O SEGREDO ESTÁ NO PLÁSTICO

Rebeca Tarragô | 28th junho 2019

Tenho certeza que você já ouviu alguém dizendo: “Não se pode julgar só pela aparência”, querendo dizer que só podemos julgar o valor de algo pela experiência prática e pessoal ou pelos resultados obtidos… Quando o assunto é buchas e rolamentos em plástico autolubrificante é comum ouvirmos pessoas subestimando se é possível elas cumprirem todas as promessas técnicas e pressupondo que são mais frágeis que os componentes metálicos…

Nas últimas décadas, houve uma mudança notável, onde muitas pessoas migraram das soluções de rolamentos de esferas recirculantes e rolamentos metálicos revestidos com PTFE para buchas e rolamentos de plástico de alto desempenho. Essa transição pode ser atribuída a uma série de fatores, mas dois dos mais importantes são a composição do material e o design técnico da bucha de substituição.

Vamos falar brevemente aqui sobre esses dois diferenciais que se destacam e fazerem muitos engenheiros e profissionais da indústria migrarem das soluções convencionais metálicas, para os componentes de polímero de alto desempenho.

Composição material
Durante a operação dos rolamentos convencionais, lubrificantes como graxas, são normalmente aplicados para reduzir o atrito e minimizar o desgaste. No entanto, os produtos em polímero da igus® contêm lubrificantes sólidos como partículas em sua composição que são liberadas em pequenas quantidades durante o movimento. Como resultado, todos as buchas da igus® não requerem lubrificação externa, o que elimina a manutenção e reduz os custos.

Alguns exemplos de materiais e aplicações para que são indicados:

Buchas DryLin® R
Material: iglidur® J
Cor: amarelo
Adequada para os seguintes materiais de eixos: Aço cementado, aço inoxidável, aço inoxidável macio, e eixo de alumínio anodizado.

Buchas DryLin® W
Material: iglidur® J200
Cor: cinza escuro
Adequada para os seguintes materiais de eixos:
Eixo de alumínio anodizado

Buchas DryLin® X
Material: iglidur® X (para alta temperatura aplicações até 250°C)
Cor: cinza escuro
Adequada para os seguintes materiais de eixos: eixos inoxidáveis ​​cromados e temperados

Design
Além de sua composição material, o design das buchas lineares de plástico também as torna únicas. Esses mancais podem parecer enganosamente simples, mas na verdade, não são. A peça tem uma fenda longitudinal que permite fácil instalação em um carrinho ou alojamento sem o uso de qualquer ferramenta; isso também é conhecido como “slip-fit”.

Ao contrário dos rolamentos press-fit, uma bucha autolubrificante levantou sulcos no OD do revestimento que cria uma pausa mecânica no alojamento. Isso elimina o risco de deslocamento da bucha devido a mudanças de temperaturas ou carga axial extrema. Há também um pino grande no OD do revestimento que o protege radialmente para evitar que ele gire.

Além disso, por causa do design slip-fit, a igus® é capaz de oferecer opções adicionais. Um exemplo é o adaptador TJUI, que possibilita a substituição de buchas sem desmontar os eixos. Instalação rápida e fácil substituição não é uma opção com rolamento revestido de PTFE ou um rolamento de esferas. Essa rápida substituição e colocação pode ser um atributo muito útil dependendo do ambiente em que o produto está inserido.

Por fim, as ranhuras patenteadas na bucha linear servem para duas
finalidades. Primeiro, se a expansão térmica ocorre, as ranhuras se dilatam longe do eixo, o que impede a bucha de travar. Em segundo lugar, em ambientes especialmente agressivos, esses espaços/ranhuras atuam como canais de sujeira, onde os detritos podem passar facilmente pelo sistema da bucha sem travar e causar paradas não planejadas.

Você está trabalhando atualmente em uma aplicação onde os rolamentos ou as guias lineares usam rolamentos revestidos de PTFE ou de esferas? Se gostaria de ajuda técnica em sua aplicação, entre em contato conosco pelo e-mail: marketing@igus.com.br ficaremos felizes em ajudá-lo à melhorar a tecnologia de seu equipamento!

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.