Por que as buchas feitas em polímero tribologicamente otimizado tem ganhado espaço no mercado? – igus Blog Brasil

Por que as buchas feitas em polímero tribologicamente otimizado tem ganhado espaço no mercado?

Nayara Espinaci | 19th julho 2022

Em máquinas e equipamentos há diversos componentes que estão em constante movimentação, e a elevada vida útil dos equipamentos e boa funcionalidade é prioridade para as indústrias, afinal, máquinas potentes e produtivas garantes resultados melhores para sua empresa, e máquinas paradas geram custos! Com a implementação de buchas autolubrificantes de plástico tribo-otimizados da igus®, nós conseguimos melhorar a vida útil de seu equipamento, reduzir custos e eliminar a necessidade de graxa em aplicações.

Mas o que são polímeros otimizados?

Primeiramente, vamos entender a tribologia: É uma competência central na qual a igus® se concentra ao criar plásticos de movimento estudando as superfícies de contato, incluindo o desgaste e as características de atrito desses sistemas. Basicamente, nossos engenheiros buscam desenvolver materiais que melhorem os plásticos para suas buchas e rolamentos.

Os plásticos compostos, ao qual projetamos as buchas, possuem uma base polimérica, que podem ser POM ou PA, e são responsáveis ​​pelas principais propriedades mecânicas da bucha. Eles fornece a força do núcleo, a capacidade de carga e os limites de temperatura do produto.

Além disso, é adicionada uma matriz de lubrificação sólida, a qual assume a forma de enchimentos de PTFE. Existem outros tipos de lubrificantes sólidos, às vezes de silicone, que é adicionado aos materiais da bucha. Esses lubrificantes são responsáveis ​​por reduzir o atrito na aplicação.

Também são adicionadas fibras de reforço e compostos de reforço ao material base, que não apenas ajudam na capacidade de carga, mas também na resistência ao desgaste das peças. A bucha em si é apenas metade da equação em um sistema.

“Os lubrificantes sólidos são como pequenas partículas microscópicas, embutidas em milhões de minúsculas cápsulas, da maioria do material das fibras reforçadas. A partir destas cápsulas, as buchas soltam pequenas quantidades de lubrificante sólido durante o movimento.”, diz Marcio Marques, gerente de produto da linha dry-tech da igus. “Os lubrificantes sólidos ajudam a diminuir o coeficiente de atrito das buchas autolubrificantes iglidur®. Como eles estão embutidos nas pequenas cápsulas, não podem ser retirados. Eles estão sempre lá, desde que a bucha e o eixo estejam em movimento.”, completa.

Dentre o portfólio de materiais que a igus® fornece no mercado, encontram-se materiais universais; resistentes ao desgaste; para temperaturas elevadas; alta resistência à diferentes meios; para contato com alimentos; de alta carga; além dos materiais para aplicações especiais.

Quanto mais precisamente você conhecer os requisitos para a bucha ou componente desejado, mais fácil será para encontrar o material certo. Para se convencer do desempenho das buchas de plástico iglidur®, disponibilizamos para nossos clientes uma consultoria técnica gratuita, por telefone ou diretamente na sua empresa, além de fornecer amostras grátis.

O que os polímeros de alto desempenho iglidur® podem fazer?

Há mais de 30 anos, a igus® fabrica buchas autolubrificantes de polímeros de alto desempenho que passam por testes extensivos para que sua vida útil possa ser calculada usando nossas ferramentas on-line gratuitas, e garantem que não são apenas econômicas, mas também livres de manutenção, livres de lubrificação e versáteis.

Duas grandes indústrias que se beneficiam dos nossos plásticos de movimento são a automação de laboratório e o manuseio de fluidos. Muitas máquinas de laboratório diferentes dependem de peças plásticas deslizantes. O fato de não haver lubrificação os tornam muito adequados para qualquer tipo de uso em produtos químicos científicos ou químicos. Não há lubrificação para penetrar nas amostras. Mantém o ambiente imediato do laboratório limpo.

Além de peças lineares, as impressoras 3D usam muitas buchas de plástico para aplicações giratórias, assim como fusos de avanço e porcas de plástico, também disponíveis no nosso portfólio de produtos da linha mecânica.

Além disso, uma indústria absolutamente essencial para as nossas buchas autolubrificantes de plástico é de máquinas de embalagem. Esses tipos de aplicações podem ser ambientes desagradáveis, dependendo do que o usuário final está empacotando. Os itens a serem embalados podem ser substâncias ásperas, como cebolas, batatas fritas ou todos os tipos de mídia diferentes. As buchas autolubrificantes de plástico, devido à falta de lubrificante úmido, prosperam nessas aplicações.

As buchas tribo-otimizadas estão disponíveis no enorme portfólio de peças padrão em estoque ou como peças especiais personalizadas, sem quantidade mínima de encomenda! Entre em contato em marketing@igus.com.br

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.