O que são cabos BUS e quando devo utilizar esse tipo de comunicação? – igus Blog Brasil

O que são cabos BUS e quando devo utilizar esse tipo de comunicação?

Rebeca Tarragô | 1st março 2021

BUS é uma abreviação para o termo “Binary Unit System”, que significa sistema de unidades binárias e descreve um sistema que é responsável pela transmissão de dados entre participantes individuais em uma rede. O cabo de bus representa uma ligação de dados que liga todos os participantes entre si através de um caminho de transmissão.

Podemos comparar o funcionamento ao sistema nervoso humano. Em nosso corpo, os dados ou informações são enviados dos nossos órgãos sensoriais, como por exemplo, o olho está todo ligado através de um sistema nervoso ao nosso cérebro. É lá que as informações e comandos adicionais são processados e passados para outro membro realizar uma ação, como para a mão pegar um objeto. Hoje em dia, os sistemas BUS são padrões na comunicação industrial e dificilmente uma indústria consegue operar sem eles.

Existem muitos tipos de cabos de bus, como cabos de ethernet, CAN Bus , Profinet ou Profibus… Os cabos de bus chainflex® foram projetados para muitos tipos de aplicação e atendem aos mais altos padrões. 

Como tudo começou:

A comunicação industrial começou com redes de cabos paralelos. Todos os participantes foram conectados diretamente em uma rede com o nível de controle e regulação. Com o aumento da automação, isso significava um esforço cada vez maior de comunicação. Hoje, a comunicação industrial é baseada principalmente em sistemas fieldbus ou redes de comunicação baseadas em Ethernet.

Fieldbus

Os chamados “dispositivos de campo”, como sensores e atuadores, são conectados a um controlador lógico programável (conhecido como PLC) por meio de barramentos de campo seriais conectados por cabo. Aqui, o fieldbus garante uma troca rápida de dados. Em contraste com a rede de cabos paralela, o fieldbus se comunica apenas por meio de um cabo. Assim, o esforço de cabeamento pode ser significativamente reduzido . Um fieldbus opera usando um sistema host e de dispositivo. Aqui, o host é responsável por controlar os processos e o dispositivo processa as tarefas pendentes.

Diferenciação de “fieldbuses

Os fieldbus diferem em sua topologia, seus protocolos de transmissão, o comprimento máximo de transmissão e a quantidade máxima de dados por telegrama. A topologia de rede descreve o arranjo específico de dispositivos e cabos. Uma distinção é feita aqui entre topologia em árvore, topologia em estrela, linha ou anel. Os barramentos de campo conhecidos são Profibus ou CANopen. O protocolo de barramento é o conjunto de regras sob as quais a comunicação ocorre.

Ethernet

Um exemplo de protocolos BUS são os protocolos Ethernet. A comunicação Ethernet permite que os dados sejam trocados na forma de pacotes de dados com todos os dispositivos em uma rede. Aqui, a comunicação em tempo real ocorre em três níveis de comunicação. Este é o nível de gerenciamento, o nível de controle e o nível do sensor / atuador. Padrões uniformes são formados para esse propósito. Estes são administrados pelo Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica (IEEE) .

Comparação de fieldbus vs. Ethernet

O protocolo Ethernet permite a transmissão de dados em tempo real e a transferência de grandes volumes de dados. Com os fieldbuses clássicos, isso ou não é possível por completo ou é feito com grande dificuldade. Há também uma faixa maior de endereços com um número quase ilimitado de participantes disponíveis.

Mídia de transmissão Ethernet

Vários meios de transmissão são possíveis para a transmissão de protocolos Ethernet. Podem ser, por exemplo, rádio, cabos de fibra ótica ou cabos de cobre. O cabo de cobre é mais comumente usado em comunicações industriais. Uma distinção é feita entre 5 categorias de cabos. É feita uma distinção entre a frequência de operação, que indica a faixa de frequência do cabo, e a taxa de transmissão, que descreve o volume de dados por unidade de tempo.

Conclusão

Em resumo, podemos dizer que um BUS é um sistema de transmissão de dados entre vários participantes por meio de um caminho de transmissão comum. Conforme mencionamos no começo, na comunicação industrial, existem vários sistemas BUS, que também podem ser específicos do fabricante.

Você precisa de um cabo de BUS para o seu sistema? Seja para raios de curvatura pequenos ou cursos longos. Sejam eles ambientes secos ou oleosos, com condições de operação difíceis… Nós temos o cabo certo para você. Entre em contato conosco!

marketing@igus.com.br
(11) 3531-4470

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.