Centros de usinagem horizontal, centros de usinagem vertical e componentes igus – igus Blog Brasil

Centros de usinagem horizontal, centros de usinagem vertical e componentes igus

Miriam Araldi | 30th agosto 2022

Podemos distinguir centros de usinagem verticais e horizontais, conforme a orientação do eixo de corte principal.  A diferença é o modo de operar no material que está sendo usinado, isto é, a posição com a qual as ferramentas de corte ou perfuração são utilizadas. Ambos os sistemas apresentam vantagens e desvantagens.

centro de usinagem vertical é um equipamento usado na usinagem de peças metálicas que precisam tomar molde. Usado por fabricas de peças metálicas em geral, muito útil com seu prático manuseio e fácil usabilidade. Os verticais são mais comuns nas oficinas mecânicas, portanto, é mais provável que os operadores e programadores estejam familiarizados com os controles. Para trabalhos que exigem um alto nível de precisão, os técnicos experientes precisarão executar cada configuração.

  • Possui o eixo-árvore vertical, o que significa que as ferramentas efetuam o corte na parte superior da peça.
  • Permite trabalhar peças de grandes dimensões, usinando todos os lados da peça sem intervenção de um operador.
  • Este tipo de usinagem é adequado para afiar matrizes e usinar ferramentas.

Já o centro de Usinagem Horizontal, com uma única Horizontal, é possível executar o trabalho de duas ou mais Verticais, assim, uma fábrica pode precisar de menos membros da equipe em geral.

  • É apropriado para trabalhar peças pesadas, em particular quando é necessário usinar vários lados da peça.
  • O eixo-árvore na horizontal permite realizar cortes em ângulos de pequena amplitude, nomeadamente nas laterais da peça.
  • Convém, igualmente, para usinar peças de grandes dimensões e de geometrias complexas.

Produtos igus para centros de usinagem:

Os centros de usinagem são diversos e muitas vezes altamente especializados em determinadas tarefas. Os requisitos para produtos igus adequados seguem essa mesma linha. Sistemas confiáveis de fornecimento de energia, cabos e esteiras porta cabos são sempre necessários para distâncias curtas com alta dinâmica.

Cabos chainflex:

Com os cabos chainflex® da igus®, você reduz seus custos em até 64,7%², com a mesma vida útil ou até mesmo maior! Concedemos ainda uma garantia de 36 meses. Voltados para aplicações em máquinas-ferramenta, temos uma linha muito ampla de cabos com propriedades técnicas especiais, por exemplo, cabos resistentes a óleos refrigerantes ou cabos resistentes à diferentes temperaturas, altas ou baixas.

Esteiras porta cabos:

São usadas para guiar e proteger o fornecimento de energia, dados e sinais, tendo de suportar as mais diversas influências ambientais. Nessas aplicações como centros de usinagem, os modelos de esteiras “tubo”, que são fechadas e idealmente utilizada para aumentar a proteção dos cabos em ambientes com limalhas e cavacos.

Com alta modularidade e robustez, esses componentes prolongam a vida útil dos cabos e aumentam a confiabilidade e segurança da operação em centros de usinagem e diversos tipos de máquinas-ferramenta. A vida útil é calculável e previsível facilitando preventivas e a economia de custos resultante da diminuição da manutenção é um ponto alto da utilização desses produtos.

Soluções testadas em condições reais no laboratório de testes da igus

Exemplos de aplicações:

Centro de Usinagem Vertical 5 eixos ROMI DCM 620-5X Hybrid já saem de fábrica com as esteiras porta cabos igus.

Dentro da área de usinagem e deposição da Romi, foram aplicadas duas esteiras porta-cabos, sujeitas a contato com óleos diversos, pó abrasivos, contato com altas temperaturas, irradiação do laser e movimentos múltiplos. Além dessas, em áreas protegidas foram aplicadas mais três esteiras porta-cabos, usadas para proteção de mangueiras e cabos com dinâmicas exigentes como altas acelerações e velocidades.

As esteiras porta cabos da série E2/000 possuem travessas que podem ser abertas de ambos os lados, o que facilita muito a montagem.

As esteiras da linha triflex geralmente são utilizadas em aplicações robóticas para a proteção dos cabos que realizam movimentos em diversos ângulos e de forma repetitiva. Nessa aplicação, a esteira triflex TL.85.01.Z1 foi utilizada para fazer a movimentação do cabeçote, que trabalha em todos os sentidos e necessita de liberdade de movimentação, pois se encontra em uma aplicação suspensa. Dessa forma, o cabeçote pode realizar a série de movimentação em altas velocidades em segurança, carregando mangueiras de gás, utilizadas na deposição, e também a mangueira de refrigeração.

Uma esteira triflex® R multi-eixos é usada para permitir o movimento em diferentes direções.

Saiba mais em: https://www.igus.com.br/info/industria-maquinas-ferramentas

Entre em contato conosco: marketing@igus.com.br

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.