As novas buchas autolubrificantes de alta resistência da igus reduzem o desgaste em aplicações pesadas – igus Blog Brasil

As novas buchas autolubrificantes de alta resistência da igus reduzem o desgaste em aplicações pesadas

Rebeca Tarragô | 2nd agosto 2021

O material voltado para aplicações exigentes isento de lubrificação e manutenção iglidur TX2 mostra uma melhoria de 3,5 vezes maior no comportamento de desgaste em testes

Especialmente para aplicações pesadas em máquinas de construção ou indústria agrícola, a igus agora tem na sua gama de produtos o novo material tribológico iglidur TX2, que funciona sem lubrificação. Porque mesmo as escavadeiras pequenas ainda precisam de 50 litros de lubrificante por ano. As buchas autolubrificantes de alta resistência suportam forças muito fortes e aumentam a resistência ao desgaste em 3,5 vezes em faixas de carga com pressão superficial de mais de 100 MPa.

Máquinas e veículos agrícolas: as indústrias de construção ou mineração estão expostas a condições ambientais desafiadoras todos os dias. Frio, calor, poeira e sujeira têm um forte efeito nos pontos de suporte. A especialista em plásticos para movimentação igus oferece uma alternativa às soluções metálicas frequentemente utilizadas com a sua tecnologia de buchas autolubrificantes. Outra combinação de materiais para buchas altamente resistentes complementa a gama de buchas moldadas por injeção na faixa de serviço pesado.

Carga elevada, baixo desgaste

As buchas autolubrificantes tribológicas com camada de filamento de alta resistência são usadas onde ocorrem cargas muito altas. Aqui, o filamento extremamente forte em sua construção especialmente entrelaçada garante a resistência máxima e permite uma resistência à compressão máxima permitida de 400 MPa.

O material recentemente desenvolvido foi exaustivamente testado em plataformas de teste internas e externas no laboratório de testes da igus de 3.800 metros quadrados. Os testes de pivô em eixos de cromo duro mostraram que o iglidur TX2 é cerca de 3,5 vezes mais resistente ao desgaste do que o material padrão para serviços pesados TX1.

Como todas as buchas autolubrificantes iglidur, o iglidur TX2 é autolubrificante e funciona a seco. Isso evita que a sujeira penetre aos pontos de suporte. Isso reduz os custos de manutenção e reparo, bem como as falhas da máquina devido à lubrificação insuficiente.

Buchas iglidur TX2

Como o material também é muito resistente à temperatura, produtos químicos e umidade, as buchas autolubrificantes feitas de iglidur TX2 podem ser usadas em muitas outras áreas. Devido à ausência de corrosão e resistência à água do mar, elas também podem ser usadas, por exemplo, em aplicações de movimentação no setor marítimo. Diâmetros de até 2.800 milímetros são viáveis.

Em qualquer caso, a aplicação do iglidur TX2 leva em consideração os requisitos de sustentabilidade aumentados, tanto subaquáticos como em terra. “Por exemplo, de acordo com os operadores, mesmo uma pequena escavadora necessita de 50 a 60 litros de lubrificantes por ano”, esclarece Stefan Loockmann-Rittich, chefe da Unidade de Negócios de Tecnologia de Buchas autolubrificantes iglidur da igus. “Uma vez que as buchas iglidur TX2 não precisam de lubrificação, o cliente se beneficia três vezes: não só economiza custos com óleo ou graxa e tempo de manutenção, mas também nenhum lubrificante é liberado para o meio ambiente.” O iglidur TX2 está disponível desde maio como uma gama de produtos padrão nos diâmetros de 20 a 80 milímetros diretamente do estoque.

Saiba mais!
Acesse: https://www.igus.com.br/info/tx2-wound-plain-bearing

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.