Que tipos de motores elétricos existem? – igus Blog Brasil

Que tipos de motores elétricos existem?

Rebeca Tarragô | 7th junho 2022

Para eixos lineares e sistemas de manuseio, a igus® oferece uma ampla gama de motores elétricos . Motores de passo híbridos, motores CC e motores CC sem escovas encontram suas aplicações em acionamentos de fusos, correias dentadas e acionamentos de rack. Os motores elétricos completam a gama de tecnologia de automação da igus®. Desta forma, sistemas de manuseio completos podem ser configurados em combinação com eixos lineares.

Este blog descreverá o princípio de operação usando o motor CC como exemplo e, em seguida, explicará os diferentes tipos e suas aplicações.

O princípio de operação usando o exemplo de um motor DC

Motores elétricos são conversores eletromecânicos. Isso significa que a energia elétrica adicionada é convertida em energia mecânica. Na maioria dos casos da igus®, a energia mecânica é obtida por um eixo.
Um motor elétrico simples consiste em uma parte magnética fixa, o chamado estator, e o componente rotativo, o rotor. O estator é um imã permanente fixo firmemente conectado à carcaça do motor. Entre os pólos está o rotor. O rotor é uma armadura envolvida com fios de cobre esmaltados. A corrente é fornecida ao rotor através do comutador, que consiste em duas metades de um anel coletor isoladas uma da outra. Em ambas as extremidades do comutador, os contatos deslizantes são conectados à fonte de corrente. Assim que a corrente flui através das bobinas do rotor, o rotor começa a girar. Após cada meia volta, o comutador inverte a polaridade da corrente. Isso inverte os pólos magnéticos do rotor. O eixo do motor gira devido à inversão de polaridade recorrente.

Diferentes tipos e suas aplicações

A igus® oferece uma ampla gama de motores. Estes incluem motores de passo, motores DC e motores EC/BLDC. Estes serão explicados com mais detalhes a seguir e suas áreas de aplicação serão tratadas em relação às vantagens ou desvantagens dos motores.

Existem três tipos diferentes de motores de passo , o motor de passo de ímã permanente, o motor de passo de relutância e a combinação de ambos os motores, o motor de passo híbrido. O único que a igus® oferece. Isso combina as vantagens de ambos os motores. As vantagens são que o motor de passo pode aplicar um torque alto e total na parada e tem um ângulo de passo preciso. Além disso, o motor de passo tem um torque de retenção. A desvantagem de um motor de passo é a alta necessidade de energia, pois sempre opera na corrente máxima. No entanto, isso pode ser neutralizado por meio de um sistema de controle do motor. Devido a um codificador rotativo e ao circuito fechado, ambos adaptados à aplicação, apenas a corrente necessária é consumida. O motor de passo híbrido é usado principalmente na indústria para tarefas de posicionamento que exigem controle de movimento preciso.

motor de passo drylin® E com conector, codificador e freio, NEMA 23

Motores DC são motores elétricos simples que são operados com tensões DC. Isso significa que eles também podem ser operados com baterias simples. Os motores CC possuem dois terminais, um para positivo e outro para negativo. Portanto, para um sentido de rotação diferente do eixo do motor CC, apenas as conexões da linha de alimentação devem ser trocadas.
Isso permite que os motores CC sejam usados ​​em uma ampla gama de aplicações. As aplicações típicas são escovas de dentes, brinquedos infantis ou ventiladores. No entanto, eles também são usados ​​em carros como acionamentos para limpadores de para-brisa ou ajustadores de assento. Além disso, ajustes simples de tela podem ser implementados na área de controle de acesso. Motores DC também são usados ​​na construção de móveis e caravanas para ajustar aparelhos de TV.
Os motores CC são econômicos devido ao seu design simples. A desvantagem dos motores CC sem sistema de controle do motor é que eles não desligam automaticamente com torque aumentado, mas consomem cada vez mais corrente até que parem. Se houver um bloqueio permanente, o motor pode ficar com defeito térmico.


Motor drylin® E DC com engrenagem helicoidal e ranhura

Motores CC sem escovas, também chamados de motores EC/BLDC , são motores que não possuem escovas de carvão. Os motores EC/BLDC funcionam em princípio como motores síncronos trifásicos. Isso é conseguido por um circuito elétrico que controla as bobinas uma após a outra.
A vantagem dos motores CC sem escovas é que eles têm uma vida útil muito maior devido à falta de escovas de carvão e são livres de manutenção. Em geral, os motores EC devem ser usados ​​para velocidades dinâmicas e mais altas. A desvantagem dos motores são os custos mais elevados em comparação com os motores de passo e DC.

As aplicações típicas são modelos de aviões, discos rígidos e ventiladores de PC. No comércio, os motores EC/BLDC estão substituindo gradualmente os motores DC em aparafusadoras sem fio e serras circulares manuais. E na indústria ou no campo da tecnologia de automação, os motores CC sem escovas são usados ​​para atuadores, aplicações pick and place e em juntas de robôs industriais.

Motor drylin® E EC/BLDC com fios trançados, sensor Hall, codificador e freio, NEMA 17

Conclusão

Em resumo, cada motor tem suas vantagens e desvantagens. Mas existe o motor certo para cada aplicação!
A igus® possui um amplo portfólio de produtos que consiste em diferentes tamanhos e diferentes peças de montagem para cada motor. As peças de montagem incluem, por exemplo, codificadores, freios, embreagens e engrenagens.
Além disso, a igus® oferece uma ampla variedade de sistemas de controle de motores para os respectivos motores em diferentes classes de preço.

Na nossa loja online encontrará o motor certo para cada aplicação e, através do nosso novo localizador de motores, pode encontrá-lo com apenas alguns cliques.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.