Manutenção Preditiva vs Manutenção Preventiva – igus Blog Brasil

Manutenção Preditiva vs Manutenção Preventiva

Rebeca Tarragô | 22nd setembro 2023

Qualquer cronograma de manutenção serve ao propósito de manter as máquinas funcionando pelo maior tempo possível e sem defeitos. No entanto, existem diferentes tipos de cronogramas de manutenção que adotam diversas abordagens ao processo. Duas das mais comuns são manutenção preditiva e manutenção preventiva. 

Tanto a manutenção preditiva quanto a preventiva são agendadas com antecedência, mas o agendamento difere entre as duas. A manutenção preditiva é programada com base nas condições da máquina e a manutenção preventiva é programada com base em um intervalo de tempo específico. 

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva se enquadra na Internet das Coisas Industrial (IIoT) e é uma forma de manutenção baseada em condições que não é realizada até que o maquinário saia dos parâmetros de desempenho predefinidos. O monitoramento de condições é usado para medir e acompanhar o desempenho da máquina e alertar os operadores sobre desempenho anormal. 

Quando os parâmetros de desempenho ficam fora de uma faixa aceitável, a manutenção é agendada antecipadamente com base nas previsões da vida útil restante. Isso ajuda a maximizar o tempo de atividade da máquina e a reduzir os custos de mão-de-obra, uma vez que a manutenção só é realizada quando é realmente necessária.

Para que a manutenção preditiva seja eficaz, a digitalização é essencial. Uma litania de dados é coletada com o monitoramento de condições e, sem uma forma eficaz de visualizar esses dados, é quase inútil. 

O i.Cee Dashboard da igus ajuda a visualizar os dados recolhidos com sensores de monitorização de condições para utilização na manutenção preditiva

O dashboard do i.Cee da igus® ajuda a visualizar os dados recolhidos com sensores de monitorização de condições

Devido à necessidade de digitalização e ao respectivo treinamento dos funcionários, a manutenção preditiva tem um custo inicial mais elevado do que outras estratégias de manutenção. Isto pode ser um impedimento para organizações menores ou para aquelas que lidam com um orçamento limitado, mas a longo prazo a manutenção preditiva pode proporcionar reduções de custos significativas. 

O que é manutenção preventiva?

A manutenção de rotina do carro é um dos exemplos mais comuns de manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma forma de manutenção programada regularmente, semelhante a uma troca de óleo de rotina de um carro ou a um exame médico anual. Os cronogramas de manutenção preventiva são estritamente baseados no tempo, embora o intervalo de tempo escolhido seja baseado na vida útil esperada para minimizar o risco de falhas prematuras das peças. 

Os custos de mão de obra para manutenção preventiva são mais caros do que outras formas de manutenção, uma vez que a manutenção é realizada independentemente de ser estritamente necessária ou não para manter a máquina funcionando. No entanto, os custos iniciais são mais baixos, pois não há necessidade de formação extensiva ou investimento em sistemas digitais.

Manutenção preditiva versus manutenção preventiva: principais diferenças

Existem algumas diferenças principais entre manutenção preditiva e preventiva que determinarão qual melhor se adapta a uma situação específica. A maior diferença, claro, é a forma como a manutenção é programada. Como mencionado anteriormente, a manutenção preditiva é baseada nas condições da máquina, enquanto a preventiva é programada regularmente. 

Como a manutenção preventiva é realizada regularmente, os custos associados podem ser facilmente previstos com antecedência. No entanto, esses custos são mais elevados uma vez que a manutenção é realizada com maior frequência. A manutenção preventiva também é inerentemente menos arriscada do que a preditiva, uma vez que a manutenção é realizada antes que a máquina saia dos parâmetros de desempenho aceitáveis.

Os custos de manutenção preditiva não podem ser facilmente previstos, pois dependem do desempenho da máquina e os intervalos podem variar. No entanto, isso significa que a manutenção só é realizada quando necessária, reduzindo os custos totais de manutenção em comparação com a manutenção preventiva.

Existe um risco maior associado à manutenção preditiva, uma vez que as máquinas funcionam muito mais perto do ponto de falha. No entanto, o risco compensa com uma manutenção preditiva bem-sucedida e leva ao aumento das horas de trabalho e à minimização dos custos e recursos gastos em manutenção. 

Resumindo …

Embora semelhantes, é essencial compreender as diferenças entre manutenção preditiva e preventiva para garantir que seja feita a escolha ideal entre as duas. Abaixo está uma recapitulação dessas diferenças.

Manutenção preditiva

  • Sem cronograma definido 
  • Maior custo inicial, menor custo a longo prazo
  • Alto risco
  • Maximiza o tempo entre a execução da manutenção

Manutenção preventiva

  • Agendada regularmente
  • Menor custo inicial, maior custo a longo prazo
  • Baixo risco
  • A manutenção é realizada independentemente de ser essencial ou não para operação posterior

Para saber mais sobre as soluções da igus para a Indústria 4.0, visite a nossa página web ou navegue nos nossos blogs, vídeos e white papers. Para questões sobre manutenção preditiva ou preventiva — ou outros tópicos e aplicações relacionados com a Indústria 4.0 —  contate um especialista da igus.

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.