O que são fusos trapezoidais com trava automática?

Rebeca Tarragô | 1st abril 2020

Ao lidar com projetos envolvendo fusos trapezoidais, você já pode ter ouvido a palavra “auto-travamento” ou trava automática. Mas o que exatamente isso significa em relação à tecnologia de porcas e fusos? E quais são as diferenças entre os fusos de avanço rápido e trapezoidais? Explicamos de forma breve e simples!

O travamento automático significa que um movimento da porca e do eixo rosqueados não é possível sem força externa. Isso está relacionado ao gradiente e ao coeficiente de atrito. O travamento automático permite ao usuário dispensar um freio caro em muitas aplicações.

Os fusos trapezoidais possuem esses sistemas de trava automática Isso significa que, devido ao ângulo do flanco deslizante e do atrito, não há movimento da porca ou do eixo sem forças externas. Assim que o atrito estático é excedido, os corpos não são mais “auto-travantes”. Os fusos trapezoidais multi-entradas têm um “escape residual”, os fusos de avanço rápido não possuem travamento automático.

Veja o exemplo abaixo para esclarecer:

Aqui você pode ver claramente que o passo do fuso de avanço trapezoidal é menor que o do fuso de avanço rápido. Os valores de atrito das duas porcas contra os eixos de aço inoxidável são idênticos. Como já descrito acima, o passo menor significa que a porca trapezoidal não pode se mover sem ajuda externa.

E por último, mas não menos importante: o efeito do bloqueio automático também pode ser influenciado. O coeficiente de atrito, por exemplo, depende da combinação correta dos materiais, da qualidade da superfície, da lubrificação ou das substâncias autolubrificantes, etc. A carga axial e influências externas também desempenham um papel.

O uso das porcas corretas depende sempre da aplicação e tem que ser observada e especificada de acordo com cada caso. Nossos especialistas terão prazer em ajudá-lo a encontrar os itens mais indicados para a sua aplicação: Formulário de contato

Texto: Zoe Moser
Adaptado por: Rebeca Tarragô

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.