ZERO lubrificação! A revolução limpa no setor com plásticos livres de lubrificação – igus Blog Brasil

ZERO lubrificação! A revolução limpa no setor com plásticos livres de lubrificação

Rebeca Tarragô | 4th julho 2024

US$ 990 bilhões gastos em lubrificação por ano em todo o mundo – Esse ano na feira Hannover Messe 2024, a igus demonstrou quem pode eliminar o uso de lubrificantes e o papel que a IA desempenha

Os lubrificantes fazem parte do cotidiano da vida industrial tanto quanto uma xícara de café faz parte de nossas manhãs. Todos os anos, 240 bilhões de dólares são gastos em lubrificantes em todo o mundo. Além disso, estudos mostraram custos significativamente mais altos para a equipe de manutenção. No entanto, o tempo de inatividade de máquinas no valor de 750 bilhões de dólares ocorre todos os anos devido à lubrificação inadequada. A igus agora combina 60 anos de experiência em plásticos para aplicações com movimentação, com centenas de dados de teste e milhões de aplicações com o uso de Inteligência Artificial que leva imediatamente os usuários a movimentos sem lubrificação em seus sistemas. De escavadeiras e tratores agrícolas à turbinas hidráulicas, tudo já foi experimentado e testado com sucesso. Um estudo da Universidade RWTH Aachen demonstra a natureza explosiva do tópico. Na Hannover Messe, a especialista em plásticos está apresentando 247 novos produtos, mostrando que todos podem obter “lubrificação zero”.

As pessoas que discutem as inovações mais importantes do futuro raramente mencionam um mundo sem lubrificação. Entretanto, um estudo da Universidade RWTH Aachen é o primeiro a comprovar o impacto positivo que os plásticos sem lubrificação têm sobre a lucratividade e a sustentabilidade das empresas. Um exemplo de um engarrafador de cerveja de renome mundial mostra: ao usar buchas e mancais de polímero sem lubrificação em todas as esteiras transportadoras em suas 160 unidades, a empresa conseguiu economizar 6 milhões de euros por ano, que seriam gastos com lubrificantes e manutenção. O impacto ambiental positivo também é considerável: Ao mesmo tempo, foi possível economizar 28.814 kg de CO2 equivalentes por ano. Nesse ano, a igus vem apresentando em suas feiras e exposições centenas de aplicações comprovadas que operam completamente sem lubrificação durante o tempo em que as máquinas foram projetadas – e muitas vezes até mais. Novos produtos estão constantemente expandindo as possibilidades do setor, seja para guias lineares, buchas, engrenagens ou caixas de engrenagens.

Uma revolução limpa com inteligência artificial

“igus, torne minha escavadeira livre de lubrificação!”: A nova versão do protótipo do aplicativo igusGO, que foi apresentado pela primeira vez no ano passado, torna isso possível. Por voz, foto ou texto, os usuários agora podem ver imediatamente as soluções comprovadas para vários pontos da escavadeira e 600 outras aplicações. Se eles não conseguirem encontrar sua aplicação, poderão solicitá-la por meio do bate-papo com IA no aplicativo e terão a garantia de receber uma resposta. A IA é baseada em dados de milhões de aplicações de produtos da igus nas últimas décadas. Ele também fornece funções para determinar a vida útil da aplicação em seu cenário individual – com base em centenas de testes do laboratório interno, que a igus descreve como o maior do gênero no mundo. “O papel atual da IA é avassalador,” diz Tobias Vogel, CEO da linha de buchas e tecnologia linear da igus. “De repente, podemos transformar toda a prova de “lubrificação zero” das últimas décadas em uma ferramenta segura e simples para todos no setor.” Outro recurso totalmente novo é o cálculo do lubrificante salvo no aplicativo igusGo, que é indicado quando os usuários selecionam uma bucha ou uma engrenagem, por exemplo. O serviço de IA “Next Best Catalogue Part” também é novo. Se os clientes fizerem o upload do arquivo CAD de uma bucha que eles projetaram, que deve ser instalada em uma bicicleta sem lubrificação, por exemplo, a IA exibirá automaticamente a peça do catálogo que mais se aproxima da peça especial. Ao usar a peça do catálogo, o cliente não apenas economiza custos, mas também se beneficia dos prazos de entrega rápidos. Para uma confiabilidade funcional ainda maior, a igus agora está estendendo sua garantia de 4 anos para cabos chainflex a todos os outros produtos de plásticos de movimento com um cálculo de vida útil online.

247 inovações para lubrificação zero

No total, a igus lançou esse ano na feira de Hannover Messe 247 novos produtos – muitos deles alinhados com o princípio “Go Zero Lubrication”. Oferecemos mais três séries de produtos de buchas deslizantes para altas carga para máquinas de construção, guindastes e máquinas agrícolas, todos testados e comprovados na prática. Um deles é baseado em plásticos igus regranulados de resíduos de produção. Os novos materiais livres de PTFE e PFAS para rolamentos lisos e lineares, bem como um novo rolamento de coroa de orientação feito de 50% de madeira e 50% de plástico de alto desempenho, também são componentes importantes para a sustentabilidade real. Os novos mancais bipartidos montados em flange igubal reduzem em até 80% o tempo necessário para substituir os rolamentos de esferas lubrificados, por exemplo, em esteiras transportadoras com rolamentos próximos ao motor. Os novos materiais e revestimentos de impressão 3D combinam a ausência de lubrificação com a proteção contra explosão (“ESD capability”). Da mesma forma, uma nova série de sistemas lineares com design higiênico combina adequação a alimentos com “lubrificação zero”. Em termos de monitoramento inteligente de condições, um sensor de abrasão para buchas esféricas agora complementa as soluções de plásticos inteligentes existentes para a tecnologia de buchas. O último exemplo inovador é uma caixa de câmbio completamente nova. Funciona com acionamentos elétricos com uma transmissão 18:1 em um estágio, requer menos espaço de instalação, custa 70% menos do que as versões metálicas e não requer graxas ou óleos lubrificantes. De acordo com Tobias Vogel. “Temos certeza de que já podemos evitar pelo menos 10% dos custos globais de lubrificação. E a jornada da “Lubrificação Zero” continua – ainda temos muito trabalho de desenvolvimento a fazer.”

Quer saber mais sobre nossas soluções e ir para ZERO lubrificação?

Acesse: https://www.igus.com.br/info/iglidur-lubrication-free

Comente nesse artigo

Por favor deixe um comentário.

Seu comentário será aprovado por um moderador antes de ser publicado.