Quando devo utilizar fitas deslizantes tribo-tape?

Rebeca Tarragô | 27th maio 2020

Como uma superfície deslizante, a tribo-tape reduz o atrito durante movimentos lineares, permite um deslizamento suave e diminui o desgaste. A fita também já está sendo usada na proteção de bordas e proteção de produtos revestindo partes metálicas em sistemas de embalagem ou sistemas de transporte. As tribo-tapes iglidur® são tribologicamente otimizadas, o que as torna extremamente resistentes ao desgaste comparado com materiais padrão.

Elas são utilizadas onde é necessário um deslizamento suave, silencioso, simples e livre de lubrificantes. Por esse motivo, as fitas deslizantes já estão sendo usadas em diferentes indústrias como a alimentícia, de bebidas e até mesmo na construção de móveis, por exemplo, para ajustes.

Uma vez que as fitas deslizantes iglidur são completamentes livres de lubrificantes, qualquer detrito não fica preso à ela e a aplicação permanece limpa e higiênica. Para aumentar a vida útil das fitas extremamente resistentes ao desgaste, nós continuamos o desenvolvimento da linha e lançamos a fita com o adesivo. O produto permite uma adesão ainda melhor da fita. Além disso, o novo adesivo está em conformidade com a FDA, podendo ser usado na indústria alimentícia.

Na indústria de bebidas, por exemplo, um deslizamento fácil é realizado através das fitas tribo-tape auto adesivas da igus altamente resistentes ao desgaste e resistentes à abrasão.

Extrema resistência ao desgaste para materiais padrão

Os materiais da fita foram capazes de comprovar a sua alta resistência ao desgaste no próprio laboratório de testes da igus que se estende sobre 3.800 metros quadrados. Em um teste de desgaste contra um pino de aço inoxidável, todas as quatro tribo-tapes receberam notas 10 vezes melhores em comparação com fibra de vidro PTFE e compostos de bronze PTFE. Ademais, os materiais apresentam pouca abrasão e são livres de lubrificação e de manutenção.

Quatro polímeros de alto desempenho para aplicações diferentes

A fita deslizante azul feito do material iglidur A160 em conformidade com a FDA é altamente resistente a produtos químicos e cumpre os requisitos rigorosos de higiene e segurança na indústria alimentícia. Devido à sua cor azul, o material também pode ser detectado visualmente. Com o material B160, a resistência ao desgaste agora foi aumentada mais uma vez. Devido à sua cor preta, o iglidur B160 também pode ser discretamente assimilado em áreas visíveis, por exemplo, na indústria moveleira. O material W160 foi desenvolvido para indústrias com altos requisitos higiênicos. Ele possui propriedades antibacterianas e é usado em máquinas para endurecimento odontológico ou esterilização.

Além disso, o iglidur W160 contém aditivos estabilizantes UV, fazendo com que as propriedades do material não sejam alteradas, mesmo no caso de oxidação causada por luz. A quarta tribo-tape é feita do material especialista em altas temperaturas iglidur V400: ele é extremamente resistente ao calor e pode ser usado em temperaturas até 200 graus, com adesão até 160 graus. Devido à sua extrema resistência ao desgaste, o iglidur V400 é adequado para o uso em cargas e temperaturas altas, além de ser resistente a uma variedade de produtos químicos.

No laboratório de testes, todos os quatro materiais tribo-tape apresentaram uma resistência ao desgaste 10 vezes maior que fibra de vidro PTFE e compostos de bronze PTFE.

Uso universal com novos tamanhos

As tribo-tapes iglidur são universalmente aplicáveis e podem ser cortadas com facilidade. As fitas deslizantes iglidur A160, B160 e W160 estão disponíveis nas larguras padrão de 20, 50, 100 e 500 milímetros e com espessura de 0,5 e 1 milímetro. A iglidur V400 está disponível na largura padrão de 120 milímetros e com uma espessura de 0,5 milímetros. Todas as tribo-tapes podem ser entregues com ou sem suporte adesivo. Além disso, nós oferecemos o corte de geometrias ou larguras especiais.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.