igus® desenvolve tecnologia exclusiva de rolamentos autolubrificantes para os dosadores FertiSystem® promovendo parceria de sucesso no Brasil e Europa

Rebeca Tarragô | 17th outubro 2019

A empresa FertiSystem® é líder na tecnologia e na fabricação de dosadores de precisão para fertilizantes e em parceria com a igus®, optou pela substituição dos rolamentos metálicos por rolamentos fabricados em polímeros da linha xiros® da marca igus® na busca constante pela inovação tecnológica, melhorias construtivas e aprimoramento de sua linha de produtos. 

Consolidada como uma das empresas brasileiras mais inovadoras em equipamentos agrícolas voltados ao plantio e semeadura através de dosadores de fertilizantes, a Fertisystem® continua inovando e trazendo soluções que se destacam no mercado. Reconhecida pela alta tecnologia aplicada em seu sistema, a empresa busca sempre o equilíbrio entre os recursos naturais, a geração de soluções tecnológicas e inovadoras para a agricultura sustentável, com produtos de qualidade, confiabilidade e eficiência agronômica.

Com o crescimento exponencial da agricultura de precisão, a demanda por mecanismos de distribuição de fertilizantes mais uniforme e preciso, se torna essencial, e a empresa sendo pioneira no desenvolvimento de dosadores do tipo rosca sem-fim com tecnologia de transbordo, proporciona efetiva uniformidade e precisão na distribuição dos fertilizantes sólidos, garantindo eficiência e alta durabilidade de seus componentes, além de promover aumento de produtividade e no rendimento da lavoura. O dosador FertiSystem® está presente no mercado desde o ano de 2003 e é utilizado para o plantio em linhas individuais de semeadura, saindo de fábrica em de mais de 90% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do mercado brasileiro. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Na agricultura, as sementes evoluem cada vez mais elevando o potencial produtivo e de igual forma os fertilizantes se tornam mais tecnológicos e inteligentes para atender as demandas de nutrição das plantas. Com este propósito a empresa desenvolveu em 2015 o dosador modelo FertiSystem® ITS 5000, através de modernos conceitos, o qual promove doses muito baixas de fertilizantes especiais de 15 a 80 Kg/ha, com precisão e uniformidade.

Esse dosador realiza a dosagem dos fertilizantes, distribuindo de forma constante nas linhas de semeaduras das culturas para obter o máximo de rendimento por unidade de área. Para que isso ocorra com precisão, cada componente que faz parte do conjunto deve ter alta tecnologia inserida. Devido as inovadoras características construtivas e inédita funcionalidade, em 2018 o dosador FertiSystem® ITS 5000 também foi reconhecido internacionalmente, conquistando a patente europeia no criterioso e exigente Instituto Europeu de Patentes – European Patent Office, com tecnologia exclusiva para mais de 16 países da União Europeia.Dessa forma a empresa se consolida e se insere nas modernas tecnologias ao incorporar os rolamentos em polímero da linha xiros®, da igus®, empresa alemã especialista em peças e componentes para aplicações que envolvam movimentação. O projeto que teve início há 3 anos e foi consolidado passando por diversas etapas, incluindo testes e ensaios de campo, nos laboratórios da Igus® em Colônia na Alemanha e no laboratório do NTF – Núcleo Tecnológico FertiSystem®, quebrando paradigmas, já que “o rolamento é considerado o coração dos sistemas de mancalizações do produto” – segundo o time de desenvolvimento da FertiSystem®, para se ter a certeza de que os rolamentos fabricados em material plástico suportariam as condições da aplicação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os rolamentos xiros® da igus® foram submetidos a uma série de testes exaustivos, durante mais de vinte meses e duas safras, em meio a ambientes agressivos, incluindo a presença direta dos fertilizantes com misturas ácidas, salinas e higroscópicas com alta abrasão. A igus® realizou o desenvolvimento dos rolamentos e forneceu as amostras para testes e acompanhou todo o processo. Ao fim do período de testes os rolamentos plásticos não apresentaram praticamente nenhum desgaste, mesmo operando sob condições extremas e mais exigentes. Além dos testes, a igus® garantiu a durabilidade de mais de 10 mil horas acima das expectativas iniciais do projeto, um resultado surpreendente a todos os envolvidos.

