Impressão 3D fácil e rápida: os tribofilamentos da igus disponíveis na Ultimaker

Rebeca Tarragô | 21st agosto 2020

Parceria de materiais facilita a impressão de componentes isentos de lubrificação e de baixo desgaste

Devido à cooperação entre a Ultimaker e a igus, o processamento dos tribofilamentos iglidur nas impressoras 3D da Ultimaker tornou-se muito mais fácil. Não é necessário conhecimento especial nem experiência em programação para produzir componentes isentos de lubrificação e de baixo desgaste. Os extensos testes de material e o software de código aberto “Cura” tornam isso possível.

O software de código aberto gratuito “Cura” da Ultimaker, um dos principais fabricantes de impressoras 3D no processo FFF/FDM, facilita muito aos usuários a fabricação rápida de seus componentes individuais. Em apenas alguns minutos, um modelo 3D é preparado e, após selecionar velocidade e qualidade, a impressão é iniciada. Com os perfis de filamentos pré-configurados disponíveis na Ultimaker, os usuários não precisam mais inserir parâmetros específicos para seu material de impressão, mas ainda obtêm os melhores resultados de impressão com o toque de um botão. Esses perfis são baseados em testes extensivos dos vários materiais das impressoras Ultimaker e incluem os tribofilamentos iglidur da especialista em motion plastics igus, que permitem aos usuários imprimir componentes especificamente otimizados para atrito e desgaste, como buchas autolubrificantes, dispositivos de fixação ou componentes complexos. “A colaboração entre a Ultimaker e a igus transforma o processamento de filamentos iglidur nas impressoras 3D da Ultimaker em uma solução ‘plug & play’”, observa Tom Krause, Diretor de Fabricação Aditiva da igus. Para isso, é necessário instalar os perfis de filamentos no software Cura, através do qual os dados CAD são transformados em um arquivo de impressão 3D processável. Usuários experientes podem adaptar os perfis de material fornecidos às suas necessidades alterando diferentes parâmetros. O software Cura também permite que os usuários criem seus próprios perfis de material.

Filamentos iglidur – polímeros otimizados para atrito para a impressão 3D

Os filamentos iglidur são adequados para todos os tipos de componentes em movimento nos quais o desgaste e o atrito desempenham um papel. Testes no laboratório de testes de 3.800 metros quadrados da igus mostraram que eles têm uma resistência ao desgaste até 50 vezes maior do que os materiais de impressão 3D convencionais. A impressão 3D com os tribofilamentos da igus é uma alternativa econômica, especialmente na produção de peças e movimentação complexas sujeitas a desgaste em gabaritos e suportes, em pequenos lotes e na construção de máquinas especiais. Para clientes que não possuem impressora 3D própria, a igus também oferece um serviço de impressão 3D para peças resistentes ao desgaste, tanto com os tribofilamentos iglidur quanto com seus próprios materiais de sinterização a laser. Os clientes podem fazer o upload de seus dados, escolher o material, prever a vida útil, calcular preços e encomendar suas peças resistentes ao desgaste online.

Saiba mais em: https://www.igus.com.br/info/3d-printing-overview

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.