Cabos de servo híbridos – o que são e onde utilizar  – igus Blog Brasil

Cabos de servo híbridos – o que são e onde utilizar 

Rebeca Tarragô | 1st novembro 2022

Em todo o mundo temos visto um aumento na demanda por cabos híbridos para servo motores, para entendermos o que está impulsionando esse aumento hoje vamos entender um pouco mais sobre o que é um cabo de servo híbrido.

O que significa o termo híbrido e de onde ele veio?

O termo “ híbrido” vem do latim e se traduz literalmente como “de duas origens”. Em relação a como isso se reflete nos cabos, quando nos referimos a híbridos estamos nos referindo à combinação de dois princípios de acionamento ou fontes de energia diferentes. Essas tecnologias diferentes já são consideradas independentes umas das outras, portanto, quando combinadas, resultam em uma nova especificação. Tornando-se em um novo modelo de cabo.

O que é um cabo servo híbrido?

servo cabo híbrido

Um cabo servo híbrido é um cabo que consiste em um cabo servo e um cabo de encoder. Daí o termo “híbrido”. Esse tipo de cabo tende a ser mais barato e eficiente em termos de economia de espaço e com a tecnologia “one-cable” (um único cabo) esta pode ser uma das razões para o aumento da popularidade. Os consumidores são fãs de produtos “all-in-one”, ou como chamamos aqui no Brasil, “2 por 1”, rs.

Até recentemente, o servo motor e o encoder eram referentes a dois cabos, o cabo de servo para alimentação e um cabo de encoder para a retransmissão de dados. Essa combinação forneceu informações ao sistema de controle sobre vários elementos da fonte de energia, tais como; velocidade e a posição do motor.

Com essa popularidade crescente, mais e mais fabricantes de drives têm oferecido servomotores com essa solução de apenas um cabo. A capacidade de ter um fornecimento de energia e a transmissão de dados combinados em um único cabo elimina a necessidade de cabeamento com vários cabos separados, tudo fica integrado.  

Por que você usaria um cabo servo híbrido?

Conforme mencionado anteriormente, cada sistema de acionamento requer dois cabos – o cabo do motor e o cabo do encoder. Ao criar um cabo de servo híbrido, essa combinação em um único cabo cria mais espaço na esteira porta cabos e na área de conexão do motor, pois metade dos componentes não são necessários. Essa modificação da quantidade de cabos pode economizar espaço e dinheiro, pois permite que o cabo duplo se torne um só. Devido à combinação de dois cabos, você economiza não apenas material, mas também tempo de instalação. Os cabos híbridos são usados onde quer que os servomotores sejam usados.

Um bom exemplo do uso de nossos cabos servo híbridos é em máquinas que trabalham em alta velocidade. Usando a mais recente tecnologia de servo, a alta dinâmica em combinação com precisão posicional, com um rápido feedback podem ser implementados.

Alcançamos bons efeitos de blindagem pelo revestimento externo robusto dos elementos necessários e vias trançadas em ângulos que garantem que as propriedades sejam mantidas por uma longa vida útil, especialmente em aplicações móveis.

Quais tipos de cabos servo híbridos a igus® faz?

Com a vasta gama de cabos chainflex® igus®, temos várias opções quando falamos de cabos híbridos.

Para os cabos servo híbridos, temos exemplos como o cabo CF280.UL.H, ideal para a indústria de embalagens e aplicações de equipamentos de manuseio. A ampla faixa de temperatura operacional que os cabos resistem significa que eles podem ser usados ​​para ambientes internos e externos, o que, combinado com sua resistência a óleo quase ilimitada, abre muitas portas em termos de aplicações onde esses cabos podem ser usados.

Também temos cabos híbridos para robôs que podem suportar tensões e movimentos repetitivos de torção, são resistentes a óleo e retardantes de chama.

Tem dúvidas ou gostaria de saber mais sobre os cabos híbridos?
Entre em contato conosco!

https://content.communication.igus.net/pt-br/solicitacao-por-email

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.




Palavras-chaves do artigo:

Newsletter:

Escolha um tópico agora