Qual cabo Ethernet é o certo para minha aplicação? – igus Blog Brasil

Qual cabo Ethernet é o certo para minha aplicação?

Rebeca Tarragô | 8th março 2022

Mesmo que pareça uma decisão tão importante ao planejar e desenvolver uma máquina, escolher o cabo Ethernet certo é mais importante do que você imagina. Se o cabo não encaixar perfeitamente, os dados podem não ser transferidos corretamente, o que, por sua vez, pode levar a um mau funcionamento da máquina. Nesse artigo, mostraremos diferentes tipos de cabos Ethernet para que você só precise escolher o melhor para sua situação.

A Ethernet industrial é o próximo passo para a fábrica digitalizada de amanhã. Estudos mostram que o mundo do fieldbus está estagnado e o número de componentes Ethernet está aumentando – com altas taxas de crescimento. Esse é o caso da Ásia, mas também cada vez mais da Europa e outros países ao redor do globo, e os usuários estão optando pelas tecnologias CC link IE (IE = Industrial Ethernet).

Esses sistemas oferecem troca de dados perfeita em todos os níveis de uma instalação de produção, desde o mais alto nível de controle até os níveis de fabricação.

As categorias de cabos Ethernet para aplicações industriais

Basicamente, existem oito categorias de cabos Ethernet no mercado. No entanto, para aplicações industriais, vamos nos concentrar nos três últimos e deixar de fora CAT1 (0,4MHz): mais utilizados em telefones, CAT2 (4MHz): ISDN ou sistemas terminais, CAT3 (16MHz): telefone/ISDN 10BASE-T ou 100BASE-T4, CAT4 (20MHz): Token Ring.

A seguir, descreveremos as categorias de cabos industriais atualmente em uso e suas aplicações recomendadas:

CAT5, CAT5e (até 100MHz):

CAT5 é o mais utilizado hoje em dia. Sua taxa máxima de transmissão é de 100Mbps, correspondente à Classe D.

CAT6, CAT6a (até 500MHz):

O CAT6 atinge taxas de transmissão de até 1 Gbps em 100m ou 10Gbps em até 55m e corresponde à Classe E.

CAT7 (até 600MHz):

CAT7 atinge taxas de transmissão de 10Gbps a 100m. Além disso, o cabo CAT7 é mais resistente a interferências elétricas e corresponde à Classe F.

A igus® fornece cabos para sistemas de esteiras porta cabos. Os cabos CAT são testados em sistemas de esteiras porta cabos por milhões de ciclos e podem ser usados ​​em alta velocidade e aceleração. A gama de produtos da linha chainflex® inclui cabos de PVC, PUR e TPE. Todos os cabos chainflex® possuem certificações e conformidades correspondentes, como UL, CSA, NFPA-79-2012, EAC, CTP, EtherCAT, CC-Link IE Field e Profinet.

Como posso encontrar o cabo ideal para a minha aplicação?

Usando a tabela a seguir, você pode encontrar o cabo ideal para sua aplicação – de acordo com a velocidade e a transferência de volume, com base nos raios de curvatura da esteira porta cabos.

Escolhendo o cabo certo

Cabos prontamente instalados e testados também estão disponíveis no catálogo, sem quantidade mínima de pedido e em comprimentos cortados individualmente, até por centímetro.


Quais são as vantagens dos cabos montados prontos para conectar da linha readycable?

Os cabos readycable® são fornecidos prontos para instalação em sua empresa, para que você não precise se preocupar com a compra separada de conectores, chicotes complexos, etc. A solução vem pronta e montada de um único fornecedor.

Suas vantagens são:

  • Número claramente atribuído para que você possa receber todas as informações sobre readycable® e readychain®
  • Garantia de 36 meses
  • Redução de custos e tempo – tudo de uma única fonte
  • Confiabilidade – Componentes 100% testados – no maior laboratório de testes do setor, com mais de 3.800 m²

Navegue em nosso site de readycable®, conheça mais sobre a linha e encontre o cabo ethernet certo.

Ou use nosso localizador de produtos readycable® para encontrar a solução ideal para a sua aplicação.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.