Por que testamos tanto?De testes padrões a testes complexos em nosso laboratório de teste para cabos – igus Blog Brasil

Por que testamos tanto?
De testes padrões a testes complexos em nosso laboratório de teste para cabos

Rebeca Tarragô | 26th novembro 2021

Essa é uma pergunta boa e nós temos uma boa resposta pra ela! Isso ocorre porque os testes exigem muito tempo e dinheiro.

Não existe um teste padrão que todo fabricante de cabos deve realizar? Que informações o teste padrão pode nos dar? Que vantagem você, como cliente, ganha com nossa decisão de testar cabos em condições reais nas esteiras porta cabos? Vamos responder todas essas perguntas na postagem de hoje no blog.

O cabo certo para sua aplicação

Primeiro, vamos examinar a importância de um cabo em uma máquina. Do ponto de vista comercial, os cabos são classificados como peças C. Na mente do cliente, eles geralmente desempenham um papel secundário em uma máquina complexa. Um cabo torna-se significativo apenas quando para de funcionar.

Mas agora vamos imaginar que haja uma falha imprevista no cabo. Tenho certeza que você pode imaginar. De repente, as funções de segurança ‘salva-vidas’ responsáveis ​​por abrir e fechar a porta de um trem não estão mais disponíveis. Os motores de um grande guindaste de carga no porto de Hamburgo, responsável por carregar e descarregar grandes navios porta-contêineres, não funcionam mais. Nesses exemplos, a parte C repentinamente se torna muito mais importante. Agora é responsável por ferimentos ao pessoal ou danos às máquinas e significa custos imensos devido ao tempo de inatividade. Portanto, é especialmente importante selecionar o cabo certo para sua aplicação e para a tensão esperada no cabo.

Queremos saber o que nosso produto pode fazer. Nosso cliente tem direito a uma declaração clara.

Existem muitos testes padrões – eles não são suficientes?

As propriedades elétricas de um cabo são testadas durante a fabricação. Afinal, você quer tocar em um fio sem levar um choque elétrico. Todos os cabos também são submetidos aos chamados testes padrão para determinar se eles podem suportar tensões mecânicas. O padrão para isso distingue entre cabos dispostos de forma flexível e cabos instalados permanentemente. Estamos nos concentrando aqui especificamente em cabos flexíveis porque, em teoria, os cabos para esteiras porta cabos também são colocados de forma flexível. Mas não existe um teste padrão para cabos de esteiras porta cabos. Se olharmos para o teste relevante para esses cabos, encontramos pouca ou nenhuma semelhança com a aplicação em que o cabo será usado posteriormente. O “teste de flexão”, que padroniza a resistência à flexão alternada do cabo, não tem nada a ver com aplicações realistas em sistemas de esteiras. O cabo a ser testado é meramente guiado sobre rolos em condições padronizadas. O cabo passa no teste se suportar um determinado número de ciclos – ou seja, movimentos sobre os rolos – com um raio definido (= raio de curvatura do cabo).

Por que um teste padrão não é suficiente para nós

Agora pense na sua aplicação, que envolve um cabo guiado por uma esteira porta cabos. Eu estou pensando aqui de ajustar uma mesa de moagem em uma máquina-ferramenta. Isso envolve requisitos completamente diferentes com relação ao comportamento de abrasão, forças de tração e cisalhamento e uma carga recorrente no mesmo ponto devido ao raio de curvatura. O teste padrão não leva isso em consideração.

O laboratório de teste da igus

É por isso que nós da igus® decidimos testar nossos cabos chainflex® no e-chain® sob condições do mundo real, além do teste padrão. Portanto, instalamos a esteira para o movimento relevante (curso longo, curso curto, etc.) no laboratório de teste chainflex para cabos e movemos de acordo. E medimos os parâmetros dos cabos elétricos. Eles nos mostram coisas como desenvolvimento de desgaste.

Com esses testes conseguimos trazer muito mais informações e precisão para nossos clientes e parceiros. Os resultados de todos eles são armazenados em um banco de dados gigantescos que nos permite trabalhar com N ferramentas online posteriormente. Como por exemplo, a de cálculo de vida útil. Essas informações extraídas dos testes nos permitem estimar aos nossos clientes quanto tempo esse cabo durará na aplicação dele.

Além da credibilidade que toda essa informação passa, conseguimos auxilia na manutenção preventiva e no planejamento da mesma. Em todos esses testes, nós nos esforçamos para manter o nível de qualidade constante e dar a você uma declaração concreta sobre a durabilidade do cabo em esteiras porta cabos.

Saiba mais sobre o laboratório de testes aqui:

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.