Por que usar mancais esféricos feitos em polímero?

Rebeca Tarragô | 21st maio 2020

Em um mercado cada vez mais competitivo e em uma época onde produtividade é sinônimo de aumentar a tecnologia e reduzir custos, as soluções em polímero tem sido adotadas ao invés das metálicas por diversos motivos…

Trouxemos aqui alguns pontos que fazem os mancais esféricos feitos em polímero se destacaram cada vez mais no mercado e se tornado a escolha nº 1 de engenheiros e técnicos.

1… Peso – cargas móveis menores

Peso mais baixo

Os mancais esféricos feitos de polímeros possuem peso até 80% menor quando comparado à um mancal metálico. Deste modo, por exemplo, menos massa precisa ser movida, resultando em menor consumo de energia.

2… Possibilidade de uso em diversos ambientes – resistentes à corrosão.

A resistência à corrosão dos elementos igubal® os tornam particularmente adequados para a utilização em ambientes externos ou expostos à diferentes condições. O mancal em polímero também pode ser utilizado sem problemas em ambientes agressivos. Mesmo sob acumulações extremas de sujeira, e conseguem na maioria dos casos funcionar sem vedação.

3… Reduz a vibração – alto nível de amortecimento

A utilização de plásticos especiais como o material do alojamento e também para a superfície esférica faz dos mancais esféricos igubal® um componente ideal quando é necessário um maior amortecimento de vibração. O prolongamento da vida útil pode frequentemente ser alcançado usando mancais esféricos em polímero, particularmente em aplicações com oscilações e vibrações de alta frequência.

4… Livres de lubrificação e livres de manutenção

Ao evitar os lubrificantes e óleos, não existe qualquer risco de acúmulo de resíduos, ou de formação de uma mistura pastosa. O lubrificante já vem incorporado aos materiais de mancais lisos tribologicamente otimizados e também garante uma lubrificação uniforme durante toda a vida útil do mancal. Dessa forma é possível isentar o serviço de lubrificação constante e parada de máquinas e equipamentos para manutenção, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

5… Design – alta capacidade de carga

A capacidade de transporte de carga dos elementos de mancal igubal® livres de manutenção é muito elevada em temperatura ambiente normal. Os mancais igubal® absorvem forças elevadas e, ao mesmo tempo, pesam apenas 1/5 do alojamento do mancal metalálico comum. As excelentes propriedades de amortecimento surgem quando o material de plástico do mancal é capaz de absorver vibrações, em contraste com o aço.

6… Possibilidades de movimentação – rotação, linear e oscilante

Uma vez que os elementos dos mancais são configurados como mancais lisos, é possível utilizar o igubal® para movimentos oscilantes e de rotação, assim como para movimentos lineares na direção axial.

7… Diâmetro do eixo e design esférico – autocompensadores

Se for optar pelos mancais esféricos em polímero da linha igubal® eles estão disponíveis para diâmetros de eixo de 2mm a 50mm como itens padrão do estoque. Devido ao seu design esférico, os mancais esféricos igubal® são idealmente projetados para compensar desalinhamentos do eixo, inclinações e curvas. Além disso, as ocorrências potenciais de cargas na extremidade são quase totalmente evitadas por causa do recurso de autoajuste. A superfície esférica acomoda facilmente a utilização com movimentos oscilantes.

Show né?

Esses são apenas alguns dos motivos que fazem os plásticos da igus® de elevada performance, uma alternativa mais econômica e eficiente quando comparado às soluções tradicionais metálicas – além de que ambos têm a mesma robustez. Os produtos dessa linha incluem terminais de rótula e mancais esféricos com e sem flange, garfos, rótulas esféricas e articulações esféricas/fêmea angulares e axiais.

Que tal quebrar esse paradigma e testar agora mesmo as soluções em polímero?

Para mais informações, acesse: https://www.igus.com.br/info/spherical-bearings-spherical-bearings

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.