Qual é a diferença entre um cabo de controle e um cabo do motor?
Rebeca Tarragô | 8th junho 2022
Existem diferentes tipos de cabos que são fabricados para os mais diversos tipos de aplicações. Diversos tipos de comunicações mantém as máquinas e equipamentos operando a todo o vapor no mercado. Hoje esclarecemos a seguinte questão: qual é a diferença entre um cabo de controle e um cabo de motor?
Qual é a diferença entre um cabo de controle e um cabo do motor?
A principal diferença entre um cabo de controle e um cabo do motor está na classe de tensão. Enquanto um cabo de controle geralmente tem uma classe de tensão de 300V/500V, a classe de tensão de um cabo de motor é 600V/1000V.
A razão para isso está na força do isolamento das vias. Isso é mais forte com um cabo de motor do que com um cabo de controle, apesar da mesma seção transversal do condutor. Como resultado, o isolamento da via atinge uma capacidade maior, o que, por sua vez, confere ao cabo a classe de tensão mais alta.
Além disso, os cabos do motor estão disponíveis apenas a partir de uma seção transversal do condutor de 0,75 mm². Já está disponível um cabo de controle com seção transversal de 0,25 mm². As diferenças também podem ser encontradas no limite superior da seção transversal. Na maioria dos casos, os cabos de controle são oferecidos apenas até uma seção transversal de 6 mm². No entanto, cabos de motor com seção transversal de 50 mm² e mais não são incomuns em sistemas maiores.
Outra diferença pode ser encontrada no número de vias. Enquanto os cabos de motor são normalmente oferecidos com quatro vias (L1, L2, L3, PE) ou como uma única via, um cabo de controle geralmente consiste em muito mais vias. O requisito para um cabo de motor é sempre o mesmo. Ou seja, o fornecimento de um motor com eletricidade. Portanto, eles sempre têm a mesma combinação de vias: 3 fases e um condutor de proteção. Os sistemas de controle, por outro lado, geralmente são muito mais complexos e, portanto, exigem mais vias para transmitir os vários sinais para os locais apropriados.
O que significam os dados 300V/500V ou 600V/1000V?
Essas especificações descrevem a tensão nominal permitida de um cabo, especificada em volts. O primeiro valor é o valor efetivo máximo permitido entre o condutor e o condutor de proteção. O segundo valor é o valor efetivo máximo permitido entre dois condutores do mesmo sistema de tensão, ou seja, L1-L2.
Quais são as aplicações típicas dos dois tipos de cabo?
O cabo de controle clássico é frequentemente encontrado nas mesmas instalações que o cabo do motor. No entanto, eles têm uma função diferente. Os cabos de controle são usados para transmissão de sinal e como fonte de energia para aplicações menores.
Os cabos do motor, como o nome sugere, são usados sempre que uma grande quantidade de energia (corrente e tensão) deve ser fornecida a um consumidor, como motores. Um exemplo disso é o motor de um guindaste portuário.
Como em muitas áreas uma classe de tensão de 300/500V é completamente suficiente, o cabo de controle é usado com mais frequência. Se um motor for fornecido através de uma tomada doméstica padrão, não há razão para que um cabo de controle não seja usado em vez de um cabo do motor. Isso é possível porque o motor só é operado na tensão nominal de 230V/400V.
O cabo do motor com sua classe de tensão de 600/1000V é necessário se a velocidade do motor for controlada por um conversor de frequência e ocorrerem picos de tensão devido à modulação por largura de pulso.
Não seria mais fácil produzir todos os cabos com uma classe de tensão mais alta?
Esse passo simplificaria algumas coisas. Com o resultado de que um cabo pode fazer as duas coisas. No entanto, os cabos de motor são mais caros e mais grossos do que os cabos de controle devido ao isolamento das vias ser mais complexo. Muitas vezes não são necessários.
Como em muitas áreas uma classe de tensão de 300V/500V é completamente suficiente, ambos os tipos de cabos são justificados. Se, por exemplo, um motor for operado com uma tensão nominal de 230V, dependendo da configuração da instalação, não há razão para que um cabo de controle não possa ser usado em vez de um cabo do motor para a alimentação. Essa seria a alternativa mais econômica.
Conclusão
Embora os cabos de controle e do motor apresentem alguns paralelos, eles são usados para propósitos diferentes. Além disso, o uso em diferentes classes de tensão e também a variação da seção transversal mostram a necessidade de ambos os tipos de cabos existentes no mercado.
Ambos os tipos de cabos estão disponíveis com e sem blindagem.
Você também quer economizar custos? Reduza custos e aumente sua tecnologia com nossa verificação de preços. Também teremos prazer em realizar uma consultoria técnica gratuita, de forma virtual ou presencial para lhe ajudar a encontrar o cabo certo para sua aplicação! Solicite uma aqui: https://content.communication.igus.net/pt-br/solicitacao-de-cotacao