O que é o gerenciamento Lean e como funciona? – igus Blog Brasil

O que é o gerenciamento Lean e como funciona?

Nayara Espinaci | 6th janeiro 2022

O gerenciamento Lean foca na eliminação de desperdícios e outras operações sem valor agregado. Desperdícios podem ser encontrados em processos ineficientes, o que pode levar a excesso de produção, tempos de espera, comunicação desnecessária ou etapas de trabalho complicadas que o cliente não deseja nem espera pagar.

Os 7 tipos de desperdícios

Para viabilizar uma forma ágil de trabalhar, qualquer tipo de desperdício deve ser identificado nos processos de uma empresa. A Teoria do Gerenciamento Lean descreve sete tipos de atividades sem valor agregado:

Os 5 princípios Lean

Porém, um processo sem desperdício dificilmente é possível. Portanto, o gerenciamento Lean se concentra em reduzir o desperdício a um valor ideal predefinido e alcançável. Além disso, cinco princípios são usados:

1. Defina os valores de seus clientes
Os requisitos e necessidades do cliente são o foco. Os produtos devem corresponder às ideias do cliente e ser adaptados exatamente às suas necessidades. O planejamento da produção é projetado para atingir esse objetivo.

2. Analise seu fluxo de valor
Durante a análise, os processos são divididos em subáreas e analisados. Em última análise, todos os processos da cadeia de valor devem estar alinhados com o fluxo de valor.

3. Implementar o princípio de fluxo
Presumindo que esse fluxo de valor seja executado da maneira mais suave possível, sem interrupções, o desperdício pode ser evitado. Para esse propósito, as etapas de um fluxo de valor são colocadas em uma ordem adequada e adaptadas umas às outras. Isso é feito perguntando se eles procedem simultaneamente ou em sucessão e como os gargalos podem ser evitados.

4. Apresente o princípio Pull
Frequentemente, as empresas produzem com o objetivo de plena utilização da capacidade e “empurrando” os produtos independentemente da demanda concreta por meio das etapas de produção individuais (= princípio push). Em contraste, o princípio pull produz de acordo com necessidades específicas. Idealmente, nenhum armazenamento é necessário e não há tempos de espera.

5. Melhorar continuamente
A busca constante pela perfeição é um dos princípios centrais do gerenciamento Lean. Com a melhoria contínua e a descoberta de sempre novas possibilidades de melhoria, o objetivo é sempre atingir um estado ótimo.

Trabalhando Lean com readychain® e readycable®

Os produtos igus® apoiam a sua empresa de uma forma de trabalho Lean. A igus® oferece cabos pré-montados 100% testados com conectores (readycable®) e esteiras porta cabos (readychain®) completamente montados com cabos e conectores. Veja a seguir como essas soluções podem ajudá-lo a reduzir os 7 tipos de desperdícios.

Superprodução – Nem um metro de cabo a mais: uma solução sob medida para sua aplicação
Estoque – Produção just-in-time: reduzindo seu estoque em 50%
Transporte – Apenas uma maneira para um sistema completo, em vez de muitas rotas de transporte para muitas partes individuais
Tempo de espera – encurtando seu tempo de processamento em até 95%
Movimento – contato único: tudo de uma fonte – direto do fabricante
Instrumentos e/ou métodos inadequados – Eliminação de interrupções de montagem por sistemas prontos para instalar
Defeitos – Qualidade confiável por meio de componentes 100% testados

Para obter mais informações sobre os sistemas readychain® e readycable®, visite nosso site.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.