Quais são os tipos de cabos Bus que a igus® pode oferecer e quais são os diferenciais dos cabos de Bus chainflex®? – igus Blog Brasil

Quais são os tipos de cabos Bus que a igus® pode oferecer e quais são os diferenciais dos cabos de Bus chainflex®?

Rebeca Tarragô | 16th fevereiro 2022

Com o aumento da automação nos últimos anos, os requisitos de transmissão de dados em máquinas e equipamentos vem aumentando consideravelmente. Antes, os cabos de dados costumavam ser utilizados nessas aplicações, agora estão sendo substituídos, pouco a pouco, por sistemas bus. Isto permite uma comunicação mais rápida e mais complexa dentro do sistema.

BUS é uma abreviação para o termo “Binary Unit System”, que significa sistema de unidades binárias e descreve um sistema que é responsável pela transmissão de dados entre participantes individuais em uma rede. O cabo de bus representa uma ligação de dados que liga todos os participantes entre si através de um caminho de transmissão.  Hoje em dia, os sistemas BUS são padrões na comunicação industrial e dificilmente uma indústria consegue operar sem eles.

Hoje falaremos aqui sobre alguns tipos de cabos Bus e suas características que permitem a transmissão de dados em funcionamento contínuo.

O cabo Profinet é um dos mais populares cabos bus para utilização na indústria. A capacidade em tempo real e o conceito modular fazem ele ser a opção perfeita para uma grande variedade de aplicações. A comunicação PROFINET se enquadra no padrão Ethernet Industrial, em conjunto com outros sistemas de Bus como EtherCat, CC-Link, Servos…

A vantagem dessas redes de comunicação é a possibilidade e a capacidade em tempo real e suas estrutura modular que permite escolher a funcionalidade rapidamente e facilmente. Isso permite projetar o tipo o tipo de troca cíclica de dados entre todos os dispositivos PROFINET, para cumprir os requisitos de velocidades crescentes e estabelecer inúmeras opções de diagnóstico em tempo real.

Atualmente, o Profibus é um dos mais importantes cabos bus industriais. Foi desenvolvido nos anos 90 e rapidamente se tornou o padrão de confiabilidade e grande quantidade de dados. Ele é utilizado para uma comunicação rápida entre sistemas de controle e sensores, assim como atuadores, com taxas de dados até 12 Mbps. A igus fornece um grande número de cabos PROFIBUS, são 11 tipos de cabos PROFIBUS disponíveis, com diferentes tipos de revestimentos, como PVC, PUR ou TPE.

O sistema Profinet pode ser considerado o sucessor das redes Profibus e irá substituí-la progressivamente nos próximos anos.

A comunicação Ethernet permite que os dados sejam trocados na forma de pacotes de dados com todos os dispositivos em uma rede. Aqui, a comunicação em tempo real ocorre em três níveis de comunicação. Este é o nível de gerenciamento, o nível de controle e o nível do sensor/atuador. O protocolo Ethernet é descrito em categorias que incluem frequências e capacidades de volume de dados de 100 Mbps a 10 Gbps… você provavelmente já deve ter ouvido termos como CAT5, CAT5e, CAT6, CAT6A e CAT7, pois são categorias utilizadas com frequência.

O cabo com protocolo Ethernet é o padrão na tecnologia de automação. Pode ser utilizado tanto na engenharia mecânica como em sistemas de processamento de imagem que utilizam sistemas de bus por sua elevada taxa de transmissão de dados. Na igus, você encontra mais de 30 tipos de cabos Ethernet.

O cabo de Single Pair Ethernet (SPE), é o protocolo mais recente dentro do grupo de sistemas Bus. Essa inovação oferece novas capacidades para o mercado do IIoT (Internet das coisas industriais – na tradução livre), que segue em rápido crescimento. O que é especial aqui no novo design desse cabo: um único par, mas com a capacidade de transmitir um sinal CAT5e. 

Essa tecnologia tem capacidades notáveis, principalmente em aplicações com espaços de instalação reduzidos. Essa tecnologia de cabos Single Pair Ethernet é a chave para a automação industrial inteligente porque é de baixo custo, tem peso reduzido e com suas dimensões reduzidas, ele se adequa perfeitamente nos espaços de instalações de sensores ou em equipamentos de controle onde o espaço é reduzido – seu diâmetro é cerca de 25% menor que os cabos de Ethernet padrões. Se a sua empresa tem adotado soluções voltadas para a indústria 4.0 esse protocolo certamente fará diferença para estabelecer um ecossistema confiável.

