Por que usar guias lineares igus® – Plástico vs. Metal

Miriam Araldi | 18th fevereiro 2021

As guias lineares drylin® igus foram desenvolvidas para funcionamento a seco e, por isso, são isentas de manutenção lubrificação. A elevada superfície de contato distribui a força e permite o uso de guias e eixos macios que podem movimentar altas cargas sem forças excessivas de acionamento.

A igus foi uma das primeiras empresas especialista em polímeros à aceitar o desafio de desenvolver sistemas de guias lineares isentos de lubrificação, com baixo atrito e vida útil elevada.

Hoje em dia, as vantagens das guias lineares drylin, abriram espaço para diversas aplicações sensíveis, que exigiam componentes mais resistentes e duradouros em ambientes exigentes. Elas garantem confiabilidade em aplicações com velocidades elevadas, de forma muito silenciosa. Podem ser empregadas em ambientes que exigem alto nível de higiene, como na indústria alimentícia, de bebidas, embalagem ou médica e também sob diversas temperaturas.

Por que Plástico ao invés de metal?

As propriedades autolubrificantes dos plásticos garantem a isenção de lubrificação e manutenção da aplicação, podem movimentar altas cargas sem forças excessivas de acionamento e os custos de aquisição são até 40% mais baixos sem custos operacionais adicionais.

Os rolamentos de esferas metálicas por sua vez, possuem um contato pontual. Ou seja, a força é transmitida através das esferas sobre um único ponto, sendo necessária a lubrificação para o funcionamento dos mesmos.

A vantagem dos plásticos é que eles podem ser desenvolvidos para propriedades específicas. Dependendo dos requisitos, revestimentos lineares que são resistentes à pressão e ao desgaste, bem como ao meio e à temperatura, podem ser produzidos. Além disso, ao selecionar o emparelhamento de material adequado de superfície, eixo e trilho, os coeficientes de atritos das buchas podem sem influenciados positivamente e sua vida útil estendida.

Material

 Nossas guias são oferecidas com eixos e trilhos em alumínio anodizado. Isto porque o alumínio tem uma excelente condutividade térmica comparando-se com materiais ferrosos, a cominação ideal para buchas em polímero. Altas velocidades combinadas com cargas altas, geram um acúmulo de calor por atrito, o que não é recomendado para qualquer mancal deslizante, inclusive o polimérica.

Cálculo de vida útil

Você pode configurar uma guia linear de acordo com a sua aplicação específica e, ao mesmo tempo, calcular a sua vida útil. Acesse: https://drylin-linear-guides-expert.igus.tools/series?l=pt&c=BR

Vantagens das guias lineares igus®:

  • Vida útil longa apesar de exposição a altos níveis de sujeira
  • Até 40% mais econômica que guias de rolamentos de esferas recirculantes
  • Quatro vezes mais silenciosos devido a elementos deslizantes em polímero
  • Tecnologia linear livre de lubrificação para requerimentos higiênicos extremamente altos
  • Sem valor mínimo de encomenda, sem quantidade mínima de encomenda

Saiba mais sobre nossas soluções em: https://www.igus.com.br/info/linear-guides-plastic-vs-metal

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.