Esteiras porta cabos vs. enroladores motorizados de cabo – igus Blog Brasil

Esteiras porta cabos vs. enroladores motorizados de cabo

Nayara Espinaci | 12th março 2021

As vantagens e desvantagens de dois sistemas industriais de fornecimento de energia

O enrolador motorizado de cabo: Um fornecimento de energia comprovado que está em uso há décadas – em aplicações como guindastes, vagões de transferência, e na indústria de material a granel. O princípio é simples. Tem a forma mais simples, como um enrolador de mangueira de jardim. Quando um guindaste de pórtico, por exemplo, se move para frente e para trás em seus quatro suportes, o cabo é depositado em uma superfície no solo e é enrolada em um enrolador montado em um dos suportes.

A esteira porta cabos: Uma alternativa para guiar cabos em guindastes, portais de manuseio ou stackers/reclaimers é a chamada esteira porta cabos. Esta opção é uma gaiola de proteção móvel. Consiste em elos laterais paralelos que estão conectados com barras transversais ao longo da parte superior e inferior da esteira. Quando o sistema se move, a esteira dobra, e a parte superior desliza na inferior. Nenhum motor é necessário; a esteira é presa à lança do guindaste, por exemplo, e se move com o movimento do guindaste.

Esteiras porta cabos vs. Enroladores de cabo motorizados

  • Montagem: Os enroladores de cabos podem ter uma vantagem nesta rodada, pois sua funcionalidade é muito simples. É muito fácil e rápido de montar. As esteiras também são relativamente rápidas de montar, especialmente quando os usuários solicitam o sistema com cabos e conectores plug-in para que esteja pronto para se conectar. No entanto, apenas técnicos qualificados devem realizar a montagem.
  • Espaço e peso de instalação: As esteiras porta cabos geralmente têm vantagens de peso para cursos longos. Se a esteira dobra, a parte superior e inferior atingem uma altura de cerca de 800 mm, dependendo das séries de enchimento, tornando-as compactas, os enroladores de cabos motorizados funcionam de maneira diferente. Eles não requerem calhas guia, economizando espaço no caminho do curso. Mas em muitas aplicações, os enroladores têm diâmetros de 6.000 mm ou mais. Se este espaço não estiver disponível, o enrolador não pode ser usada como uma solução. Outra desvantagem é que eles são relativamente pesados.
  • Proteção do cabo: A esteira sai na frente aqui, pois guia cabos e mangueiras com segurança pelo interior e alivia a tensão nas extremidades fixas e móveis. Eles não estão sujeitos a forças de tração nem altas cargas mecânicas durante o movimento. Além disso, alguns polímeros de alto desempenho têm propriedades de amortecimento de vibrações. Os cabos e mangueiras são protegidos contra desgaste em todo o seu comprimento. Os enroladores de cabos motorizados funcionam de maneira diferente. Há uma força de tração constante durante o rolamento e desenrolamento para que o cabo experimente uma carga maior, reduzindo sua vida útil.
  • Desgaste e manutenção: Os fabricantes de enroladores para cabos agora têm a corrosão amplamente sob controle. Mas em ambientes extremos, como instalações offshore, a ferrugem pode forçar os operadores a manter intensivamente ou substituir suas bobinas ao longo dos anos. Os rolamentos e o corpo do anel deslizante são os elementos que são especialmente afetados pela corrosão e desgaste. Na pior das hipóteses, isso pode causar um tempo de inatividade longo e caro do sistema. Esteiras porta cabos funcionam de maneira diferente. Variantes de polímero de alto desempenho são resistentes a produtos químicos, água salgada e radiação Uv. O resultado é que, em algumas aplicações, as esteiras podem ser operadas por quase dez anos com quase nenhuma manutenção.
  • Compatibilidade com Indústria 4.0: Na era da Indústria 4.0, mais e mais usuários estão integrando máquinas e sistemas na Internet das Coisas (IoT), a fim de digitalizar processos. Isso permite que os sistemas chamem a atenção de forma autônoma para um problema. As esteiras porta cabos vêm à frente aqui. Fabricantes começaram a equipar esteiras com sistemas de detecção de quebra e sistemas de força de pull/push. Anomalias em parâmetros definidos, como as causadas pela quebra de um elo da esteira ou bloqueio, pode ativar sistemas de parada de emergência ou desencadear missões de manutenção em tempo útil. Antes que seja uma falha de sistema cara.
  • Combinabilidade e extensibilidade: A transmissão de energia e dados por meio de enroladores motorizados requer enroladores diferentes ou cabos caros. Se cabos de fibra ótica ou mangueiras adicionais para fornecer ar, água ou óleo precisarem ser movidos, enroladores e componentes adicionais são indispensáveis. As esteiras porta cabos, por outro lado, acomodam o uso de uma grande variedade de cabos e mangueiras em um único sistema desde o início. A fim de reagir com flexibilidade às tendências tecnológicas, eles permitem fácil adição de outros cabos se espaço de reserva for definido além do início da operação. Isso não é verdade para enroladores de cabos motorizados: é muito difícil adicionar mangueiras ou cabos mais tarde. Para fazer isso, o operador precisa de um projeto especial ou enroladores adicionais.
  • Operação e velocidade: Um sistema com enroladores motorizados de cabos pode atingir velocidades médias de deslocamento de até 120 m/min (até 300 m/min com limitações). Um sistema de esteiras porta cabos com rolamentos integrados no elo da esteira pode atingir velocidades de deslocamento de 600 m/min. E essa velocidade é constante em toda a distância. Os sistemas com enroladores de cabos devem frear quando alcançam ou passam os pontos de alimentação para que o cabo possa ser enrolado ou desviado corretamente.

Esteira porta cabos ou enrolador de cabo: qual sistema de fornecimento de energia sai na frente?

Não há uma resposta geral porque, no mundo industrial, não há duas aplicações exatamente nas mesmas condições. Elementos diferentes têm pesos diferentes. Alguns pontos favorecem o enrolador – entre eles, sua montagem simples. Outros, como a proteção do cabo, operação amplamente livre de manutenção e a extensibilidade, favorecem a esteira.

Para mais informações acesse www.igus.com.br ou mande um e-mail para vendas@igus.com.br

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.