Concurso premiará as aplicações mais inovadoras e diferentes de sistemas de esteiras porta cabos

Rebeca Tarragô | 24th janeiro 2020

Júri de especialistas selecionará 3 aplicações e reconhecerá os desenvolvedores e engenheiros durante feira na Alemanha.

Embora muitas estrelas mal possam esperar pelos holofotes de uma cerimônia de premiação, os projetistas nem sempre correm para o centro das atenções. Mas o júri de especialistas no prêmio vector está certo de que são precisamente eles e suas inovações que merecem atenção – afinal, eles moldam a vida cotidiana da indústria e muito mais. É por isso que os desenvolvedores estão sendo chamados para concorrer ao 7° prêmio vector com suas aplicações ousadas e extraordinárias de esteiras porta cabos.

Há muito tempo, as esteiras porta cabos são o padrão em sistemas de fornecimento de energia em muitos setores e mercados. Em milhares de máquinas e fábricas em todo o mundo, elas garantem que os cabos e mangueiras sejam guiados com segurança. Elas costumam dominar desafios muito especiais. As esteiras porta cabos movem-se em alta velocidade, realizam os movimentos torcionais mais violentos ou encontram seu lugar no menor espaço de instalação. E são exatamente essas aplicações que o júri do 7° prêmio vector está procurando!

O início das inscrições começou na feira Motek, que aconteceu na Alemanha.

A fase de inscrição do prêmio foi lançada na feira de automação Motek, em Stuttgart. Até 28 fevereiro de 2020, os engenheiros e desenvolvedores podem se inscrever online e enviar textos, fotos e vídeos de suas aplicações de esteira porta cabos. Participação internacional: “O último prêmio vector, há dois anos, contou com a participação de 187 equipes de mais de 30 países”, diz Michael Blaß, Chefe da Unidade de Negócios de sistemas de esteiras porta cabos da igus. “Mais uma vez, esperamos um grande campo internacional de participantes”. Após a fase de inscrição, começa a parte excitante: um júri, composto por especialistas de associações profissionais, revistas especializadas, indústria e ciência, analisará as inscrições.

O projeto mais arrojado e com a maior inovação receberá o prêmio vector de ouro. O prêmio inclui 5.000 euros para o primeiro colocado, seguido de 2.500 e 1.000 euros para o segundo e terceiro colocado e será apresentado durante a feira mundialmente conhecida, Hannover Messe 2020.

Quem será o próximo vencedor?

Com o lançamento do vector em 2008, o evento, a cada dois anos, traz as extraordinárias realizações de projetistas de todo o mundo para o centro das atenções. Os últimos vencedores incluem um robô do fabricante de máquinas espanhol Loxin, que rebita fuselagens de aeronaves (vector de ouro 2018), uma máquina fabricada por projetistas noruegueses da Robotic Drilling Systems, que posiciona elementos de perfuração em plataformas de perfuração (vector de ouro 2016) e um sistema de transporte da universidade de Duisburg-Essen, que se move em racks de empilhadeiras através de oito cabos de aço tensionados (vector de ouro 2014). Embora as aplicações sejam muito diferentes, elas têm uma coisa em comum: elas mostram a variedade de aplicações diferentes para esteiras porta cabos e inspiram outros projetistas. Michael Blaß explica: “O prêmio vector mostra de forma impressionante o que é possível fazer com as esteiras porta cabos hoje em dia – até coisas novas e inesperadas. Estamos muito empolgados com as surpresas do próximo ano.”

Informações sobre o prêmio e os termos e condições de participação podem ser encontrados em www.igus.com.br/vector-award

Participe!

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

Newsletter:

Escolha um tópico agora