Automação econômica com robôs de baixo custo e livres de manutenção – Parte 1
Rebeca Tarragô | 24th maio 2022
Na postagem de hoje falaremos sobre 3 soluções:
O que são robôs lineares?
O que são robôs delta?
O que é uma unidade de elevação/rotação?
Esses três equipamentos vem sendo cada vez mais utilizados em diferentes aplicações. Todas as soluções podem ser configuradas online e personalizadas de acordo com a necessidade. As aplicações típicas desses robôs incluem atividades de pick-and-place, automação de medição e testes de qualidade, aplicações de marcação, células de montagem, máquinas de triagem, tecnologia de segurança e inspeção, tecnologia de laboratório e analítica, tecnologia médica, manuseio, automação e posicionamento.
As principais vantagens que nossos componentes apresentam em frente à tantas opções do mercado, são:
- Soluções livres de manutenção
- Sistemas leves e compactos
- A modularidade – customização e fácil adaptação das soluções para atender N aplicações.
- Resistência à corrosão e diferentes meios
- Vida útil longa e confiabilidade
O que é um robô linear (ou também conhecidos como robôs cartesianos)?
Robôs lineares são robôs industriais, consistindo em uma combinação de vários eixos lineares. Eles ajudam a implementar um movimento multidimensional e são usados para tarefas de posicionamento, automação e como estações de medição. Os robôs lineares estão disponíveis em diversos modelos, incluindo robôs de linha, robôs lineares de baixo perfil e robôs lineares de movimentos espaciais.
- Os robô de linha são usados em planos de trabalho verticais, nos quais um eixo linear montado em um carrinho linear se desloca no eixo principal.
- Robôs lineares de baixo perfil ou robôs lineares de superfície são baseados em um sistema de eixos lineares que podem ser movimentados na direção XY.
- Os robôs lineares de movimentos espaciais são tipicamente robôs lineares de 3 eixos com cursos XYZ, sendo possíveis eixos adicionais.
O que é um robô delta?
Os robôs delta são robôs industriais com pelo menos três braços, que são fixados a uma base com juntas universais ou, no caso de robôs drylin delta, a eixos com correia dentada. A estrela receptora conectada através de mancais esféricos com os eixos do braço se move nas direções X, Y e Z de modo a permitir alta precisão. Os braços dos robôs delta são muito leves, o que reduz a inércia e permite alcançar altas velocidades e acelerações.
Esse tipo de robôs de pick-and-place é frequentemente usado em fábricas de embalagem e montagem.
O que é uma unidade de elevação/oscilação?
A unidade de elevação/rotação é um robô pick-and-place que economiza espaço com base em um acionamento de cremalheira com um perfil de alumínio revestido e um anel rotativo com dentes integrados para receber a correia dentada. Alimentada por um motor Nema, a unidade de elevação/rotação pode executar movimentos de elevação e rotação. A barra-guia é ao mesmo tempo a haste de acionamento, pela qual este dispositivo de manuseio pode se mover para espaços de instalação muito pequenos.
Devido à construção compacta, a unidade de elevação/rotação oferece possibilidades de aplicação versáteis e flexíveis no manuseio de peças pequenas.
Campos de aplicação frequentes:
- Tecnologia de pipeta
- Tecnologia laboratorial
- Tecnologia de análise
- Tecnologia médica
Como a unidade de elevação/oscilação drylin é um dispositivo de manuseio modular, suas peças individuais podem ser encomendadas individualmente ou adaptadas às necessidades individuais. Como suporte de peça de trabalho, qualquer forma de garra pode ser integrada.
Gostaria de saber mais sobre nossas soluções voltadas para automação de baixo custo? Entre em contato conosco! Temos um time de especialistas técnicos prontos para realizar consultorias técnicas gratuitas!
Mande um e-mail para: marketing@igus.com.br