Redução de desgaste e economia de água no processo de envase de bebidas com soluções igus
Rebeca Tarragô | 24th outubro 2025
A Mesal, fabricante de máquinas de envase para a indústria de bebidas e outros segmentos, sempre preocupada em aumentar a competitividade de seus clientes, encontrou em um componente igus a solução ideal para um desafio recorrente em sua operação: aumentar a vida útil do mecanismo tombador de garrafas no processo de enxágue.

O equipamento, conjunto tombador, é responsável por girar garrafas de vidro, PET ou outros materiais de cabeça para baixo, borrifando água para garantir a limpeza antes do envase. O conjunto do tombador, peça crítica nesse processo, utilizava até então polímeros convencionais, usinados internamente a partir de barras de polietileno de alta densidade. Apesar de atender à demanda, essa solução necessitava uma melhor performance, melhorando o período de trocas, além da necessidade de lubrificação constante com água para minimizar o desgaste.
“Com o componente anterior, após cerca de dois anos de operação, já estaríamos na metade da vida útil da peça. Hoje, com o polímero da igus, temos o mesmo equipamento rodando nesse período sem apresentar sinais de desgaste. Além disso, conseguimos reduzir drasticamente o uso de água no processo, o que representa economia e sustentabilidade”, afirma Hercio Alves, engenheiro mecânico na Mesal.
A peça utilizada no tombador foi o tarugo feito do material iglidur J4, mas diversos outros componentes igus também são aplicados em máquinas da Mesal, como as buchas autolubrificantes iglidur da linha J e G, garantindo confiabilidade e baixa manutenção em diferentes pontos do processo.

Essa barra para usinagem de componentes específicos, possui todas as propriedades técnicas dos polímeros da igus e apresenta características únicas que o tornam ideal para aplicações em ambientes exigentes como o de envase de bebidas:
- Isento de lubrificação e manutenção
- Baixo custo para produção em massa
- Baixos coeficientes de atrito, reduzindo desgaste
- Boa resistência química
- Baixa absorção de umidade
- Perfeito para aplicações higiênicas e com necessidade de limpeza constante, como na indústria de alimentos, bebidas e embalagens.
Graças à adoção desse componente, a Mesal alcançou:
- Maior vida útil dos componentes do tombador de garrafas
- Economia significativa de água no processo de enxágue
- Redução de paradas para manutenção
- Confiabilidade e eficiência em ambientes de alto rigor higiênico.
Este caso mostra como a parceria entre a Mesal e a igus gera resultados tangíveis, combinando durabilidade, economia de recursos e inovação em polímeros de engenharia. Mais do que aumentar a vida útil dos componentes, a solução da igus contribuiu para processos mais sustentáveis, eficientes e confiáveis, reforçando o compromisso de ambas as empresas com a excelência industrial.
Essa é a prova de que investir em tecnologia de ponta não significa apenas resolver problemas imediatos, mas também abrir caminho para operações mais limpas, econômicas e preparadas para o futuro.
Você pode saber mais sobre nosso cliente e parceiro aqui: https://mesal.com.br/
E também encontrar maiores informações sobre nossas soluções para a indústria de alimentos, bebidas e embalagens aqui: https://www.igus.com.br/industria/food-and-packaging
