Necessidade de manutenção identificada antecipadamente com a nova guia linear com plásticos inteligentes – igus Blog Brasil

Necessidade de manutenção identificada antecipadamente com a nova guia linear com plásticos inteligentes

Rebeca Tarragô | 15th julho 2019

O sensor inteligente da igus acompanha o desgaste das buchas autolubrificantes lineares, aumentando a confiabilidade do equipamento

A detecção do desgaste das buchas em sistemas lineares em uma fase inicial foi o objetivo dos engenheiros da igus que desenvolveram agora uma nova guia linear inteligente. Um sensor nas buchas mede o limite de desgaste determinável individualmente que ao ser atingido faz soar um alarme. Isso permite planejar a manutenção com antecedência e evitar falhas inesperadas no sistema.

Quando devo trocar a bucha? Esta questão é colocada por operadores de sistemas que usam robôs lineares e sistemas lineares 24 horas por dia. Desde a máquina de embalagem e a indústria de processamento de vidro até as máquinas-ferramentas. Guias lineares devem suportar cargas extremas. Para detectar o desgaste precoce das buchas deslizantes livres de lubrificação feitas de plástico de alto desempenho e planejar a manutenção com antecedência, a igus desenvolveu agora um novo sistema inteligente para os seus sistemas lineares drylin. A nova tecnologia de plásticos inteligentes mede o desgaste de buchas resistentes à poeira e à sujeira e dá ao usuário um sinal quando o limite de desgaste é atingido.

Tecnologia patenteada para monitoramento de desgaste

Uma nova tecnologia inteligente e patenteada garante a medição do desgaste de uma bucha em todas as direções. Para isso, a igus integra um sensor na bucha que envia os dados medidos para o icom. O módulo de comunicação coleta, processa e encaminha os dados de todos os sensores de plásticos inteligentes. O usuário pode assumir o monitoramento com um dispositivo à sua escolha, podendo sempre realizar atividades de manutenção, reparação e substituição.

Substituição fácil diretamente no trilho

Se necessário, é bastante simples trocar uma bucha, porque aqui a igus aposta na sua técnica de substituição de buchas inteligentes. O eixo linear ou o pórtico multieixo com acionamento por correia dentada já não precisa ser desmontado, porque a substituição ocorre diretamente no trilho. Semelhante a um “pit stop” na Fórmula 1, é possível trocar a bucha autolubrificante linear rapidamente, reduzindo tempos de inatividade ao mínimo, graças a uma ferramenta gratuita. O sistema pode ser recolocado em operação dentro de poucos minutos.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.