Os segredos das cabos chainflex: dicas para escolher o melhor cabo – igus Blog Brasil

Os segredos das cabos chainflex: dicas para escolher o melhor cabo

Rebeca Tarragô | 23rd outubro 2023

Existem muitos fatores a considerar ao escolher um cabo de qualidade para uso em sistemas de movimento. Em essência, os cabos chainflex atendem aos mesmos critérios que os cabos padrão usados em instalações fixas. No entanto, os cabos chainflex têm várias vantagens adicionais para aplicações em sistemas de movimento, e eu vou explicar isso a seguir usando nosso cabo de controle CF6 como exemplo.

  1. Elemento central resistente à tração
    • Cabos padrão: Cabos comuns, quando montados, geralmente possuem um espaço vazio no meio quando há pelo menos 5 vias, tornando o cabo instável e fazendo com que as vias se movam em direção ao centro. Para resolver isso, os fabricantes muitas vezes preenchem esse espaço com plástico.
    • Cabos chainflex: Usamos um elemento central resistente à tração para preencher esse espaço vazio. Além disso, esse elemento tem uma função adicional – ele absorve as forças internas que ocorrem durante o movimento do cabo. Ele é feito de uma corda especial resistente à tração. Essa característica é particularmente importante em movimentos altamente dinâmicos com muitas mudanças de direção.

  2. Vias de cobre otimizado
    • Cabos padrão: A principal função das vias de cobre é conduzir eletricidade.
    • Cabos chainflex: A via de cobre em nossos cabos chainflex também é projetado para conduzir eletricidade, mas passamos por extensos testes para encontrar a combinação perfeita de diâmetro do fio único, número de fios, bem como o comprimento e a direção das torções para garantir que os fios permaneçam em seu lugar durante o movimento. Isso evita que os fios se rompam e causem curtos-circuitos.

  3. Isolamento das vias
    • Cabos padrão: O isolamento das vias evita que a eletricidade vaze para as vias vizinhos.
    • Cabos chainflex: Nossos cabos chainflex também possuem isolamento das vias, mas usamos materiais especialmente resistentes ao desgaste, pois as vias dentro do cabo estão em constante movimento.

  4. Torção das vias
    • Cabos padrão: As vias são levemente torcidos com um espaçamento grande para evitar desprendimento durante o processo de fabricação.
    • Cabos chainflex: Nossa torção das vias é projetada para garantir que eles permaneçam no lugar durante movimentos repetitivos. Usamos uma torção curta e, para cabos com pelo menos 12 viass, usamos uma técnica chamada de “torção em feixe” para lidar com as forças de tração e empuxo geradas pelos movimentos.

  5. Revestimento interno
    • Cabos padrão: O revestimento interno tem o objetivo de dar forma arredondada ao cabo, permitindo a conexão com conectores e caixas de junção padrão.
    • Cabos chainflex: Além de sua função de dar forma arredondada ao cabo, em cabos igus®, o revestimento interno serve como base para o escudo do cabo. Isso ajuda a manter a estrutura do cabo sob controle, permitindo que ele se mova suavemente.

  6. Blindagem
    • Cabos padrão: A blindagem é usada para proteger contra interferência eletromagnética.
    • Cabos chainflex: Os cabos da igus® têm uma blindagem com um ângulo de trança baixo, o que permite que ela se adapte ao movimento do cabo, abrindo e fechando como uma tesoura. Uma trança íngreme não conseguiria se adaptar ao movimento e poderia quebrar rapidamente. Além disso, a blindagem em cabos chainflex oferece alta cobertura, o que significa uma proteção eficaz contra interferência eletromagnética.

  7. Revestimento externo
    • Cabos padrão (uso fixo): O revestimento externo protege o cabo contra fatores ambientais, como óleo, poeira e radiação UV.
    • Cabos chainflex (uso em movimento): Oferecemos cabos chainflex com diferentes materiais de revestimento externo, como PVC, iguPUR, PUR e TPE. Isso nos permite fornecer o material de revestimento adequado para qualquer ambiente, seja ele resistente a óleo, protegido contra radiação UV ou adequado para baixas temperaturas. Todos os materiais são altamente resistentes ao desgaste e são extrudados sob pressão.

Se você tiver alguma dúvida sobre essas 7 dicas para escolher o melhor cabo ou precisar de mais informações, não hesite em nos contatar.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.