demandas adicionais, como valores fotovoltaicos extremos, que ocorrem quando a bomba opera sem o meio a ser bombeado. Em aplicações individuais, influências adicionais, como altas temperaturas ou agentes de limpeza, também devem ser levadas em conta. Óleos minerais são geralmente usados para gerar energia de fluxo para aplicação hidráulica. Aqui, materiais iglidur® convencem com sua resistência abrangente à meios e produtos químicos.

Uma variedade de testes em nosso laboratório garantem uma rápida seleção do material adequado, adaptado à aplicação específica e ao meio usado — o iglidur® G, o melhor em resistência, o iglidur® ou o iglidur® X como especialista em altas temperaturas e produtos químicos podem ser selecionados como padrão.

O iglidur® H1 e o iglidur® H370, por exemplo, são excelentes para alta resistência da mídia, enquanto o iglidur® A181 e o iglidur® A500 são geralmente usados na indústria alimentícia. Os materiais mencionados destinam-se ao melhor uso em tecnologia de fluidos, mas vale a pena dar uma olhada em toda a gama iglidur® para a seleção. Assim, o resultado pode ser otimizado dependendo da aplicação; por exemplo, iglidur® UW para rotação de alta velocidade sob a água.

Os materiais iglidur® necessários podem ser selecionados online de forma rápida e fácil usando o localizador de produtos igus e configurados para se adequar à respectiva aplicação. Ou, simplesmente entre em contato conosco que nosso time de especialistas técnicos está pronto para prestar consultorias técnicas gratuitas!

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.