Como medir uma esteira porta cabos igus?

Rebeca Tarragô | 9th dezembro 2019

As esteiras porta cabos, exercem a função de organizar e proteger os cabos e mangueiras dos equipamentos, direcionando os movimentos sempre de um ponto até outro, em máquinas e equipamentos industriais.

Durante o processo de especificação para encontrar o componente ideal para cada aplicação, diversos engenheiros e projetistas as vezes enfrentam dúvidas sobre como medir e encontrar a esteira porta cabos ideal para cada aplicação. Nesse artigo, o gerente de produto, Rafael Goes nos ajuda a entender de forma prática e rápida como funcionam as medidas das esteiras igus.

As esteiras porta cabos da igus são compostas por elos, como uma corrente. Sabendo a quantidade de elos e o modelo da esteira porta cabos, conseguimos através do comprimento do elo (passo) fazer a conversão para a metragem total. Caso não seja possível acessar o código da esteira porta cabos, geralmente conseguimos afunilar a busca pelo produto correto com as informações sobre altura e largura interna. Para sabermos o raio de curvatura, precisaremos da informação sobre a altura total da esteira com raio de curvatura, na imagem abaixo, exemplificada pela medida “H”.

Cálculo dos comprimentos da Esteira porta cabos

Se o terminal fixo da esteira porta cabos for colocado no centro do curso, o comprimento da esteira LK chega a metade da distância do curso, mais um K extra para o raio de curvatura. O valor K pode sempre ser obtido na tabela do catálogo. A solução com custo mais eficiente é sempre colocar o terminal fixo no centro do curso, porque, quanto menos esteiras, na maioria dos casos, menos cabos são necessários.

Esta fórmula é aplicável para todas as aplicações, se o terminal fixo estiver no centro da distância do curso. Exceções: Movimentações circulares e cursos mais longos.

Lembrando que:
LK = Comprimento da Esteira porta cabos
S =  Curso
R =  Raio de curvatura
ΔM = Desvio da média
K  =   R * π + (2 x T)
O valor K pode ser localizado a partir das planilhas de dimensões das séries individuais da igus®.
H = Altura nominal da instalação:
HF = Altura necessária da instalação

Importante lembrar que nós contamos com um time de consultores técnicos que estão prontos para lhe visitar para auxiliar na especificação técnica. Uma consultoria gratuita e sempre visando encontrar a melhor solução sob o menor custo para você! Faça-nos trabalhar por você!

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.