Os cabos com protocolo CAN Bus de destacam pela robustez. Eles estão disponíveis com diferentes seções transversais conforme necessário e são usados para diferentes aplicações com um ou dois pares. CAN bus (Controller Area Network) é um sistema de fieldbus desenvolvido pela Bosch em parceria com a Intel apresentado em 1986. O objetivo era reduzir os conjuntos de cabos em automóveis, para reduzir os custos e o peso. Com o tempo, estabeleceram-se diversos protocolos CAN, especialmente em áreas relacionadas com a segurança. Atualmente ele é muito utilizado na tecnologia de automação e em muitos veículos industriais como empilhadeiras, guindastes, plataformas elevatórias… e é por isso que um design projetado para resistir a diferentes tipos de movimentos, faz a diferença. A igus conta com 13 tipos de cabos CAN BUS.

Cabos DeviceNet, INTERBUS, Cabos Bus ASI e outros …

Os cabos bus são utilizados em uma variedade de aplicações, e os sistemas bus em computadores ou na eletrônica de consumo são também normalmente utilizados em aplicações industriais. Um exemplo é o USB 2.0 e USB 3.0, que têm conectores distintos e podem muitas vezes ser encontrados em câmeras industriais.

Algumas aplicações requerem sistemas bus proeminentes tais como INTERBUS ou DeviceNet, que fazem parte da família de cabos bus da igus também. Há também o proeminente cabo bus ASi, que é facilmente identificável em qualquer sistema devido à sua cor amarela e cantos quadrados. Na igus você também encontra soluções para esses tipos de protocolos.

Por quê os cabos de Bus chainflex® da igus® são diferentes?

Quando falamos de cabos Bus, o importante não é um grande fluxo de corrente, mas uma boa transmissão de sinais a longo prazo. A transmissão de dados depende da disposição de componentes como blindagem e vias, que determinam a qualidade da transmissão, pois são a base dos valores capacitivos do cabo. A posição muda durante o movimento, o que, por sua vez, altera a qualidade da transmissão de dados.

Como os cabos chainflex® da igus® são desenvolvidos próprios para aplicações com movimentação, o seu design especial assegura constantemente boas propriedades de transmissão de dados, os cabos seguem operando de forma contínua e com alta qualidade mesmo sob diversos tipos de movimento.

Sua configuração elétrica é diferente por exemplo, uma vez que tem diferentes valores elétricos, design mecânico diferenciado, seções e vias coloridas para fácil identificação… dentre as propriedades especiais que esses cabos possuem, podemos citar a resistência à diferentes temperaturas, resistência química e a óleos e seus materiais de revestimento resistentes ao desgaste.

Dois dos diferenciais mais notáveis são:

A vida útil previsível e calculável

É possível utilizar nossas ferramentas online para inserir os dados de sua aplicação e verificar a vida útil garantida e previsível para a aplicação em questão. Isso é possível, graças aos inúmeros testes contínuos realizados em nosso laboratório de testes na Alemanha, o maior da indústria. Os cabos chainflex® são sujeitos a testes muito complexos, a diferentes velocidades, diferentes temperaturas… todos esses dados alimentam um enorme banco de dados que cruza essas informações e são utilizadas para trazer essa informação a nossos clientes.

Dentre os benefícios desse cálculo de vida útil estão: um melhor planejamento de manutenção, a fácil visualização de redução de custos, uma vez que é possível comparar a durabilidade do cabo com outros disponíveis no mercado e garantia de confiabilidade da operação, que seja livre de falhas.

A garantia de 36 meses

Falando em garantia de funcionamento… nosso serviço de garantia oferece a garantia de que você precisa para poder projetar sua aplicação da maneira certa e sempre escolher o cabo chainflex® que funciona com confiabilidade, sob o menor custo. Ela é válida para o número de ciclos calculado de acordo com a calculadora de vida útil online igus, ou por até 36 meses a partir da data de entrega, o que ocorrer primeiro.

Gostaria de realizar uma cotação de cabos BUS? Solicite uma análise comparativa e veja como você pode reduzir custos trocando algumas propriedades dos cabos Bus.

Entre já em contato conosco!

Link para mandar mensagem via Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send/?phone=5511933222532

Ou nos mande um e-mail: rebeca.tarrago@igus.com.br

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.