Fornecimento de energia de forma precisa e confiável em ambientes agressivos promove parceria de longa data

Rebeca Tarragô | 13th novembro 2019

Líder na indústria brasileira de máquinas e equipamentos, a ROMI continua inovando e trazendo soluções que se destacam no mercado. Reconhecida mundialmente pela alta tecnologia aplicada em seus produtos a empresa exige de todos os seus fornecedores alta capacidade técnica, qualidade e a melhor relação custo-benefício e é dessa forma que a igus tem sido parceira da Romi há mais de 15 anos, sempre apresentando resultados positivos.

Atualmente o portfolio da Romi é composto por máquinas-ferramenta, em especial Centros de Torneamento, Tornos CNC, Tornos convencionais, Centros de Usinagem e Mandrilhadoras. Também produzem máquinas para o processamento de plásticos (máquinas e equipamentos para moldar plástico por injeção ou sopro) e peças de ferro fundido, fornecidas brutas ou usinadas. Possuem como clientes os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, fabricantes e fornecedores da indústria automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais.

A parceria de longa data com a igus se estende com o uso de esteiras porta cabos e cabos flexíveis chainflex® para quase todas as linhas de máquinas e equipamentos fabricados pela Romi, que exigem movimentações exigentes, altas acelerações, com grande número de ciclos, impactos e atritos com superfícies duras ou ásperas. Em um de seus mais recentes lançamentos, o ROMI DCM 620-5X Hybrid o uso das esteiras porta cabos igus se fez essencial devido às condições de trabalho em que essas máquinas operam.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Douglas Pedro de Alcântara, gerente de desenvolvimento de produtos – máquinas-ferramenta da Romi e o novo Centro de Usinagem Vertical 5 eixos ROMI DCM 620-5X Hybrid. 

O novo Centro de Usinagem Vertical 5 eixos ROMI DCM 620-5X Hybrid, que foi apresentado pela primeira vez no Brasil no ano retrasado, em 2017, visa atender a constante demanda da indústria nacional por soluções que proporcionem aumento de produtividade e eficiência. Ele combina as operações de usinagem e manufatura aditiva (impressão 3D metálica), permitindo a adição de diversos materiais em perfis complexos. Materiais como Inconel e Aço Inox podem ser adicionados na quantidade exata para atingir o perfil desejado, e posteriormente usinados, obtendo-se grande economia no uso destes materiais de custo elevado.

Dentro da área de usinagem e deposição, foram aplicadas duas esteiras porta-cabos, sujeitas a contato com óleos diversos, pó abrasivos, contato com altas temperaturas, irradiação do laser e movimentos múltiplos. Além dessas, em áreas protegidas foram aplicadas mais três esteiras porta-cabos, usadas para proteção de mangueiras e cabos com dinâmicas exigentes como altas acelerações e velocidades.

As esteiras porta cabos da igus são ideais para o uso em ambientes agressivos, assim como esses próximos à área de usinagem e deposição que estão em contato constante com cavacos com temperaturas elevadas, líquido refrigerante, óleo, radiação e pó fino proveniente da deposição. Por serem feitas de polímero, as esteiras conseguem resistir a este ambiente sem nenhum dano ao sistema.

Além do diferencial técnico do produto, que apresenta vantagens incomparáveis para esse tipo de aplicação, segundo a equipe de engenharia da Romi, o suporte técnicos dos especialistas igus® e a agilidade para disponibilizar seus produtos para testes e avaliações nos ambientes de protótipos dos produtos ROMI foram cruciais. Para eles, esta parceria proporciona confiança quando necessitam de soluções para o lançamento de novos produtos no mercado.

Eles categorizam os produtos da igus como confiáveis e também valorizam a questão da ampla gama de opções para diversos tipos de aplicação. Há mais de 15 anos as esteiras porta cabos e cabos chainflex® são utilizados nas máquinas produzidas pela Romi, que segundo a equipe, a facilidade em manutenções futuras, nos cabos ou na própria esteira, a resistência em diversos tipos de ambiente e versatilidade na montagem são pontos de suma importância para a escolha dos produtos.

