Mancais esféricos para rastreadores solares – por quê escolher os mancais igubal® ESQM? – igus Blog Brasil

Mancais esféricos para rastreadores solares – por quê escolher os mancais igubal® ESQM?

Rebeca Tarragô | 14th setembro 2023

Você sabia que os mancais ESQM feitos em polímero de engenharia tem sido cada vez mais implementados em projetos de rastreadores solares modernos?

Para permitir que os painéis solares gerem energia de forma eficiente, os operadores de parques e usinas solares contam com módulos móveis que se alinham automaticamente à posição do sol e, assim, garantem um alto rendimento energético, os chamados trackers solares, ou rastreadores solares. A igus, empresa Alemã especializada em componentes em polímero de engenharia, próprios para aplicações com movimentação, desenvolveu o mancal igubal ESQM para atender as demandas desse mercado.

As empresas de componentes fotovoltaicos enfrentam a cada ano que passa uma concorrência crescente, assim como uma maior pressão sob os custos. Os custos de produção de eletricidade devem ser muito baixos e a produtividade dos módulos a maior possível. Para esse fim, cada vez mais operadores estão se voltando para módulos bifaciais que captam a luz incidente não apenas pela frente, mas também pela parte de trás do módulo. Para tornar seguro o movimento desses painéis solares, em perfis quadrados, a igus desenvolveu a série ESQM de mancais igubal pillow block, uma solução confiável e testada, feita de polímero de alto desempenho.

Desenvolvido especificamente para a montagem dos módulos em perfis quadrados nesses rastreadores solares, a linha conta com diversas dimensões e garante resultados de durabilidade surpreendentes. Operadores de plantas solares em todo o mundo já estão utilizando essa solução que tem entre seus principais diferenciais a isenção da necessidade de lubrificação, a resistência à poeira e sujeira, e o cálculo de vida útil.

Isso mesmo, a empresa oferece um serviço que consegue estimar e prever a vida útil do mancal de acordo com os dados de cada aplicação. A durabilidade desses mancais foi testada em laboratório e apresenta resultados de até 72 anos de operação contínua, sem apresentar desgaste.

“Devido à alta demanda por nossos mancais na indústria solar, agora ampliamos nossa série para incluir tamanhos de 100x100mm e 140x140mm. Nas dimensões 110x110mm e 120x120mm, o mancal já foi implementado mais de 500.000 vezes em perfis quadrados em diversas usinas ao redor do mundo. Com os novos tamanhos, podemos agora oferecer a outros fornecedores uma solução com tecnologia de ponta”, explica Marcio Marques, gerente da linha de mancais dry-tech da igus.

O mancal igubal livre de manutenção e de vida útil longa alinha os módulos solares de forma confiável em uma aplicação sem lubrificação.

O mancal igubal consiste em um alojamento de polímero feito de igumid G e uma esfera feita de iglidur J4. Os tribo-polímeros garantem que o mancal seja resistente a raios UV e livre de corrosão, sendo perfeito para essas aplicações que ficam expostas à diversas condições ambientais. Além disso, como já mencionado nesse artigo, o mancal é totalmente isento de lubrificação, o que o torna insensível a poeira e sujeira e livre de manutenção. 

Essa isenção da lubrificação também garante uma aplicação muito mais sustentável. “Estamos falando de quantidades significativas de graxa que acabam sendo depositadas no meio ambiente ano após ano devido à perda de lubrificação”, explica Marcio. Com esse material de engenharia que já contém lubrificantes sólidos embutidos em sua composição, esses mancais não apresentam esse risco e ainda ajudam o meio ambiente.

A solução ESQM também compensa facilmente os desalinhamentos, causados ​​por uma superfície irregular, por exemplo. No próprio laboratório de testes de 3.800 metros quadrados da empresa, a vida útil, a resistência ao desgaste e a capacidade de carga foram examinadas sob cargas reais da sequência diária de movimentos, simuladas em um lapso de tempo. O número de movimentos alcançados sob uma carga de 1,5 toneladas correspondeu à uma vida útil de 72 anos. É por isso que a igus garante uma autonomia de 30 anos, o que corresponde à vida útil normal de um módulo solar.

Você pode encontrar mais informações sobre o mancal ESQM da igus em: https://www.igus.com.br/info/photovoltaics

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.