Revolucionando o movimento 3D, conheça as esteiras porta cabos para proteção de cabos e mangueiras em robôs!
Rebeca Tarragô | 16th maio 2022
As tarefas para robôs industriais se expandiram continuamente desde sua introdução no início dos anos 1960. Atualmente, manusear, pintar, transportar, carregar e descarregar, assim como montar, são feitos por robôs em todo o mundo e, muitas vezes, o tempo todo. Os níveis mais altos de precisão e velocidade, assim como as possibilidades técnicas no campo da cinemática e controle, levaram ao desenvolvimento de sistemas robóticos que têm seis graus e agora recentemente até 7 graus de liberdade com praticamente o movimento livre total do braço humano.
Com o aumento da demanda, os requisitos de fabricantes e fornecedores em robótica também estão aumentando. A concorrência se intensificou significativamente. Os desafios do progresso tecnológico e da eficiência de custos são expressos de forma muito clara no caso específico do fornecimento de energia, o cordão umbilical do robô.
Especialmente em robôs industriais de 6 eixos, que são projetados para fornecer a máxima liberdade de manuseio na automação moderna, o fornecimento de energia seguro e flexível se torna um problema central em termos de design e materiais. Portanto, uma escolha deve ser feita entre duas soluções alternativas – mangueiras de proteção e esteiras porta cabos. Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens básicas em termos de aspectos de confiabilidade, custo e desempenho. Porém hoje, focaremos os principais diferenciais dos sistemas de esteiras porta cabos triflex, as esteiras porta cabos tridimensionais que tem revolucionado aplicações em diversos segmentos.
O que é o sistema triflex®?
Lá em 2003 não havia raios definidos para a orientação do cabo no robô… A introdução dos sistemas triflex R mudou isso… Esse sistema de esteira porta cabos se estabeleceu como um solucionador de problemas para robôs industriais que sofriam com cabos torcidos e problemas durante o fornecimento de energia dos equipamentos e agora está em uso em várias aplicações graças ao seu design robusto.
O sistema é composto por elos individuais geralmente feitos de poliamida (PA) (com ou sem reforço de fibra de vidro) ou o polímero termoplástico polioximetileno (POM). A estrutura modular permite que as esteiras sejam adaptadas de forma flexível à aplicação. Isso significa que as esteiras podem ser facilmente estendidas ou encurtadas e são simples de montar e manter. A maioria dos sistemas pode ser acessada de fora, acelerando o processo de instalação inicial
e as atividades de reparo necessárias.
Uma característica decisiva das esteiras tridimensionais e multi-eixos é que elas podem cumprir com precisão os raios mínimos de curvatura e os ângulos de torção. Em conjunto com cabos de torção adequadamente desenvolvidos, é possível obter vida útil máxima e alta confiabilidade.
Ele fornece excelente proteção para cabos contra impacto e abrasão no braço robótico, sendo também resistente contra sujeira, lascas e diversos outros líquidos usados na engenharia mecânica.
Por que os sistemas de triflex® ao invés de tubos corrugados/mangueiras de proteção?
Trabalhe com um sistema modular que possa lhe proporcionar uma troca segmentada e rápida
triflex® igus® TRE
- Abertura lateral para inserção de cabos e mangueira:
Caso tenha um conector grande, com a esteira triflex TRE não é necessário a desmontagem do mesmo, devido sistema de abertura lateral é possível inserir ou retirar o cabo rapidamente, ganhando tempo em eventuais manutenções ou melhorias.
- Alta resistência à torção:
A esteira triflex TRE possui alta robustez e durabilidade em aplicações com grandes exigências de movimentação como em robôs 6 eixos. Diferente dos tubos corrugados acabam se deformando e rompendo com o tempo quando são exigidos em torção, a esteira permanece com seu formato original dando maior vida útil aos cabos e mangueiras.
- Fácil montagem e desmontagem:
Caso haja necessidade no ajuste do movimento/programação do robô, onde o comprimento da esteira precise ser aumentado ou reduzido, o sistema de elo a elo da triflex TRE possibilita aumentar e diminuir o comprimento da esteira. Além disso, há a possibilidade da troca de elos conforme o desgaste, não sendo necessária a troca do sistema por completo.
- 4 vezes mais resistência com relação aos modelos anteriores:
Devido ao formato pino-furo de encaixe entre os elos, a versão “B” da esteira triflex TRE possui 4 vezes mais resistências do que os modelos anteriores.
- Raio de curvatura permanente = maior vida útil de cabos e mangueiras
Diferente do tubo corrugado, a esteira triflex TRE possui batentes externos que respeitam um raio de curvatura. Este raio de cuvatura mínimo protege os cabos e mangueiras de curvaturas excessivas, aumentando assim a vida útil dos mesmos.
Em suma, as esteiras porta cabos triflex foram exercem a função de guiar em segurança e proteger os cabos para robôs. Devido à sua elevada absorção de força de tração e elevada flexibilidade, a esteira porta cabos permite uma rotação de aproximadamente ±10° por elo com movimentos complicados nos eixos. Comparativamente com mangueiras de proteção de cabo, a triflex R oferece diversos benefícios, alguns deletes citados aqui acima, que aumentam significativamente a vida útil dos cabos e mangueiras em robôs de uso industrial ou máquinas e equipamentos que necessitem de movimentações diferenciadas.
Saiba mais sobre o sistema triflex em: https://www.igus.com.br/info/energy-chains-triflex-trl-trlf
E também sobre as soluções para robótica que a igus oferece em: https://www.igus.com.br/info/industries-robots-industry