O que acontece dentro do nosso laboratório de teste de cabos flexíveis? – igus Blog Brasil

O que acontece dentro do nosso laboratório de teste de cabos flexíveis?

Nayara Espinaci | 13th julho 2021

Já escrevemos vários artigos sobre nosso laboratório de testes em nossa sede em Colônia, Alemanha. Também descrevemos testes especiais de clientes e mostramos porque o laboratório é tão importante. Hoje, vamos dar uma olhada mais de perto nas operações de rotina de teste do cabos. O que nossos colegas fazem lá?

Configurando nossos próprios experimentos ou experimentos específicos do cliente

Nosso objetivo é garantir que a qualidade de nossos cabos continue a acompanhar os requisitos crescentes. É por isso que configuramos testes adicionais além dos nossos; também usamos testes específicos do cliente para examinar mais de perto nossos cabos. Isso nos permite fornecer aos nossos clientes informações mais precisas sobre a vida útil de um cabo e reduz a possibilidade de tempo de inatividade não planejado da máquina. Os cabos testados não apenas proporcionam tranquilidade ao cliente, mas também verificam a qualidade e a durabilidade.

Nossos testes de laboratório também justificam nossa garantia de 36 meses e fornecem aos nossos clientes números e fatos significativos. Esses objetivos são a base de muitos experimentos.

Por exemplo, testamos cabos em uma ampla variedade de padrões de movimento, mas geralmente em esteiras porta cabos lineares. Todas as nossas esteiras para robôs, por outro lado, acabam na bancada de teste de torção em nossas esteiras triflex®.

Monitoramento de testes e medições regulares

Antes de cada teste, definimos um objetivo preciso e determinamos o procedimento.

Nossos testes são submetidos a monitoramento totalmente automático e contínuo, com valores medidos documentados e resultados estabelecidos. Em última análise, isso nos dá uma avaliação clara. Alcançamos esse alto grau de automação desenvolvendo o AutoMess.

Além disso, as medições regulares do valor da resistência elétrica são feitas com uma ponte de Wheatstone de alta precisão, que pode medir até as menores variações de resistência. Mas isso só é necessário em testes nos quais uma conexão com o AutoMess não é útil. Esse é o caso de testes com uma meta de baixa vida útil, por exemplo.

Instrumentos de medição especiais são usados com cabos de bus para determinar o comportamento de transmissão de dados. Os valores de resistência por si só não são suficientemente significativos.

Na igus®, realizamos centenas de testes de cabos ao mesmo tempo. Normalmente medimos automaticamente para que possamos cobrir a grande demanda. AutoMess é um sistema de medição que desenvolvemos para esses requisitos. Ele fornece milhões de dados para alimentar nossa calculadora de vida útil e nossas ferramentas online. Isso permite que cada cliente acesse diretamente nosso conhecimento de laboratório.

Dissecação de cabo

Todos os cabos testados são dissecados e analisados nos mínimos detalhes. É assim que descobrimos qual montagem foi submetida a quanto stress.

Podemos documentar continuamente a condição do cabo testado após o teste. Isso nos dá não apenas os valores medidos no papel, mas também comparações ópticas, que nos ajudam a detectar alterações nos cabos.

Todo esse trabalho é feito em segundo plano, colocando nosso pessoal de vendas e gestão de produtos em uma posição confortável para poder dar aos nossos clientes informações precisas.

Experimente a calculadora de vida útil do cabo flexível chainflex® aqui ou entre em contato conosco se estiver interessado em um teste de cabo personalizado para sua aplicação.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.