Quando optar por bridas de alívio de tensão com dentes curtos ou longos no sistema de esteiras porta cabos triflex R?

Rebeca Tarragô | 14th abril 2020

O uso de componentes de alívio de tensão para sistemas de fornecimento de energia é muitas vezes esquecido ou simplesmente subestimado e, quando são considerados, geralmente são escolhidos de forma errada para a tarefa em questão. Isso é preocupante e dispende uma quantidade desnecessária de tempo, muitas vezes. Mas ficar sem alívio de tensão também não é a solução e pode multiplicar uma série de problemas a longo prazo.

Por um lado, os cabos ficam desgastados, a menos que estejam presos com firmeza nas duas extremidades ou pelo menos em uma extremidade da esteira porta cabo, e devem ser substituídos com mais frequência. Por outro lado, a ausência de alívio de tensão pode afetar adversamente o movimento do sistema de fornecimento de energia.

Os pontos a seguir descrevem brevemente a vantagem dos dentes da brida para alívio de tensão (Z2) no caso de suportes de montagem leves, quando usados ​​nos três tamanhos padrão TRC, TRE.B e TRCF por razões de espaço.

Explicação da terminologia

  • No caso das esteiras porta cabos triflex R, existem suportes de montagem padrão (link para o site) para uso com TRE, TRC e TRCF. Os suportes de montagem com economia de espaço são usados ​​para prender as séries de esteiras leves TRL e TRLF (link para o site).
  • Os dois tipos de suportes de montagem também podem ser usados ​​para outros tipos de esteiras. Primeiro, no entanto, certas considerações precisam ser observadas:
  • Tamanhos diferentes de esteira (40 e 60) não se encaixam.
  • Os suportes de montagem leves são um pouco mais estreitos que os suportes de montagem padrão (por exemplo, TL.60.01 = 20 mm de espessura e TR.60.01 = 25 mm de espessura)
  • No caso das esteiras triflex R, existe uma extremidade do soquete e uma extremidade da esfera, em que o problema descrito aqui ocorre apenas na extremidade da esfera.
  • Os suportes de montagem padrão têm uma força de retenção maior do que os suportes de montagem leves

Experiência em campo

Existem aplicações em que o uso de suportes de montagem padrão é difícil por razões de espaço. Nesses casos, é possível prender as três séries de esteiras padrão TRC, TRE e TRCF, com um suporte de montagem leve, pois isso ocupa menos espaço. No entanto, esse benefício de economia de espaço ocorre às custas de menor força de retenção em comparação com o suporte de montagem padrão.

Descrição do problema + solução
Se o suporte de montagem leve foi montado na extremidade esférica de um TRC, TRE ou TRCF, os elos são um pouco mais amplos que os das esteiras TRL e TRLF. Se um suporte de montagem leve com dentes curtos (Z1) tiver sido selecionado, os dentes de alívio de tensão não poderão mais ser utilizados para fixação do cabo com tiewraps de cabo. Os suportes de montagem leves com dentes longos de alívio de tensão (Z2) são projetados exatamente para essa finalidade. Os dentes longos também permitem alívio de tensão seguro com cintas plásticas de cabos quando são utilizadas esteiras TRE, TRC e TRCF.

Aqui, as imagens dizem mais do que mil palavras:

TRC.40 na extremidade da esfera com o suporte de montagem TL.40.01.Z1 (dentes curtos da brida), em que o componente de alívio de tensão não pode ser usado, pois as presilhas dos cabos não podem ser acopladas.

TRC.40 na extremidade da esfera com suporte de montagem TL.40.01.Z2 (dentes compridos), onde os cabos podem ser fixados no lugar com presilhas para cabos.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.