Dentre os principais pontos que fizeram a FertiSystem migrar para as soluções poliméricas da igus® estão a redução de peso comparado aos rolamentos metálicos, redução do atrito nas pistas dos anéis e esferas, a resistência do produto, a simplificação dos processos de montagem e menor custo para o produto, tendo ainda a sustentabilidade empregada na solução que permite uma grande diferença, uma vez que os componentes não necessitam de lubrificação e consequentemente menos manutenção. Também foi possível simplificar o sistema de vedação, uma vez que os rolamentos em polímeros requerem menos proteção e não tem sua operação funcionalidade comprometida e também.

Ao realizar os comparativos entre as duas soluções, observa-se que os rolamentos metálicos exigem lubrificação permanente, o que significa tempo de processo e maiores custos com lubrificação. Os rolamentos metálicos são suscetíveis à corrosão, acentuando em ambientes úmidos ou em contato diretamente com a água. Devido à necessidade de lubrificação, os rolamentos de esferas de aço também precisam ser vedados para evitar a entrada de detritos que podem contaminar o lubrificante, sendo que a falha nesse processo de vedação poderia levar ao comprometimento da vida útil dos rolamentos. Os rolamentos metálicos também necessitam uma carga maior para acionamento, sendo que, com os rolamentos em polímero isso foi otimizado, por conta do baixo coeficiente de atrito, os movimentos ficam mais leves, o que exige menos cargas e esforços dos sistemas de acionamento e de transmissão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os rolamentos em polímero xiros®, por sua vez, são mais leves e oferecem excelente resistência ao desgaste, operando por mais tempo, sendo resistentes aos ambientes adversos, possuem operação silenciosa, são resistentes à corrosão e operam em diversas possibilidades de giro e rotação.

Os produtos da igus® feitos em polímero autolubrificante são ideais para o uso em ambientes agressivos, especialmente para essas aplicações de campo que estão em contato constante com condições ambientais adversas, como chuvas, ventos, poeira, oscilações de temperaturas e lavagem das máquinas. Por serem feitos em polímero (plásticos de engenharia), eles conseguem resistir a aplicações mais exigentes sem nenhum dano ao sistema, oxidar ou travar por conta do contato com poeira, fertilizantes, umidade entre outros elementos contaminantes.

Além dos diferenciais técnicos, o produto apresenta vantagens incomparáveis para esse tipo de aplicação, segundo a equipe de engenharia da FertiSystem, o suporte técnico dos especialistas igus® e a agilidade para disponibilizar seus produtos para testes e avaliações nos ambientes de protótipos foram cruciais para o fechamento do projeto. Para eles, esta parceria proporciona confiança e contribuiu para a decisão da troca das soluções metálicas convencionais pelas soluções em polímero.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O know-how das empresas foi essencial na formação da parceria em prol da evolução da linha de produtos FertiSystem® com cunho altamente tecnológico e eficaz em suas propostas de sustentabilidade. Parcerias como estas, além de levar inovação e soluções com tecnologia de ponta para a agricultura brasileira e do mundo, ainda se comprometem em fornecer produtos e soluções que atendam todos os critérios de segurança, confiabilidade e produtividade que as máquinas que precisam para operar de forma contínua, sem falhas e ainda promover a sustentabilidade ambiental.

Saiba mais sobre o Fertisystem® em: https://www.agromac.com.br/

E mais sobre os rolamentos em polímero autolubrificante da igus® em: https://www.igus.com.br/xiros/ball-bearing

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.