Ondas amortecidas suavemente com a tecnologia linear livre de manutenção da igus® para barcos de alta velocidade

Rebeca Tarragô | 26th novembro 2019

Você sabia? Que as guias lineares drylin resistentes ao desgaste estão sendo cada vez mais utilizadas em assentos de barcos para garantir uma navegação segura.

Altas velocidades e altas ondas não trazem apenas muita diversão a bordo de barcos de alta velocidade, mas também podem ser perigosas, uma vez que os passageiros ficam sujeitos a um impacto físico cada vez que o casco do barco bate na água. Por isso, são necessários guias com amortecimento de vibrações e buchas que absorvem estes impactos. Os projetistas são capazes de confiar na tecnologia linear de buchas resistentes ao desgaste da igus, graças ao uso de tribo-polímeros que são livres de lubrificantes, sem necessidade de manutenção e resistentes à corrosão.

Ondas, uma leve brisa e sol são as condições que garantem muita diversão em barcos de alta velocidade. Para garantir isto, os projetistas precisam instalar não apenas um motor potente, mas também assentos que dão à tripulação uma sensação de segurança e conforto ao viajar na água. Altas ondas e velocidades elevadas requerem componentes amortecidos e leves como assentos com amortecimento de vibrações. O motivo é que os passageiros a bordo ficam sujeitos a impactos repetidos quando o casco do barco bate na água. Impactos fortes como estes podem rapidamente causar lesões greves à coluna ou órgãos internos. Portanto, tais assentos devem possuir buchas e guias resistentes ao desgaste que possam absorver as forças envolvidas. É por este motivo que os desenvolvedores de barcos de alta velocidade como a Kaj Naval na Polônia ou a Cobra Seats Technology Ltd. na Grã Bretanha utilizam a tecnologia de buchas livres de lubrificação e manutenção feitas de plásticos de alto desempenho da igus.

Guias lineares amortecem os impactos em assentos de barcos

A empresa polonesa Kaj Naval desenvolve assentos para barcos a motor há sete anos. Para o último tipo de assento, os projetistas estão utilizando uma guia linear drylin W para os amortecedores montados em molas. A guia garante que os assentos deslizem suavemente, até mesmo em velocidades altas, absorvendo as vibrações das ondas. O carrinho não possui folga lateral devido ao uso de elementos deslizantes feitos de tribo-polímeros e não apresenta nenhum sinal de desgaste até mesmo depois de um longo período de funcionamento. Outra vantagem é que a solução resistente à corrosão da igus é livre de lubrificação e manutenção e consideravelmente mais leve que alternativas metálicas como guias de rolamentos de esferas recirculantes.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.