Durante o desenvolvimento do projeto do ROMI DCM 620-5X Hybrid, um dos grandes desafios foi o de utilizar uma esteira que fizesse a função multi-eixo e que ao mesmo tempo suportasse os ambientes agressivos em meio à altas temperaturas e fechados ocasionado pelo feixe de laser. Para essa necessidade, foi apresentada a esteira porta cabos triflex®, que facilitou a montagem e desmontagem e também possui todas as vantagens técnicas que resistem às condições da aplicação.

As esteiras da linha triflex geralmente são utilizadas em aplicações robóticas para a proteção dos cabos que realizam movimentos em diversos ângulos e de forma repetitiva. Nessa aplicação, a esteira triflex TL.85.01.Z1 foi utilizada para fazer a movimentação do cabeçote, que trabalha em todos os sentidos e necessita de liberdade de movimentação, pois se encontra em uma aplicação suspensa. Dessa forma, o cabeçote pode realizar a série de movimentação em altas velocidades em segurança, carregando mangueiras de gás, utilizadas na deposição, e também a mangueira de refrigeração.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Esteira multi-dimensional triflex, que foi utilizada para fazer a movimentação do cabeçote que opera em todos os sentidos e necessita de liberdade de movimentação. 

Além da aplicação da esteira multi-dimensional da igus, foram utilizadas também esteiras da série 14240 no eixo X para a condução segura da mangueira que leva a lubrificação para o barramento e para a guia linear, evitando assim o desgaste. A esteira E4 Light, opera em alta velocidade pois acompanha toda a movimentação do eixo X. No desenvolvimento dessa aplicação foram realizados vários testes e também o uso da ferramenta igus, o “configurador de vida útil” que prevê o tempo que a esteira irá durar nessa aplicação de acordo com os dados e especificações da aplicação em questão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Já no eixo Y também foi utilizada uma esteira porta cabos da série E4 Light, a e-chain com o novo modelo de separadores, para a condução de cabos de comando, cabo de encoder, cabo de potência e de sensor. Essa esteira também opera em alta velocidade e precisa acompanhar todos os movimentos do eixo com precisão. As esteiras E4 Light são de fácil montagem, versáteis e muito robustas, possuem alta estabilidade, operação silenciosa e nesse caso a solução ideal para a proteção e condução segura dos cabos, promovendo uma maior vida útil dos mesmos. Seu grande diferencial é a espessura reduzida nas laterais dos elos e travessas mais finas, que promovem uma redução de peso e um aumento do espaço interior para os cabos.

Por último, no eixo Z do centro de usinagem uma das grandes inovações dessa nova família de máquinas foi a utilização da série R68 em HT, por ser uma esteira que fica exposta e recebendo raios dos materiais que fazem a deposição e sofre a influência de altas temperaturas. Ela também foi escolhida, pois é ideal para a operação em máquinas de altas velocidades e para suportar altas cargas no sentido vertical. Além dessas, foram adotadas esteiras para o eixo adicional do cabeçote, da série 48 tubo, que foram colocadas no eixo mais utilizado da máquina justamente por suas características de “tubo”, que são esteiras que protegem os cabos contra cavacos e detritos, altamente resistentes à sujeira, possibilitando operação contínua.

Além de todo o processo de desenvolvimento e qualidade do projeto, o ótimo relacionamento entre as equipes, seja a consultoria técnica ou o pós-venda, são pontos importantes para continuarmos com essa parceria de sucesso. Para todos os desenvolvimentos da Romi, eles buscam parceiros com equipes técnicas disponíveis para interagir tecnicamente com o time de engenharia, muitas vezes, necessitando de muitos encontros presenciais para encontrar uma solução que realmente atenda as necessidades de projetos e a igus está sempre disposta a ajudar!

Parcerias como estas, além de levar inovação e soluções com tecnologia de ponta para os mais diversos setores industriais, ainda se comprometem em fornecer produtos e soluções que atendam todos os critérios de segurança, confiabilidade e produtividade que as máquinas precisam para operar de forma contínua e sem falhas. Esperamos continuar construindo casos de sucessos assim, por muitos anos. 

Saiba mais sobre nossas soluções de fornecimento de energia, de esteiras porta cabos e cabos em:

Saiba mais sobre as máquinas-ferramenta produzidas pela ROMI em:

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.