O que são guias lineares telescópicas e onde são utilizadas? – igus Blog Brasil

O que são guias lineares telescópicas e onde são utilizadas?

Rebeca Tarragô | 10th agosto 2022

As guias lineares telescópicas consistem em guias “extensíveis” ou também chamadas de guias “corrediças” com duas partes de movimento linear diretamente interconectadas, onde uma parte da guia é fixada e a outra desliza sob ela em um movimento limitado e definido.

Muito utilizadas em gavetas, máquinas de venda automática, ou ajustes de assentos e encostos de cabeça, elas são pequenos trilhos que são empurrados juntos e separados. Esse componente é adequado para locais com espaços reduzidos que necessitam de movimentação e deslizamento suave.

Recentemente a igus desenvolveu a primeira guia telescópica feita em polímero do mundo – a guia telescópica drylin® NTP. Feita por moldagem por injeção o sistema garante fácil extensão e pode ser muito útil quando aplicado em alguns segmentos. Com elas, gavetas, assentos e apoios de cabeça podem ser facilmente puxados e ajustados de forma silenciosa e leve.

Por exemplo, na construção de aeronaves, automóveis ou outros veículos, não só apenas a durabilidade dos componentes é levada em consideração nos projetos, mas sobretudo a leveza e a rapidez de montagem.

Com o peso reduzido por ser fabricada em plástico de engenharia elas podem apresentar reduções significativas nessas aplicações, como na de aeronaves, onde o peso é um ponto crucial para a economia de combustível. Todo e qualquer ponto que possa ser otimizado pode apresentar ganhos.

Quando comparadas com as guias telescópicas feitas em alumínio elas são 64% mais leves, com o mesmo comprimento de extensão. Seguindo o exemplo citado acima, essas guias implementadas em aeronaves, vamos supor que, em seis gavetas utilizadas na parte da cozinha e gabinetes móveis da aeronave, o peso seria reduzido em 11 kgs, economizando mais de 33 toneladas de combustível em um Airbus A340-400 durante seus 20 anos de funcionamento.

Uma outra vantagem das guias telescópicas da linha drylin® é que não são utilizadas esferas recirculantes. Lubrificantes externos não são necessários, as guias são resistentes à corrosão e também são adequadas para uso em áreas higiênicas, como na indústria de embalagens ou tecnologia médica.

Ao eliminar a graxa, nenhuma poeira ou sujeira adere aos trilhos, o risco de falha é minimizado e podem ser limpos e higienizados de forma facilitada, mesmo com produtos químicos. Um exemplo muito legal que temos da aplicação dessas guias, seja a versão em polímero, ou a versão em alumínio anodizado que possui nossos componentes deslizantes feitos em polímero em seu interior, é em aplicações em barcos.

Por não sofrer corrosão e não ter essas esferas metálicas em seu interior – que podem sofrer corrosão e causar o travamento do sistema – elas podem ser aplicadas em ambientes úmidos ou por exemplo, que podem ter contato com a água do mar. Assista o vídeo abaixo para ver um exemplo dessa aplicação.

Seja para qual for a aplicação, contamos com uma linha bem ampla de guias telescópicas que são especificadas de acordo com a sua aplicação em uma consultoria técnica gratuita.

Tem uma aplicação que gostaria de testar nossas guias telescópicas? Entre em contato conosco!
Estamos à disposição para ajudar a otimizar toda aplicação móvel!

Para saber mais sobre as guias telescópicas drylin®, acesse: https://www.igus.com.br/info/drylin-nt-telescopic-guide

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.